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O potencial cliente é o ouro que buscamos e ao encontrá-lo precisamos lapidar.

Isso significa prepará-lo e guiá-lo até uma solução prática para os seus problemas.

Cada etapa dessa relação deve ser cuidadosamente traçada para colher bons resultados.

Como saber o momento em que cada contato deve ser iniciado com o potencial cliente?

Prepare-se para o desenvolvimento de uma negociação.

Saiba mais sobre detalhes que são a chave no atendimento e captação do potencial cliente.

Potencial cliente – A base para o contato

A princípio de tudo, sua presença online deve estar bem posicionada.  Site, loja virtual responsivos, e redes sociais bem administradas.

Investir em marketing de conteúdo é crucial e inevitável para o posicionamento do seu negócio no contexto de mercado atual.

Todo esse procedimento de marketing irá facilitar e agilizar o negociamento do vendedor/captador.

As primeiras pesquisas, são feitas pelo consumidor através da internet.

Por tanto, a importância de se produzir informações para todas as fases do funil. Esse prévio conhecimento encurta muitas possíveis preocupações posteriores.

Um detalhe importante, você deve se ater ao que o seu potencial cliente precisa.

Como e qual percurso ele faz até sua decisão de compra.

A partir daí, deve ser traçada sua metodologia de venda e percurso a ser seguido.

Seu principal foco deve ser atender às necessidades, promovendo a satisfação do seu cliente.

Observe o comportamento e esteja atento à jornada do seu potencial cliente.

O momento certo de agir será um grande diferencial para fechar um negócio.

Se seu lead (potencial cliente), fizer contato através das redes sociais, responda-o com atenção e agilidade.

Esse consumidor pode ter o mesmo potencial que outro vindo de demais plataformas.

Potencial cliente – o momento ideal para cada contato

O primeiro método de comunicação a ser utilizado pelo vendedor autônomo será a lista segmentada de contatos telefônicos.

Isso significa, relevante para seu negócio em evidência.

Preferencialmente sempre se dirija ao cliente em atendimento, chamando-o pelo nome.

O que indica um tratamento personalizado e demonstra a importância do cliente para o seu negócio.

No momento da ligação

Trace um pequeno roteiro estratégico do que é importante e convidativo para ser dito ao potencial cliente.

Procure horários estratégicos. Os melhores momentos para fazer ligações de prospecção é 8h e 10h da manhã, e entre 4h e 5h da tarde.

Na conversa procure dar uma explicação breve e clara.

Transmita os benefícios e objetivos de maneira simplificada sobre o que está sendo ofertado.

No caso de serviços b to b, mencione a empresa da qual a pessoa com quem fala é funcionária ou proprietária.

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Fale a ela sobre os resultados e vantagens que podem ser alcançados.

A primeira conversa, deve ser rápida e eficaz.

Proponha uma data inicial

Percebido o interesse do potencial cliente, proponha uma data já estabelecida por você. Sugira uma visita na semana seguinte.

Se sua oferta foi efetiva, você o encorajou e despertou o encanto.

Alimentado esse incentivo para o impulso inicial, seu potencial cliente se sentirá confortável para dar o próximo passo do contato, ou opinar por outra data.

Ofereça um material sucinto

Na possibilidade de uma recusa, você pode oferecer um material via email.

Dessa forma o potencial cliente se sentirá mais à vontade para analisar e ter tempo de se familiarizar, identificar com o serviço/produto.

Nesse material você deve despertar a curiosidade desse potencial cliente, procurando antená-lo com um conteúdo mais direto e compacto.

O que quer dizer, conter informações de qualidade em um formato claro e objetivo.

O que gera um fácil entendimento e absorção das informações ali contidas.

O tema deve alertar sobre um problema a ser resolvido com o qual ele deva se identificar.

Essa conscientização deve ser sutil e convicta.

Faça pesquisas de satisfação após negociamento ou relação com seus leads (potencial cliente) ou prospects (clientes interessados).

 

Aprenda mais sobre Abordagem ao cliente – Como acertar nesse momento

 

Juliana Parreiras

Marketing – Rede Silvinho Ximenes

 

 

 

 

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Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

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