Publicidade

A expectativa de vida no Brasil cresce a cada ano e junto a ela o número de idosos — que é um público que vem ganhando espaço e despertando cada vez mais a atenção do mercado imobiliário. A preocupação em vender imóveis para a terceira idade se torna cada vez mais importante e, para isso, existem algumas estratégias para atender os seus anseios.

Atender bem essa faixa etária inclui saber suas necessidades e desejos. Por isso, o corretor já deve ter em mente o perfil desse cliente e tudo que ele precisa, em relação a um imóvel, para manter uma excelente qualidade de vida.

Tudo deve ser pesado, desde a infraestrutura adequada e que atenda às suas limitações, até as possibilidades de sociabilidade e integração com outras pessoas. Sendo assim, vamos relacionar alguns fatores que o corretor deve levar em conta para acertar nas indicações para esse público bastante exigente. Acompanhe!

O financiamento de imóveis para a terceira idade

O financiamento para idosos é muito mais difícil e, em alguns casos, impossível. Quanto maior for a faixa etária do cliente, menor será o prazo para financiar o imóvel — tendo em vista que a soma da idade do cliente com o prazo do financiamento não pode ultrapassar os oitenta anos e seis meses.

Isso leva o cliente a ter que dar uma entrada maior e fazer um financiamento com poucas parcelas e a um valor mais alto.

A importância de se ter funcionários 24 horas

O local deve ter funcionários dia e noite, visto que isso significa um fator a mais segurança para os idosos. Eles se sentem mais protegidos ao chegar e sair de suas residências. Sabem que, caso precisem de alguma coisa, poderão contar com um funcionário na recepção.

É muito importante que os espaços ofereçam uma boa mobilidade, como elevadores com acesso fácil para cadeiras de rodas. O ideal é que os porteiros tenham habilidade e capacidade para lidar com pessoas da terceira idade.

A localização ideal de imóveis para idosos

A localização é uma exigência que merece muita atenção, por parte do corretor, na hora de indicar determinado imóvel a um cliente da terceira idade. Esse público anseia por imóveis que lhe ofereçam o máximo de conforto e comodidade.

Publicidade

Sendo assim, o corretor deve se empenhar em oferecer imóveis próximos a variados serviços, como mercados, farmácias, transporte público acessível e de qualidade, uma vizinhança tranquila e, principalmente, perto da residência de familiares.

A questão da acessibilidade

O corretor ao pensar em um imóvel para uma pessoa da terceira idade deve considerar a questão da acessibilidade, tanto em relação à localização, quanto ao imóvel propriamente dito. Os locais ideais são bairros com topografias planas, evitando-se subidas, escadas e ladeiras.

Quanto ao imóvel, ele tem que ter espaços mais amplos, portas mais largas, principalmente para clientes que fazem uso de andadores, bengalas ou cadeiras de rodas. Além disso, deve oferecer mais facilidade na locomoção e circulação nos ambientes, evitando aqueles que tenham escadas. É importante priorizar sempre locais com elevadores à disposição.

Banheiros adaptados

Você sabia que é no banheiro onde ocorrem mais acidentes com idosos? Por isso, esse ambiente tem que ser bem seguro e o corretor deve dar muita atenção à escolha dos imóveis a serem oferecidos.

Os pisos devem ser antiderrapantes, no boxe precisa haver vários pontos de apoio. Dessa forma, evita-se escorregões e quedas. O vaso sanitário deve ter apoio também para facilitar o uso.

A relevância de uma iluminação adequada

A iluminação é outra exigência muito comum entre os clientes idosos. Eles fazem questão de ambientes com claridade e, de preferência, com iluminação natural que facilite a visão no caso de falta de energia elétrica. Outra exigência a qual o corretor de imóveis deve ficar atento é quanto à localização de interruptores e tomadas, que devem ficar a uma altura e posição cômodas para os moradores.

O que achou deste texto sobre como vender imóveis para a terceira idade? Aproveite sua visita para assinar nossa newsletter e receber por e-mails todas as nossas atualizações!

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This