Publicidade

Comprar a casa própria é o maior anseio de muitos brasileiros. Ele se torna possível para a maioria das pessoas, graças ao financiamento imobiliário que viabiliza esse sonho de adquirir um imóvel. No entanto, apesar de saberem sobre essa possibilidade do parcelamento do valor, o consumidor ainda tem muitas dúvidas sobre o assunto.

E você, corretor de imóveis, sabe como esclarecer alguns dos questionamentos mais frequentes de seus clientes sobre as formas de pagamento e financiamento de um imóvel? Conhece as regras e condições de parcelamento, bem como as oscilações que ocorrem no mercado imobiliário? Vamos, neste artigo, tentar esclarecer algumas delas. Continue a leitura!

1. Quais os profissionais que tiram as dúvidas dos clientes sobre financiamento imobiliário?

Existem corretores especializados que são capazes de dar qualquer informação sobre financiamento, bem como os consultores imobiliários, que tiram todas as dúvidas dos clientes.

No entanto, a imobiliária tem a importante função de assessorar o cliente na hora do financiamento. Ela só autoriza que o contrato de compra e venda seja assinado, após ter sua aprovação de crédito, tornando o negócio mais seguro para ambas as partes.

2. Qual é a importância da assessoria imobiliária nesse negócio?

A assessoria de uma imobiliária ou mesmo de um corretor de imóveis especializado no assunto pode, sim, facilitar muito na negociação — visto que ambos possuem contatos frequentes com a maioria dos bancos.

Além disso, eles têm um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto, sendo, por isso, mais fácil assessorar o cliente sobre os trâmites e documentações necessárias.

3. Qual a diferença entre o financiamento pela Caixa Econômica e pelos outros bancos?

A caixa sempre atraiu muitos clientes devido à taxa de juros atrativa, que sempre foi menor em relação aos outros bancos. No entanto, de uns tempos para cá, essa diferença diminuiu muito e hoje é possível — frente as instabilidades econômicas atuais — uma boa negociação com outras instituições financeiras, como o Banco do Brasil, Itaú, Bradesco etc.

Apesar, de muitas vezes, as taxas de juros serem mais altas que as da Caixa, essas empresas costumam financiar cerca de 70% a 80% do valor do imóvel ou, mesmo, oferecer outras vantagens que, em alguns casos, acabam compensando a negociação.

Publicidade

Outros fatores podem influenciar na possibilidade de um comprador conseguir melhores taxas e condições junto a um banco, como a relação da instituição com o cliente e o perfil de cada um — por exemplo, se o interessado pelo financiamento já é cliente do banco, o tempo dessa parceria, sua situação financeira frente a outras instituições, etc.

4. O que determina o tempo de aprovação de um financiamento?

O fator mais importante e que determina a rapidez na aprovação do financiamento é a comprovação da renda do cliente, que deverá ser apresentada à instituição financeira, principalmente se ele for autônomo ou profissional liberal.

O banco precisa conhecer o ramo de atividade do cliente em questão e avaliar seus rendimentos para liberar ou não o crédito. Em alguns casos, a instituição pode entender que há riscos e, por esse motivo, não aprová-lo.

5. Quais são os documentos necessários na negociação de um imóvel?

Para clientes assalariados, servidores e funcionários que recebam salários, os documentos exigidos são: carteira de identidade, CPF, comprovante do estado civil e de renda (todos originais e suas devidas cópias).

Para clientes autônomos ou profissionais liberais será necessário comprovar renda por meio do contrato de prestação de serviços. Outros documentos a serem apresentados são: a Declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos, a do sindicato da categoria e a declaração do IR.

Vale ressaltar que a Rede Silvinho Ximenes se destaca no mercado imobiliário por ter uma rede de corretores de imóveis autônomos, que possibilita aos profissionais desse segmento, resultados rápidos e positivos. Conta com um sistema de comissionamento muito atrativo, com pagamento de 100% de comissão. Visite nossa página e venha fazer parte de nossa rede!

Se você gostou deste post sobre como ajudar seus clientes no financiamento imobiliário, siga nossas redes e acompanhe todas as atualizações estamos no: Facebook, no Linkedin, no Instagram, no Google+ e no YouTube!

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This