Publicidade

Apesar das flutuações de mercado, o setor imobiliário é sempre um atrativo para empreendedores — tendo em vista que vender, comprar, alugar casas, lojas, apartamentos, dentre outros, é uma necessidade constante do mercado. Sendo assim, sempre haverá espaço para profissionais do setor que preencham alguns requisitos. E você, será que sabe o perfil do corretor de imóveis atual, ou seja, as qualidades  que ele deve ter para se dar bem na carreira?

De fato, algumas características são fundamentais para um profissional da área obter sucesso na profissão. Relacionar-se bem com os clientes, ter ética e paciência são algumas delas. Continue a sua leitura e confira as habilidades que consideramos mais importantes!

Ética

No mercado imobiliário, como em qualquer segmento profissional, a ética é também fundamental. O corretor de imóveis deve manter a sua idoneidade, levando a sério o exercício da corretagem e não se deixando levar pelos ganhos que a profissão pode assegurar. Deve prezar pela clareza das informações, levando sempre a verdade a seus clientes. Dessa forma, ele ganha credibilidade e os fideliza, bem como obtém muitas recomendações para novos negócios.

Proatividade

Quando uma pessoa pretende comprar um imóvel, apesar de ela ter uma noção do que busca, tem também muitas dúvidas em vários aspectos e isso o corretor de imóveis deve ter bem em mente. É, justamente, aí que entra a proatividade do profissional, que deverá se antecipar em sugestões e dicas para que o cliente faça uma compra acertada.

Para isso, ele deve ter o perfil detalhado de cada comprador, para que a cada sugestão de imóvel tenha a ver com suas expectativas. Profissionais com essas características, não perdem muito tempo, geralmente eles são rápidos no fechamento de negócios.

Segurança

O corretor deve ter conhecimento sobre tudo que envolve o mercado imobiliário e seus processos burocráticos, bem como sobre o empreendimento imobiliário no qual esteja atuando. Esses conhecimentos aliados à ética garantem ao profissional autoconfiança ao lidar com os seus clientes, que — por sua vez — sentem-se muito mais confiantes para tomarem suas decisões.

Publicidade

Sendo assim, passar confiança e segurança ao cliente é imprescindível na profissão, visto que ninguém se sente seguro em fechar um negócio, que envolve muito dinheiro, com um corretor que não transmita firmeza e convicção ao apresentar o projeto.

Organização

O corretor de imóveis lida ao mesmo tempo com muitos compradores e vendedores, tendo que corresponder e satisfazer seus anseios. Sendo assim, é essencial que haja organização no trabalho para que possa manter tudo sob controle. Afinal, são muitas informações e projetos, que envolvem muita papelada e burocracia.

Conhecimento

Além do conhecimento que o corretor de imóveis precisa ter sobre o produto que está vendendo, ele tem que ter conhecimentos relacionados ao mercado que estejam diretamente ligados à sua área de atuação. Quanto mais conhecimento sobre a área o corretor tiver, melhor imagem ele passará para o cliente.

Assim, o corretor que deseja se destacar nesse mercando tão competitivo deve ter conhecimentos sobre assuntos relacionados direta ou indiretamente à sua profissão, como economia, investimentos, tendência dos segmentos de arquitetura e engenharia, entre outros.

Paciência

O perfil do corretor de imóveis atual exige paciência ao lidar com os clientes, que têm personalidades diversas e cada um com suas exigências e necessidades. Aliás, essa característica deve fazer parte do perfil de qualquer profissional de vendas. 

Ele deve ter em mente, que vão surgir clientes ótimos que sabem e têm certeza do que querem, facilitando muito na hora de fechar o negócio. Outros, porém, podem ser indecisos e não terem muita noção de suas reais necessidades. É aí que o bom corretor deve entrar em ação e ter o jogo de cintura necessário, esclarecendo dúvidas do cliente, assim como evitar o estresse, bem comum em pessoas que precisam tomar decisões importantes. Manter-se calmo e paciente é o melhor caminho para alcançar êxito nessa profissão, que tem tantos altos e baixos.

E você, o que achou deste artigo sobre o perfil do corretor de imóveis? Concorda com as características citadas? Continue com a visita em nosso blog e leia agora mesmo o artigo: “Como um bom corretor faz a diferença na escolha do melhor imóvel”.

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This