Ser corretor de imóveis, em uma época de forte especulação imobiliária, tem sido convidativo a muitas pessoas para entrar no ramo.
Não é tão simples quanto anunciar um sofá usado, mas em boas condições, na internet e esperar que entrem em contato. As obrigações são muito maiores e exigem bastante do profissional.
Claro, se você tiver o que é necessário, pode se dar muito bem nesse mercado. E para ajudar a tirar essa dúvida sobre o que é necessário, trouxemos aqui alguns pontos importantes para saber antes de pular nessa carreira. Acompanhe:
Corretor de imóveis – Qual é o seu papel ?
Como em qualquer carreira, você terá que cumprir algumas tarefas necessárias durante a transação do imóvel. Dentre as suas obrigações como corretor de imóveis, será preciso:
- avaliar os documentos do imóvel que será vendido/comprado;
- apurar os detalhes da transação, incluindo dívidas, impostos, financiamento, possíveis processos contra o vendedor etc.;
- ser responsabilizado por qualquer coisa que prejudique o comprador diretamente.
Fora isso, você deve se informar regularmente sobre o mercado imobiliário, negociar com novos compradores e vendedores, elaborar contratos para o seu serviço, agendar visitas etc.
O que é necessário para seguir a carreira de corretor de imóveis?
É um trabalho exigente, especialmente com relação ao tempo e habilidades interpessoais. Sem uma boa comunicação e paciência, você não conseguirá fechar nenhuma negociação. Ser claro e objetivo em seus contratos pode garantir muito mais vendas do que aparenta.
De forma mais básica, é necessário ser altamente proativo. As informações desse mercado se atualizam constantemente, o que exige que você sempre busque novas fontes de informações, potenciais clientes e especulações.
Como funciona o recebimento?
Da mesma forma que em uma loja, um corretor ganha comissão sobre as suas vendas. Quanto mais contratos ele fecha, maior será o seu pagamento.
Muitos corretores têm dificuldade de ser pagos pelo próprio trabalho. A corretagem é cobrada no preço do imóvel, mas o valor de comissão não pode ser adicionado diretamente ao preço.
E não faltam clientes que tentam driblar esse custo. Para evitar esse problema na sua carreira de corretor de imóveis, você deve redigir e assinar um contrato específico para o pagamento da sua comissão. Ele deve incluir os dados das partes envolvidas, os valores e, claro, as consequências previstas pela quebra do contrato.
Publicidade
Qual modalidade é mais adequada para você?
Existem duas formas de atuar como corretor de imóveis dentro do mercado: como autônomo ou vinculado a uma imobiliária. Cada uma possui suas vantagens e desvantagens. E é sempre bom saber aonde você pretende entrar antes de se comprometer.
As principais vantagens de ser autônomo são:
- liberdade de horário;
- autonomia total na sua atuação;
- retenção total da sua comissão.
As principais vantagens de se juntar a uma imobiliária são:
- ter apoio quando necessário;
- piso salarial garantido todo mês;
- maior contato com fontes confiáveis de informação.
Cabe a você decidir quais vantagens atraem mais.
Agora que entende melhor como funciona a carreira de corretor de imóveis, pode saber se tem o que é necessário para entrar nesse ramo. E se você quer se aprofundar mesmo, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.
Visite nossa loja virtual
Acesse o nosso site Rede Silvinho Ximenes
Cadastre-se já e Seja um de nossos corretores associados
Publicidade