Publicidade

Quando o assunto é ascensão profissional e mercado imobiliário, entender a diferença entre corretor e consultor imobiliário torna-se essencial para escolher o melhor caminho a trilhar.

Ao longo deste post, você entenderá, por meio de algumas diferenças principais entre um e outro, como é feita essa distinção. Continue lendo e aproveite ao máximo as informações que separamos. Boa leitura!

Exigência legal do CRECI

Provavelmente, você sabe que, para trabalhar de maneira legalizada como corretor, é necessário estar credenciado no respectivo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) do seu local de atuação, certo?

Por estar diretamente ligado a questões práticas do fazer imobiliário — tais como contato com o cliente por meio de telefonemas e visitações e auxílio com a parte burocrática como certidões e contratos —, é imprescindível estar regulamentado junto ao órgão oficial.

Contudo, no caso do consultor imobiliário, a situação é diferente. Isso porque suas atividades estão voltadas mais para prognósticos e análises sobre o mercado imobiliário, a fim de prestar consultoria a construtoras, imobiliárias e clientes.

Infelizmente, alguns corretores não credenciados têm usado essa nomenclatura para vender imóveis de maneira irregular. Vale lembrar que isso é uma prática criminosa e que jamais deve ser considerada como uma real possibilidade para sua atuação profissional.

Forma de pagamento pelo serviço

Entre um e outro, a forma de pagamento também acontece de forma distinta. Como você deve saber, o corretor recebe pelas vendas e aluguéis que finaliza, e seus rendimentos dependerão, diretamente, da entrega desses resultados. Já os consultores podem ser pagos para prestar serviço por um prazo predeterminado ou por tarefas cumpridas estipuladas por seus contratantes.

Publicidade

Visão do mercado imobiliário

A visão do mercado imobiliário também se difere entre corretores e consultores. Dos valores que guiam o trabalho dos corretores, podemos destacar:

  • prospectar clientes, entender suas dores e oferecer imóveis que atendam aos seus interesses;

  • conhecer bem os imóveis que vende e que aluga, a fim de melhor atender e conquistar a confiança do cliente;

  • entender processos de pagamento e de financiamento visando esclarecer o cliente e facilitar a conclusão da negociação;

  • para ter um bom rendimento mensal, vender e alugar o máximo possível, mas sem deixar de manter a qualidade do seu serviço.

No caso dos consultores, isso muda um pouco, já que suas atividades estão ligadas a questões mais teóricas e externas à prática cotidiana do mercado imobiliário. Entre os aspectos que norteiam a visão de trabalho desses profissionais estão:

  • para melhor aconselhar, ter um “olhar macro” sobre o mercado imobiliário, entendendo o cenário econômico do período analisado;

  • em uma época determinada, conhecer os imóveis mais rentáveis a fim de indicar bons investimentos;

  • ter domínio sobre diferentes regiões e tipos de imóveis, e saber se eles tendem a se valorizar ou cair de preço com o passar do tempo;

  • saber lidar com clientes que ocupam cargos de chefia e posições importantes dentro de empresas, adotando linguajar, vestimenta e postura adequados à situação.

Alguns profissionais do ramo imobiliário podem ter a ilusão de que, tornando-se consultores imobiliários, irão, automaticamente, aumentar sua renda da noite para o dia. A verdade é que, como em qualquer trabalho, isso exige tato, disciplina e dedicação para se desenvolver. Logo, verifique bem qual área de atuação funciona melhor para você e, só depois, invista nela.

Então, gostou de conhecer as principais diferenças entre corretor de imóveis e consultor imobiliário? Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre temos novidades e conteúdos exclusivos sobre mercado imobiliário para você ir mais longe!

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This