Publicidade

Com o grande aumento de ofertas de cursos de capacitação profissional, o número de corretores de imóveis só tende a aumentar no Brasil. Isso se deve, principalmente, à flexibilidade que o profissional dessa área tem para atuar no mercado imobiliário.

De fato, um corretor pode atuar como autônomo, contratado de alguma empresa, fazendo parceria imobiliária e com outros profissionais da área, dentre outras possibilidades. É possível trabalhar de várias formas, escolhendo a mais conveniente.

Tendo em vista que, mesmo apesar da crise, as pessoas precisam vender, comprar e alugar imóveis, serviços não faltam para esse profissional. Sendo assim, vamos falar neste post sobre as vantagens da parceria imobiliária e o quanto ela pode ser benéfica para o crescimento na profissão. Acompanhe!

O que é um corretor autônomo?

Para se tornar um corretor de imóveis basta ter um registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) — órgão responsável por normatizar e regulamentar a profissão. Para isso, basta fazer um curso técnico em Transações Imobiliárias e, após o término, se inscrever no órgão.

O corretor autônomo atua no mercado com total liberdade no trabalho, escolhendo seus horários de início e fim de expediente. Cabe a ele correr atrás de ofertas e escolher seus próprios clientes. A independência sobre esses aspectos são as maiores vantagens dessa autonomia. No entanto, ele deve ter muita disciplina, do contrário não haverá lucros nem valerá o investimento.

Vale lembrar, no entanto, que ser um corretor autônomo não significa trabalhar sempre sozinho. Ele pode recorrer a stands de vendas, que ficam também à disposição de profissionais autônomos para atenderem seus clientes, bem como fazer parcerias com outros corretores e construtoras.

Para se dar bem e progredir no mercado imobiliário, o corretor autônomo deve se dedicar muito e montar sua própria carteira de cliente, capacitar-se com frequência e buscar parceiros, relacionar-se com construtores e criar boas estratégias de marketing.

Como funciona a parceria imobiliária?

É quando corretores e imobiliárias se unem para fazer negócios. Pode ser ocasionalmente, para determinada venda, ou mesmo para uma parceria mais duradoura — comprometendo-se por tempo indeterminado.

Um cenário bem comum, que exemplifica essa situação, é quando um corretor tem um cliente e não encontra o imóvel adequado para ele. Dessa forma, acaba buscando uma parceria com uma imobiliária que possua o imóvel apropriado e, assim, possam firmar uma parceria para esse negócio.

Quais as vantagens em investir no modelo de parcerias?

Selecionamos para você alguns bons motivos pelos quais o modelo de parcerias pode ser uma excelente ideia, tanto para corretores autônomos, quanto para as imobiliárias, que acabam ganhando muito com essa modalidade de negócio. Confira!

1. Assessoria jurídica

É muito comum no mercado imobiliário encontrarmos imóveis em situações irregulares e com problemas legais. Sendo assim, torna-se difícil, em especial para corretores em início de carreira, detectarem esses problemas, que muitas vezes passam despercebidos, tornando-se grandes empecilhos para fecharem o negócio.

Publicidade

Dessa forma, associar-se a uma imobiliária traz uma facilidade a mais para esses profissionais, tendo em vista que contarão com um apoio jurídico para os auxiliarem, nesses casos mais complexos — tornando o negócio muito mais seguro para ambas as partes.

2. Fidelização de clientes

As parcerias são um ótimo recurso para fidelizar clientes. Pois, mesmo não obtendo o imóvel que ele queira, mas diante de um bom e cordial atendimento, certamente, esse cliente o indicará para outras pessoas e não hesitará em contar com seus serviços em todos os momentos que precisar.

3. Maior captação de imóveis

Quando um corretor autônomo faz parceria imobiliária, a captação de imóveis é, seguramente, muito maior do que se ele estivesse atuando sozinho no mercado, visto que existe toda uma equipe por trás desse negócio.

A explicação é que quem deseja vender ou alugar um imóvel, na maioria das vezes, busca uma imobiliária — pois além de contarem com uma assessoria jurídica, elas possuem uma infraestrutura mais confiável.

Assim, os corretores parceiros poderão negociar qualquer imóvel anunciado, aumentando, dessa forma, o número de negociações. Essa parceria, principalmente, para iniciantes está indicada, tanto para adquirir experiência quanto para captação de clientes.

4. Possibilidade de muitas parcerias

Quanto mais parcerias um corretor fizer, em mais imóveis ele poderá trabalhar. Não se limitará a apenas aos que estão na sua carteira, ou seja, ampliará esse número sem que haja muito esforço e marketing para isso. Mais negócios poderão ser fechados.

5. Surgimento de uma maior clientela

Quando você trabalha sozinho, a dificuldade de encontrar clientes é muito maior, principalmente em início de carreira. Já, em parceria com uma imobiliária, os clientes vão surgindo, uma vez que as estratégias de marketing dessas empresas são muito mais amplas, com um nível bem alto de divulgação, e atingem um número maior de pessoas.

6. Garantia de maior organização

A organização, logicamente, depende de cada profissional. No entanto, quando o corretor é novo na área, algumas regras são válidas para ajudá-lo a começar a atuar nesse ramo de negócios. Algumas diretrizes e metas cobradas pelas imobiliárias podem ser benéficas tanto para otimizar o trabalho, quanto para o organizar — com a finalidade de que ele chegue a um ritmo considerável e atinja os objetivos.

7. Mais negócios fechados

Alguns corretores de imóveis descartam essa ideia de parceria imobiliária, pelo fato de receberem metade da comissão. No entanto, é muito mais lucrativo ter a metade em vários negócios do que ter 100% em um ou outro negócio, não é mesmo? Ampliar as possibilidades é uma excelente forma de driblar a crise financeira.

8. Troca de experiências

A troca de experiência quando se faz parceria é algo muito relevante, principalmente para quem está iniciando na carreira de corretor de imóveis. Em um mercado, como o imobiliário, onde a competitividade está cada vez maior, é sempre positivo contar com pessoas com que se possa dividir opiniões e experiências.

E você, leitor, o que achou deste post sobre parceria imobiliária? Gostou? Foi útil para você? Assine, então, agora mesmo nossa newsletter e receba na sua caixa de entrada todas as nossas atualizações! Estamos sempre produzindo textos interessantes e relevantes como este!

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This