Publicidade

Pensando em se mudar, mas não sabe por onde começar? Existem muitas dúvidas acerca da busca do imóvel perfeito. O segredo é definir o seu perfil para refinar as buscas e encontrar o melhor imóvel de forma mais fácil.

O perfil imobiliário é um conjunto de características que melhor definem o imóvel que atende às suas necessidades e cabe nas suas possibilidades. Quem sabe o que procura tem mais chances de encontrar um produto melhor no mercado por um bom preço.

Neste post vamos mostrar como fazer a busca de um imóvel com foco no perfil. Confira!

Como definir o perfil imobiliário?

Para definir o perfil, é necessário identificar o que você procura no seu próximo imóvel. Para ajudar, mostraremos, a seguir, como algumas perguntas simples vão determinar as características do imóvel perfeito para você!

1. Quanto posso pagar?

Determinar o preço auxilia muito na hora da busca. Para responder a essa pergunta, verifique o orçamento, faça as contas e coloque tudo a limpo. Identificar para onde vai cada parte da sua renda é o segredo para não se perder.

Determine uma faixa de preço e analise como você poderia arcar com os valores levantados. Se pretende comprar um imóvel, lembre-se também de colocar na ponta do lápis os encargos extras com o processo de compra, como ITBI e taxas.

2. Onde quero morar?

Outro fator que determina o perfil é a localização da nova propriedade. Escolha um bairro ou uma região da cidade em que você gostaria de viver. Outra possibilidade é determinar um certo ponto e verificar os bairros vizinhos. Por exemplo, você pode buscar os bairros mais próximos do trabalho.

Publicidade

Mas, cuidado! Não se esqueça de verificar se a região escolhida é compatível com a quantia que você deseja investir no imóvel.

3. Qual tipo de imóvel desejo?

Existem vários tipos de imóvel no mercado e você precisa escolher um. Apartamento, casa, sobrado, quitinete, flat: qual é o melhor para você? Apartamentos podem ser mais seguros e contar com os serviços do condomínio, enquanto casas oferecem mais privacidade. Faça a sua escolha!

4. Qual é o tamanho ideal?

Determine também o tamanho total do imóvel. Apartamentos mais em conta de 60 m² e 2 quartos podem ser uma boa opção, mas se a sua família precisa de mais espaço, que tal uma área de pelo menos 100 m² com 3 ou 4 quartos?

Outro item que não pode ficar de fora é o número de vagas na garagem. Uma é suficiente ou você precisa de mais?

Determinei o meu perfil. E agora?

Após responder às quatro perguntas do tópico anterior, o seu perfil básico está traçado. É claro que você também pode adicionar alguns itens. Por exemplo, ter uma academia no condomínio ou um circuito interno de segurança são algumas exigências comuns que podem estar no seu perfil.

Ao final de tudo, esteja certo de ter montado um perfil coerente com o mercado. Será que existe uma casa com 4 quartos, perto do trabalho que cabe no seu bolso? Faça buscas e, se preciso, modifique os itens do seu perfil.

Depois disso, você vai perceber que será muito mais fácil manter o foco das buscas. Traçar um perfil imobiliário vai direcionar a procura para imóveis muito mais próximos daquilo que você deseja!

Com o perfil definido, que tal verificar se o preço do aluguel está de acordo com o mercado?

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This