Publicidade

Quem conhece a rotina daqueles que trabalham com imóveis entende a necessidade, cada vez maior, de aprofundar-se nos conhecimentos da área para ser bem-sucedido. O curso para corretor de imóveis, no nível básico, abre portas para o mercado, mas o sucesso demanda um pouco mais.

Tempos de crise trazem alguns desafios para o corretor, pois ele atua na venda de sonhos e qualidade de vida para a família. E a compra de uma propriedade envolve valores compatíveis com uma vida de trabalho e dedicação.

Nesse cenário — em todos os segmentos do mercado —, um bom atendimento deixou de ser diferencial e se tornou obrigação. O aumento da oferta normalmente deixa compradores mais exigentes, e esse comportamento é excelente para o bom profissional.

Afinal, o corretor de imóveis aprendeu que o cliente é seu gerador de receitas, indicações, reputação e bons negócios. A seguir, mostraremos a evolução do comportamento do público, quais são as novas exigências e como se preparar para usar essas mudanças a seu favor:

Quais são as oportunidades e os desafios da profissão?

trabalho autônomo traz algumas oportunidades para o profissional. Sendo seu próprio patrão, a escolha do horário, do local e do modo de trabalhar pode abrir portas para o corretor, desde que ele saiba girar a chave certa. O fato de ser seu próprio chefe dá a liberdade de criar e desenvolver métodos que tragam melhores resultados.

Como não existem limites de território ou definição prévia de qual cliente atender, os horizontes são extensos, assim como as possibilidades de negócio. O corretor que conseguir desenvolver métodos eficientes de captação terá em mãos um portfólio mais qualificado e maiores chances de êxito.

Depender somente de seu trabalho é uma vantagem, mas você pode se sentir sem suporte em alguns momentos. Saber reconhecer essas situações é também uma habilidade de sobrevivência e evolução.

Esse é um dos desafios que o corretor precisa vencer. Em grandes mercados autônomos, associar-se e desenvolver trabalhos conjuntos podem aumentar o tamanho do bolo e da fatia que caberá a cada parte.

Desafios podem ser vencidos e oportunidades, aproveitadas. Tudo depende de seu conhecimento e sua disposição para encará-los. Quanto mais uma pessoa compreende o mercado e se atualiza, menos surpresas terá. Não se esqueça de que os clientes também estão em constante atualização, recebendo informações de outros profissionais da área.

Inclusive, essa é uma ferramenta de atualização que pode ser de grande valia para sua carreira: estar em contato com outros corretores. Assim, você terá acesso a diferentes pontos de vista e enriquecerá sua compreensão sobre mercado, comportamento do consumidor e operações imobiliárias.

Como anda o mercado?

Assim como ocorre com os demais segmentos, o mercado imobiliário vem sofrendo mudanças constantes, o que tem levado a adaptações e a uma evolução (tecnológica, principalmente). As inovações do setor e as transformações pelas quais os imóveis vêm passando não podem passar despercebidas.

O público que se insere em um mercado fervilhante, em constante transição, espera que o profissional tenha um profundo conhecimento sobre o assunto, em cada detalhe. Por isso, é preciso estar conectado e buscar conteúdo relevante, que enriqueça seu diálogo com aqueles que geram receita e fazem o sucesso de seu negócio.

Como um profissional que atua na captação e na venda de imóveis, você precisa conhecer todos os aspectos da negociação, ser capaz de orientar o cliente sobre como valorizar uma casa e, em paralelo, orientar o comprador sobre quais aspectos ele deve considerar na propriedade que visita.

Cursos de capacitação e especialização abrem oportunidades para o corretor, assim como associações com profissionais e empresas, que agregam valor e conhecimento. Algumas tendências surgem com certa frequência e, estando sozinho, algumas oportunidades podem passar despercebidas.

Publicidade

Você sabe, por exemplo, o que é “home staging“? Trata-se de uma modalidade de atendimento que vem acelerando vendas no mercado imobiliário, beneficiando compradores e vendedores — e, claro, corretores.

O curso para corretor de imóveis auxilia em qual especialização?

Além do curso básico que fornece o CRECI, algumas possibilidades estão disponíveis na área. A graduação em Negócios Imobiliários é uma opção para o ensino superior. Caso você prefira cursos mais rápidos e objetivos, veja algumas alternativas abaixo:

  • avaliação e perícia imobiliária;
  • sucesso em vendas;
  • gestão imobiliária;
  • captação e venda;
  • fotografia imobiliária;
  • prospecção de novos clientes;
  • operações imobiliárias;
  • tributos incidentes nos negócios imobiliários;
  • gestão comportamental.

As modalidades acima estão disponíveis no mercado e agregam ao corretor de imóveis conhecimentos específicos e direcionados à rotina de trabalho. O objetivo é fazer com que o profissional melhore sua atuação e ofereça um atendimento mais qualificado.

Mas outras vertentes podem ser exploradas. A tecnologia tem se mostrado excelente parceira para agilizar vendas e facilitar a prospecção de clientes.

Como a maioria das buscas por imóveis acontece no ambiente virtual, você precisa entender não apenas  como funcionam os aplicativos, mas principalmente qual é o comportamento do cliente que procura opções pela internet.

Quanto mais conhecer o comportamento de seu público, mais capacidade você terá para atendê-lo e suprir suas necessidades. Portanto, é hora de se familiarizar com as redes sociais, entender como elas funcionam, quais são as possibilidades de vendas nesse ambiente e como se comportam as pessoas que as frequentam.

Essa máxima nunca perde a validade. Quanto mais você conhecer seu cliente, maiores serão as chances de superar suas expectativas.

Quais ferramentas de venda devo explorar?

O fato de seu trabalho ser, por natureza, autônomo, exige que você ganhe tempo e aproveite cada minuto para potencializar suas vendas. Em paralelo, não dá para desperdiçar oportunidades.

O corretor que aumenta seu campo de atuação aproveita melhor as chances que surgem. Mais uma vez, o conhecimento é a ponte entre necessidades e oportunidades.

Seja em tempos de crise ou não, a permuta de imóveis pode ser uma boa chance de negócio. Porém, se a oportunidade surgir e você não tiver o conhecimento necessário para orientar as partes, de forma que a negociação ocorra trazendo benefícios para ambos os lados, a chance pode se perder — assim como o cliente.

Novamente, a tecnologia aparece. Alguns portais oferecem “tours virtuais” para que a pessoa, além de visualizar a propriedade, tenha uma experiência diferente e marcante. Como você não vende imóveis, mas sonhos, a experiência pode ser determinante no fechamento de um contrato. Afinal, compramos motivados por emoções.

E aqui entram, mais uma vez, os benefícios de se associar a outros profissionais ou empresas de maior porte, com ferramentas de venda mais potentes e eficazes. Além de mais opções para o seu portfólio, as orientações e o suporte oferecidos são os diferenciais para uma negociação.

E como fazer a diferença é determinante em seu sucesso, vá adiante e aprimore seus conhecimentos! Encontre um curso para corretor de imóveis, se especialize e seja um agente da transformação. E, se este post fez diferença para você, curta nossas páginas no Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin!

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This