Publicidade

O sonho de todo corretor é que cada imóvel negociado seja vendido pelo melhor preço possível, não é mesmo? Algumas boas práticas que ajudam a agilizar a venda são de extrema importância no momento de comparação com outros produtos.

Por meio de ações simples — às vezes até com um custo zero —, o proprietário da residência ou do escritório à venda pode cuidar para que seu espaço se torne mais atrativo para o potencial comprador que o visita.

Técnicas como a de Home Staging, que vamos explicar mais à frente, tendem a valorizar a propriedade em até 15%. Vale lembrar que essa melhoria significa também comissões mais rentáveis aos corretores, além de proprietários felizes com a venda realizada.

Se você se interessou e quer aprender a valorizar imóveis para venda, continue a leitura. Mostraremos quais são as 6 melhores estratégias!

1. Conheça e domine a técnica de Home Staging

A técnica de Home Staging consiste em preparar o imóvel para que o potencial comprador consiga enxergar nele sua futura residência (ou seu escritório). É extremamente recomendável que você fuja de tendências ou modismos e procure deixar o espaço como a vitrine de uma loja, ou seja, agradável para os mais diferentes tipos de pessoas e olhares. 

Isso não tem nada a ver com decoração, já que decorar implica seguir determinados estilos que agradam certo tipo de morador. Todo tipo de excentricidade deve ser evitado. Abaixo, separamos os principais passos do Home Staging, para você dominar essa técnica:

  1. saiba que tudo começa com a limpeza e a organização do imóvel (qual a chance do possível comprador enxergar valor em um ambiente sujo e desorganizado?);
  2. dirija os olhares para os aspectos mais atrativos da residência ou do escritório: se estiver em frente a um parque, abra as cortinas; se houver pontos interessantes internamente, utilize abajures para valorizá-los;
  3. remova itens pessoais: ninguém quer entrar em um imóvel para comprá-lo e sentir que está invadindo o espaço de outra pessoa. Faça o visitante se sentir em casa;
  4. supere a falta de orçamento: em meio à crise, são poucas as pessoas que têm dinheiro para investir na melhoria do imóvel antes da venda. Mas isso não impede a realização das melhorias sugeridas até agora;
  5. invista na fachada e no ambiente externo: uma entrada limpa, um jardim bem cuidado ou mesmo uma faxina na calçada já melhora a forma como o possível comprador enxergará sua propriedade.

Como você pode ver, muitas das dicas dadas não demandam grandes gastos para serem realizadas. Claro que uma pintura ou a troca de um piso velho, ainda que não esteja danificado, ajuda bastante na valorização do imóvel. Todavia, quando o assunto é Home Staging, é possível fazer muito com pouco. Prontifique-se! 

Publicidade

2. Cuide da manutenção do imóvel

Pisos rachados, paredes com pintura gasta e problemas na instalação hidráulica ou elétrica certamente desanimam qualquer comprador. Inclusive, pouco adiantará aplicar as técnicas de Home Staging se, ao verificar todas essas questões, o futuro morador vir que o imóvel não está preparado para recebê-lo com segurança e tranquilidade.

Ninguém quer pagar “duas vezes” por uma compra. A pessoa interessada certamente questionará o preço do seu imóvel e o desvalorizará por conta desses cuidados que são primordiais para quem quer morar minimamente bem. 

É mais estratégico consertar os defeitos antes e, assim, valorizar o seu imóvel do que esperar por uma reação negativa do futuro comprador. Pense nisso!

3. Use espelhos

Um imóvel pequeno nunca foi problema para quem sabe utilizar as estratégias certas. Espelhos são uma ótima pedida para quem quer aumentar a sensação de espaço interno, além de dar um tom moderno e melhorar a forma como as pessoas perceberão sua residência ou seu escritório.

Claro que o bom senso deve ser usado ao se adotar esse tipo de tática, já que decorações em estilo clássico, como luminárias com molduras douradas, não combinam muito com o uso de espelhos em ambientações modernas. Procure equalizar os aspectos do imóvel e o deixe o mais atrativo possível.

4. Reforme com inteligência e estratégia

Ainda que o proprietário esteja com o orçamento baixo para realizar as mudanças necessárias no imóvel antes de colocá-lo à venda, é possível focar e escolher aquelas questões que, além de mais urgentes, são as que mais aumentarão o valor da residência ou do escritório. As principais delas são:

  • piso — invista nos frios, pois eles possuem maior durabilidade e ajudam na luminosidade da casa;
  • móveis embutidos — um armário corroído ou danificado pode minar sua venda. Reforme ou compre outro, se for o caso;
  • teto — sinais de problemas de estrutura ou mesmo rachaduras causam uma sensação de insegurança no futuro morador e podem ser prejudiciais para a sua venda.

Some esses pontos às dicas de manutenção que demos e faça do seu imóvel o melhor local para se viver (ou trabalhar) que o comprador possa ter.

6. Verifique a documentação e coloque-a em dia

Qualquer corretor minimamente experiente sabe da dor de cabeça que um imóvel com problemas de documentação pode causar na hora de fechar negócio. Portanto, antes de anunciá-lo, já deixe todos os documentos em dia e prontos para a venda. 

Ninguém quer negociar um imóvel com IPTU atrasado ou problemas de registro que só causarão entraves após a compra. Não basta cuidar interna e externamente do imóvel se, do ponto de vista legal, não estiver tudo certo. Cerque-se de todos os cuidados para se sair bem na venda de imóveis.

E então? Já sabe como valorizar imóveis para venda? Não deixe de assinar nossa newsletter e receber o melhor conteúdo do mercado imobiliário!

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This