Publicidade

Em um segmento competitivo como o mercado imobiliário, uma das melhores estratégias para conseguir bons resultados é captar mais imóveis. Fazendo uso dela, o corretor terá mais alternativas para ofertar a seus clientes e, consequentemente, maiores chances de concretizar negócios.

O corretor de imóveis deve ter em mente que esse setor requer um diversificado banco de dados — e que isso está diretamente ligado ao sucesso na profissão. Se ele não tiver em sua carteira um imóvel que atenda às necessidades e ao perfil do cliente, ele não terá o que oferecer.

Mas será que você, corretor de imóveis, sabe como conseguir vencer esse desafio? Você sabia que faz parte da profissão descobrir, procurar e formalizar novas e boas ofertas para aumentar sua carteira, assim disponibilizando um leque maior de opções para seus clientes? Continue a leitura desde artigo e conheça algumas boas estratégias de captação de imóveis:

Exerça uma consultoria qualificada

O corretor deve se empenhar em ter conhecimento sobre tudo que abrange o mercado imobiliário. Saber avaliar um imóvel e entender sobre a documentação necessária para o trâmite de compra e venda são condições essenciais nessa profissão.

Os proprietários de imóveis se sentem mais seguros quando percebem que o consultor tem bons conhecimentos sobre o assunto e possa sanar quaisquer dúvidas que ocorram durante a negociação. Afinal, seu patrimônio está em jogo e é essencial que ele esteja em mãos seguras, que saibam conduzir o negócio de forma transparente e, acima de tudo, com ética e profissionalismo.

Conheça bem a região em que atua

Nos grandes centros urbanos, é comum que os corretores de imóveis cubram uma determinada área, que pode englobar um ou mais bairros de uma cidade. Sendo assim, é essencial que o bom corretor conheça muito bem o local onde atua.

Esse conhecimento facilita muito o trabalho de pesquisa do corretor na hora da captação, uma vez que ele não gastará muito de seu tempo verificando e avaliando as condições do local. Por conseguinte, isso possibilita que ele se dedique a outras funções relevantes.

No entanto, vale ressaltar que é importante que o corretor de imóveis, mesmo sendo especialista em determinados bairros ou regiões, tenha uma boa noção sobre as peculiaridades dos demais bairros da cidade onde atua. Isso acrescenta benefícios à carreira e abre portas para novas possibilidades de trabalho.

Saiba gerenciar as informações

Assim como não é fácil captar um imóvel, manter uma carteira organizada demanda esforço e dedicação. Quando o corretor começa a captar imóveis e montar sua carteira, ele deve saber gerenciar as informações de cada um deles, bem como atualizá-las. Para cada imóvel captado, ele deve incluir todos os dados relevantes, como fotos, documentos, peculiaridades, clientes interessados, visitas e feedbacks.

Para isso, você pode contar com uma grande aliada: a tecnologia. Existem apps e softwares que ajudam muito na organização — basta que você insira os dados e fica tudo registrado e bem organizado. Programas como Trello, Evernote e Google Drive são ótimos exemplos gratuitos: vale a pena conferir!

Atente-se para sua imagem

Muitos corretores de imóveis trabalham com a abordagem. Esse tipo de trabalho é bastante delicado, uma vez que, geralmente, a primeira impressão é a que fica. Sendo assim, cuide da sua aparência e da forma com a qual fará a abordagem. Do contrário, em vez de captar, você pode espantar um proprietário em potencial que deseja fazer negócio.

Publicidade

Uma das características do perfil de um corretor é cativar seu interlocutor. Ele deve falar e tentar convencer o proprietário de que terá a assessoria necessária para fazer uma boa negociação. Além disso, o profissional deve se identificar e explicar suas intenções. Sua apresentação é extremamente importante, então o ideal é sempre investir em sua imagem, vestindo-se de forma adequada, sem exageros.

Por fim, invista na cordialidade e boa educação. Seja simpático e gentil, mas sempre confiante. Esteja seguro nas informações e mantenha uma postura sempre positiva diante das objeções.

Seja persistente

Outra característica importante no perfil de um bom corretor e essencial na captação de imóveis é a persistência. Não desista diante da primeira objeção do proprietário: seja firme e tenha bons argumentos para convencê-lo — principalmente se o imóvel oferecer um bom potencial.

Nunca desista diante de um primeiro não, mas evite ser inconveniente. Dê sempre um tempo para que ele pense, mas não deixe de manter um contato regular para tentar convencê-lo.

Saiba avaliar um imóvel

Uma das funções do corretor imobiliário capacitado é resguardar e valorizar o patrimônio, evitando subestimar ou superestimar. Saber precificar um imóvel requer competência técnica e experiência e pode ser uma excelente oportunidade de captação. Para isso, é indispensável que o profissional esteja apto a oferecer uma completa consultoria, demonstrando conhecimento acerca da região e analisando os prós e os contras.

Saber reconhecer os itens que agregam valor ao imóvel é também de extrema importância. Compare com outros imóveis da região e esteja por dentro da evolução dos preços e os atributos necessários para agradar os clientes.

Seja um corretor parceiro

Faça parte de parcerias. Um bom exemplo disso é a networking ou rede de corretores parceiros, considerada uma alternativa de trabalho inovadora e que contribui (e muito) para a captação de imóveis e de clientes.

Uma rede de corretores é uma excelente opção para profissionais autônomos do mercado imobiliário. Proporciona, além de suporte em diversos aspectos, experiência para quem está iniciando no setor e um ambiente saudável de compartilhamento de opiniões e oportunidades para todos os membros.

Outras parcerias que rendem bons resultados são com síndicos e zeladores de prédios e condomínios, visto que estão sempre informados sobre os imóveis que estão à venda ou para aluguel. São pessoas nas quais os proprietários confiam, além de conhecerem as condições dos imóveis.

Parcerias desse tipo ajudam os corretores a captar imóveis por indicação, contribuindo para que aproveitem bem o seu tempo para as vendas, bem como para cursos de capacitação.

Como você pôde ver neste artigo, captar mais imóveis requer comprometimento e dedicação à profissão. Não é fácil, visto que é uma área muito competitiva, mas nada que seja impossível com trabalho e persistência. Siga nossas sugestões e obtenha sucesso na carreira!

Você  gostou deste artigo sobre como captar mais clientes? Foram úteis nossas sugestões? Que tal entrar em contato conosco e fazer parte de nossa rede de corretores? Venha trabalhar com a gente!

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This