Publicidade

Você sabe como valorizar um imóvel? Causar uma boa primeira impressão aos compradores ou inquilinos em potencial é essencial para quem deseja vender ou alugar um imóvel. Assim, mantê-lo bonito, organizado, funcional e principalmente apresentável é tudo que você precisa para valorizá-lo e fazer um bom negócio.

Desta maneira, resolvemos elencar algumas boas dicas de como valorizar seu imóvel para não errar na hora de negociá-lo. Acompanhe!

5 dicas de como valorizar um imóvel

1. Mantenha a pintura sempre nova

Manter a pintura sempre nova — não apenas das paredes dos cômodos, mas também das portas, portões e tudo mais — causa uma ótima impressão a quem tem interesse pelo imóvel.

Uma boa sugestão é optar por cores claras — como o branco e tons pastel — para os ambientes da casa, uma vez que garantem mais amplitude e luminosidade aos espaços.

2. Faça manutenção preventiva

Vazamentos, rachaduras e falhas elétricas são alguns dos problemas que podem atrapalhar seu negócio. Por isso, fazer uma manutenção periódica na casa vai mantê-la com tudo em ordem e funcionando. Saiba que sob um olhar observador qualquer tipo de defeito pode fazer com que um potencial comprador fique em dúvida quanto ao negócio ou mesmo desista da compra.

Sendo assim, não deixe de fiscalizar sua propriedade. A manutenção preventiva é uma das sugestões mais eficazes de como valorizar um imóvel e uma das formas mais práticas e baratas de mantê-lo inteiro e valorizado.

3. Contrate um profissional para adequar a decoração (home staging)

Esse tipo de profissional, que teve sua prática popularizada nos EUA, faz uma adequação da decoração ao gosto daqueles compradores em potencial. Assim, quando estes se deparam com um imóvel com uma decoração que geralmente está associada ao seu perfil, gostam do que veem. Isso aumenta muito a possibilidade de venda.

Publicidade

Na verdade, a prática funciona como uma maquiagem ou encenação — conforme diz o nome staging, em inglês. Por isso, é muito importante que não se mantenha o ambiente caracterizado com traços da personalidade do proprietário. A intenção é criar um ambiente harmonioso e neutro para todos os gostos.

4. Faça uma limpeza mensal no imóvel

Manter o imóvel limpo, cheiroso e organizado conta muito na avaliação dos clientes. Por isso, procure limpá-lo pelo menos uma vez por mês. Certamente esse cuidado contribuirá muito para uma boa impressão de um provável interessado.

Tenha em mente que os sentidos do comprador ao avaliar um imóvel estão sempre muito aguçados. Por essa razão, não pense que ele não vai reparar em alguns pormenores. Poeira em excesso bem como mau cheiro são detalhes que chamam muita atenção. Fique atento!

5. Não descuide da fachada

No caso de o imóvel ser uma casa, deixar a fachada sempre impecável é fundamental — uma vez que é ela a responsável por captar o primeiro olhar de um provável comprador.

Dessa forma, mantenha o muro livre de pichações. Com um bom acabamento e sempre pintado, ele é um excelente cartão de visitas.

Já, se o seu imóvel é um apartamento, uma fachada bonita é também muito importante e conta como aquela primeira impressão — mesmo que sua manutenção não dependa apenas de seus cuidados.

Sendo assim, uma boa dica seria o síndico abordar o tema “fachada” nas assembleias do condomínio. Ele deve explicar aos moradores sobre a importância de uma verba destinada a manter a fachada bonita e bem conservada e sobre como isso pode valorizar um imóvel.

O que você achou dessas sugestões de como valorizar um imóvel? Foram úteis para você? Que tal, então, compartilhar este texto nas suas redes sociais e ajudar seus amigos a também terem conhecimento sobre o assunto!

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This