Publicidade

Com características predominantemente residenciais, o bairro São Pedro não peca pela falta de infraestrutura de comércio e de serviços. Pelo contrário: oferece toda a praticidade e o conforto que alguém pode desejar para o dia a dia.

Por isso, a região é uma das opções mais interessantes para quem busca por tranquilidade, mas não abre mão das facilidades da vida moderna. Confira, neste artigo, todas as informações que você precisa saber sobre o bairro antes de investir por lá:

Bairro São Pedro: tranquilidade sem isolamento

Um dos grandes diferenciais que dão destaque ao São Pedro é conseguir reunir a tranquilidade das regiões mais pacatas da capital com a agilidade que a vida moderna exige. Afinal, várias ruas do bairro são de trânsito local, o que permite que as pessoas vivam de forma sossegada, sem nenhuma agitação imediatamente próxima.

Porém, existem também as ruas mais movimentadas — como a Cristina, a Major Lopes, a Lavras e a Viçosa — e também a Avenida do Contorno, que margeia o bairro. Assim, a poucos quarteirões dos locais de maior tranquilidade, é possível encontrar supermercados, farmácias, padarias, escolas, bancos, bares, restaurantes e todos os tipos de comércio e de serviços que alguém espera de um bairro de alto padrão.

Vale destacar que o Colégio Marista Dom Silvério, um dos mais conceituados de Belo Horizonte, garante às famílias que moram no São Pedro a proximidade com uma das melhores instituições de ensino da capital. 

Ao mesmo tempo, o Km de Vantagens Hall, localizado na Avenida Nossa Senhora do Carmo, conecta os moradores do bairro com os espetáculos de maior sucesso do Brasil e do mundo. A casa de shows é a mais estruturada da capital e está entre as de maior renome do país.

Merece destaque, ainda no aspecto do entretenimento, o Pátio Savassi, que, a despeito de receber o nome da vizinha ilustre, está localizado no São Pedro. Em um dos shoppings mais sofisticados de Belo Horizonte, há modernas salas de cinema, cafés e restaurantes.

O visitante também tem acesso a uma completa estrutura de gastronomia, cultura e lazer, que torna a vida no bairro extremamente agradável e ativa. Além disso, é possível encontrar lojas de todos os gêneros no mesmo lugar, inclusive as de marcas famosas, renomadas mundialmente. 

A Savassi logo ali

Em um dos pontos mais estratégicos da região Centro-Sul de Belo Horizonte, o São Pedro se avizinha da Savassi que, no jeito gentil do mineiro dizer, está “logo ali”.  As distâncias para esse bairro e também para o vizinho Santo Antônio podem ser percorridas facilmente a pé. Com isso, quem vive ali pode usufruir sem preocupações de todos os benefícios da região mais charmosa da cidade. 

Aliás, o São Pedro se transformou em uma extensão privilegiada da Savassi. Reunindo bares e restaurantes de alto padrão, o local tem uma vida noturna que está entre as mais cativantes e agradáveis do município.

O tradicional e o novo

Outra característica que torna o São Pedro especialmente agradável é a capacidade de unir aspectos daquela Belo Horizonte bucólica — na qual eram comuns as festas nas ruas e outros acontecimentos que uniam as famílias — com traços de uma metrópole dinâmica. Assim, ao mesmo tempo em que o bairro reúne ambientes sofisticados, ainda mantém uma parcela da população adepta do estilo de vida rico em tradição.

Grande parte das famílias mais antigas já deixou o bairro, mas as que permanecem promovem, ainda hoje, momentos agradáveis. O Encontro do São Pedro e a festa junina, que há mais de 20 anos reúne, na Rua Major Lopes, os velhos e os novos moradores do bairro em um momento de shows e de confraternização, são alguns dos exemplos.

Publicidade

Construções de alto padrão

O São Pedro é um dos bairros preferidos das construtoras de alto padrão, que escolheram o lugar para erguer empreendimentos que estão entre os mais modernos de Belo Horizonte. Utilizando materiais e equipamentos de última geração, as edificações oferecem apartamentos extremamente confortáveis em condomínios muito bem estruturados.

O destaque fica para os imóveis de construção mais recente, que reúnem conceitos inovadores de arquitetura e de soluções tecnológicas. Assim, a região se insere em um momento no qual as tendências do futuro já começam a se manifestar na vida presente. 

Berço de startups

Enquanto as sedes da Google, do Facebook e de várias outras empresas tecnológicas estão no Vale do Silício — localizado na Califórnia, nos Estados Unidos —, de uns anos para cá o São Pedro também passou a abrigar um grande número de startups (jovens empresas que buscam desenvolver soluções inovadoras para o mercado).

Por isso, o bairro ganhou o apelido de “São Pedro Valley”, que, guardadas as proporções, faz menção ao vale norte-americano. As iniciativas dos jovens empresários instalados no local atraíram investidores, que perceberam no bairro o nicho para a instalação de escritórios compartilhados — os chamados “coworkings” —, apontados como a tendência dos modelos de trabalho mais recentes.

Nesses espaços, profissionais de vários segmentos se reúnem, exercendo cada um a sua própria expertise, de maneira independente. É criado, porém, um ambiente favorável aos negócios e ao desenvolvimento de ideias. Naturalmente, todo esse clima de inovação se espalha pelo São Pedro e o aproxima ainda mais do melhor que o futuro nos reserva.

Mercado valorizado

Mesmo em tempos de crise, o mercado imobiliário do bairro vem mantendo um ritmo de valorização interessante. Considerando o período de um ano — compreendido entre maio de 2016 e maio de 2017 —, o preço por metro quadrado no bairro valorizou 1% — partindo de R$7,2 mil, no ano passado, para os atuais R$ 7,3 mil. Os dados são do Agente Imóvel, site especializado em avaliações imobiliárias. 

De fato, esse não é um índice de valorização excepcional, se comparado com períodos anteriores. Contudo, considerando que o mercado imobiliário viveu um momento de forte influência da economia recessiva do país, o fato de haver um índice positivo deve ser visto como um fator favorável pelo investidor.

Portanto, considerando a retomada do crescimento da economia que vem sendo esperada para o segundo semestre de 2017 — que estimulará a valorização dos imóveis de modo geral —, o momento é muito favorável para quem deseja investir no mercado imobiliário. E a ocasião é ainda melhor para aqueles que decidirem optar pelo São Pedro.

Agora que você já sabe quais são as vantagens do bairro São Pedro, que tal curtir a nossa página no Facebook? Assim, você receberá atualizações sobre o mercado imobiliário de Belo Horizonte e terá mais informações para fazer ótimos negócios!

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This