Publicidade

O mercado imobiliário oferece diversas alternativas diferentes e, por isso, escolher seu próximo imóvel com inteligência, é fundamental para evitar arrependimentos no futuro. Vários fatores estão envolvidos nessa decisão e, se você não quer cometer nenhum erro, é importante saber o que analisar na hora de eleger o imóvel ideal para sua família.

Alguns fatores têm um peso maior, enquanto algumas características não são tão essenciais. De qualquer forma, é preciso agir de maneira estratégica e ponderada. Confira o conteúdo que preparamos a seguir e veja no que você deve ficar de olho quando estiver em busca de uma propriedade:

Avalie a proximidade para trabalho e escola

O primeiro passo para escolher o imóvel ideal para a sua família é avaliar qual é a distância da propriedade para o seu trabalho e o do seu cônjuge, bem como para a escola dos seus filhos, se for o caso. Esses são deslocamentos que vocês farão em bases diárias e muitas horas perdidas no trânsito significam um impacto bastante negativo na qualidade de vida.

Sabemos que os congestionamentos são um dos maiores males da sociedade moderna, especialmente nos grandes centros urbanos. Analise não apenas a proximidade, mas também o tipo de via e a existência de transportes públicos como metrô e trem.

Mesmo que você não os utilize, eles reduzem a quantidade de carros nas ruas, melhorando o fluxo.

Analise as possibilidades da sua família

Outro fator essencial na hora de escolher o imóvel ideal para sua família é fazer uma análise profunda das reais possibilidades para um futuro próximo. Pouco adianta adquirir uma propriedade perfeita para o momento, se existe a possibilidade de mudanças no número de moradores ou em seu estilo de vida.

Publicidade

Caso você e seu cônjuge desejem ter mais filhos em breve, contar ao menos com um quarto extra, pode ser indispensável. O mesmo vale se existe algum parente que possa vir a morar com vocês, como pais ou avós. Até mesmo filhos pequenos precisam ser considerados, pois em poucos anos eles se tornarão adolescentes e demandarão maior privacidade.

Observe a presença de comércio

Um imóvel perfeito para uma família precisa estar próximo a estabelecimentos comerciais. Ainda que o seu perfil não seja muito consumista, é fundamental contar com algumas facilidades a poucos minutos de sua casa, pois isso melhora a qualidade de vida e evita deslocamentos mais extensos.

Verifique, especialmente, a presença de mercados, padarias, pet shops, farmácias, hortifrutis, restaurantes, lanchonetes, bancos, cinemas, lojas de conveniência e shoppings. Para quem não abre mão de fazer exercícios, contar com academias de ginástica e parques nas adjacências também pode ser bem interessante.

Converse com os moradores antigos

Os moradores e antigos proprietários podem ser uma fonte valiosa de informações para quem está em busca não apenas do imóvel ideal para a sua família, mas também de uma vizinhança adequada ao seu perfil e ao seu estilo de vida. Essas são as pessoas que mais conhecem o bairro, com suas vantagens e desvantagens.

Pensando em seus filhos, é essencial perguntar sobre temas como a segurança e a criminalidade. Pergunte se há policiamento extensivo e se existe uma boa movimentação nos finais de semana e feriados. Você também pode indagar sobre eventuais festas, os níveis de barulho e aproveitar o momento para perceber se você se sente à vontade no local.

E agora, pronto para escolher o imóvel ideal para sua família? Gostou do conteúdo? Então confira também nosso artigo sobre o que vale mais a pena: comprar ou alugar imóveis!

 

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Comentar

  • […] Gostou do conteúdo? Então confira também nosso artigo sobre qual o imóvel ideal para cada tipo de família […]

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This