Publicidade

Se você já trabalha como corretor imobiliário mas ainda não é registrado ou tem interesse em se tornar um profissional do ramo, é primordial que você se regularize fazendo um curso de TTI (Técnico em Transações Imobiliárias).

A lei brasileira regulamenta a profissão na Lei nº 6.530/1978 e pelo Decreto nº 81.871/1978. Todo corretor de imóveis tenha essa formação técnica. Isso deve ocorrer antes de se habilitar junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).

Neste artigo, vamos explicar para você os principais pontos do curso e a importância de fazê-lo. Mesmo com a crise, o mercado imobiliário segue resistente em meio às adversidades e é, certamente, um ramo profissional bastante promissor.

Continue a leitura e invista em você!

O trabalho de corretor e a ilegalidade

Conforme dissemos, o curso de TTI é uma formação obrigatória para que o corretor de imóveis se registre junto ao CRECI e, para cursá-lo, é preciso ter o ensino médio completo. 

Além do mais, sem o registro do CRECI, você não terá nenhum dos direitos trabalhistas. Sem ele o corretor nem poderá ser assessorado pelo Conselho, caso precise. Por isso, entenda o quanto é essencial fazer o curso e se credenciar junto ao CRECI.

Começando da maneira certa

O ideal e o correto é que você faça o curso antes de atuar na área. Assim, aprenderá desde o início como funcionam os pormenores de uma transação imobiliária dentro dos trâmites da lei e a dinâmica da própria profissão no contato com os clientes.

O curso passa aborda vários conhecimentos diferentes. Eles fazem parte do cotidiano do corretor de imóveis. O marketing, matemática financeira e até noções de construção civil são alguns exemplos.

A grande vantagem disso é que evita dar voltas em torno de conhecimentos que levariam muitos anos, talvez até décadas, para serem aprendidos contando apenas com a experiência prática, ou seja, sem qualquer suporte teórico.

Querer cortar caminho pode te fazer dar voltas desnecessárias. Pense nisso!

Conteúdo do Curso de TTI

O curso engloba as três principais vertentes das transações imobiliárias, que são, basicamente, a compra, venda e aluguel de imóveis.

Publicidade

O propósito disso é formar profissionais capazes de entender e agir dentro da lei, fazendo o melhor uso das ferramentas que possuem, além de oferecerem o melhor serviço possível aos clientes. Por isso, o curso possui um caráter interdisciplinar que vai muito além de questões formais apenas.

As principais disciplinas são:

  • Direito e legalização;

  • Língua Portuguesa;

  • Matemática financeira;

  • Marketing imobiliário;

  • Economia e mercado;

  • Relações humanas e éticas;

  • Organização técnica comercial;

  • Noções de construção civil;

  • Noções arquitetônicas.

Além disso, o corretor que cursa TTI aprende as diretrizes da orientação do registro de imóvel, inscrições de imóveis em imobiliária, atendimento ao cliente, interpretação de mapas e projetos e uso e ocupação de lotes urbanos, todas essas questões primordiais em seu dia a dia.

A força do mercado imobiliário

Claro que com a crise, a venda de imóveis se torna mais difícil dependendo do poder aquisitivo do cliente. Porém, ainda assim, o mercado continua se movimentando e vencendo obstáculos cotidianamente.

Só para se ter uma ideia, o número de corretores quase dobrou nos últimos cinco anos. A quantidade de imóveis disponíveis no mercado chegava a 67 milhões de habitações em 2012, segundo dados do IBGE.

O setor imobiliário é um dos poucos ramos onde não há limite para ganhos. Tudo depende do seu conhecimento, sua garra e da maneira como você se articula e negocia no seu trabalho. Por essas e outras, fazer um curso de TTI se torna uma meta fundamental para quem quer ter sucesso na profissão.

Inclusive, a Rede Silvinho Ximenes possui sólida parceria com a Escola Técnica Britto Consultoria & Negócios na formação de corretores credenciados. Fazendo os cursos oferecidos pela Escola Técnica, você poderá chegar ainda mais longe nos seus objetivos.

Se você gostou do nosso artigo, não deixe de compartilhar nas redes sociais. Muitos profissionais ainda precisam conhecer a importância do curso de TTI em sua formação!

 

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This