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Não é novidade para qualquer profissional que o tempo hoje tem sido cada vez mais fugaz. Com corretor de imóveis não é diferente. As diversas atividades que fazem parte do seu dia a dia — prospectar clientes, atualizar cartela de imóveis, realizar follow-up dentre outras mais — exigem foco e disciplina para organizar a rotina de trabalho.

Se você tem enfrentado dificuldades nesse sentido ou simplesmente procura otimizar a sua forma de lidar com toda essa dinâmica, continue lendo esse post, separamos as dicas mais importantes para você se tornar um corretor mais produtivo e organizado.

Abaixo estão 5 dicas importantes que farão diferença no seu dia a dia. Confira!

1. Revisar as suas metas

Se você ainda não trabalha com metas, uma questão básica para qualquer profissional comprometido com resultados, principalmente os autônomos, então é hora de você tomar uma atitude em relação a isso.

É impossível manter uma regularidade em seus rendimentos e fazê-los crescer se você não trabalha com metas, por isso, elenque o número de vendas que realizar mensalmente e o valor que quer atingir. Aproveite para subdividir esses objetivos mensais em metas diárias. Defina também a quantidade de prospecções que quer fazer durante a semana e as inclua no seu planejamento.

A medida que os resultados propostos forem atingidos, procure revê-los e mantenha seus objetivos sempre atualizados e, em uma crescente constante. Talvez uma estratégia ou outra possa não estar dando tão certo assim e você precise aprimorá-la.  

2. Organizar a rotina de trabalho criando listas de prioridade

Dias como segunda e terça-feira são bons para contatar clientes e fazer follow-up, ou seja, checar com possíveis compradores o retorno sobre uma oferta feita anteriormente. A terça-feira, em especial, pode ser também usada para pesquisar novos imóveis, levando em conta que na segunda você investirá com maior foco no contato com os clientes.

Se esses dois dias forem realmente bem utilizados, você pode usar a quarta e a quinta-feira como dias de descanso para voltar com gás total na sexta-feira, agendando visitas para o final de semana e se preparando para o plantão. 

Priorizar certas atividades para dias específicos, evita que você caia no erro comum de querer fazer tudo e acabar não fazendo nada daquilo que gostaria. Pense nisso!

3. Preparar um checklist

Para cada um desses dias específicos você pode criar um checklist a fim de otimizar ainda mais a sua produtividade. Alguns preceitos básicos que podem guiar a sua criação desse checklist são:

  • contate os clientes nos horários que sejam mais adequados a eles e faça com que sua rotina se encaixe nisso, nunca o contrário;
  • deixe para realizar pesquisas e ler notícias sobre seu ramo nos horários em que realmente não for oportuno estar envolvido com outra atividade;
  • distrações como redes sociais e conversas informais no Whatsapp devem ser deixadas para depois do trabalho;
  • inclua no seu checklist a subdivisão de metas por dias, isso o ajudará enormemente a manter o foco.

Obviamente, o checklist de cada dia seguirá o perfil das atividades planejadas para a semana. Segundas e terças-feiras, por exemplo, podem envolver itens como “prospectar 10 novos clientes e fazer 10 ligações para compradores interessados que não deram retorno”.

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Enquanto isso, dias como quarta e quinta-feira podem envolver lazer ou obrigações pessoais como “fazer a compra de supermercado” ou “um passeio com a família”. A estipulação de todas essas tarefas contribui para que você seja mais produtivo e organizado.

4. Evitar distrações

Conforme adiantamos na introdução, a era digital oferece uma gama de distrações que podem diminuir bastante a produtividade de qualquer profissional. Por isso é importante criar maneiras de manter o foco e a disciplina para que sua organização não se desfaça no primeiro contato com as redes sociais ou grupos de Whatsapp, só para citar exemplos comuns do cotidiano.

Algumas atitudes que você pode tomar em relação a isso são:

  • controlar seu próprio tempo em frente ao celular ou computador;
  • não abrir mão do seu checklist diário e planejamento mensal;
  • ter hora para começar e encerrar seu expediente, talvez você esteja levando tempo demais para fazer coisas que não deveriam demorar tanto.

O melhor momento para distrairmos são nas horas de lazer, já que não precisamos nos preocupar se estamos perdendo tempo ou deixando de fazer algo importante que ficou pendente. No tópico a seguir, exploraremos um pouco melhor esse ponto. Confira!

5. Fazer pausas e descansar

A palavra produtividade não pode ser entendida como um peso ou um indício de que você deve tornar-se o próprio carrasco. Na verdade, ela deve ser tomada como uma forma de otimizar o seu tempo trabalhando para que você justamente possa ter uma vida mais organizada e menos estressante.

Por isso, mesmo nos dias em que estiver trabalhando não aja de maneira robótica. Planeje momentos organizados de pausa como acontece em um emprego formal dentro de um escritório, por exemplo. Respeite esse momento de descanso da mesma forma como respeita as suas horas de trabalho.

Em seus dias de folga, não fique em casa trabalhando ou constantemente preso ao celular respondendo clientes e parceiros. Claro que se receber uma ligação importante com uma boa chance de venda você não desperdiçará a chance, mas pense também que certas coisas na vida, como o convívio com a família, são essenciais e que outras podem ser deixadas para depois, mesmo que por um instante.

Se precisar resolver algo de ordem pessoal, seja cordial com o cliente ou parceiro que está em contato com você nesses dias e momentos de descanso e explique que responderá logo mais. 

A verdade é que quanto mais organizado e produtivo estiver os seus dias e momentos de trabalho, melhor o seu tempo de folga e descanso será. Por isso, trate cada um desses períodos como deve e uma parte não atrapalhará a outra.

Se você gostou de saber como o corretor de imóveis deve organizar a rotina de trabalho e ainda quer esclarecer melhor algum ponto, deixe seu comentário. É sempre um prazer para nós ajudar você a chegar mais longe nesta profissão!

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Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

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