Com toda a atual facilidade de acesso à tecnologia, o uso de vídeos na divulgação de imóveis se tornou praticamente uma condição básica para o profissional que pretende interagir com o mercado com um mínimo de eficiência.

Afinal de contas, nem é preciso investir tanto em equipamentos, uma vez que até um simples smartphone já é capaz de produzir imagens com um nível de qualidade suficiente para a maior parte das necessidades.

Contudo, o corretor que busca o sucesso deve estar sempre preparado para ir além do básico e disposto a explorar todos os recursos que a tecnologia oferece. Apenas dessa maneira ele conseguirá se destacar em um segmento tão competitivo quanto o imobiliário.

Pensando nisso, neste artigo vamos lhe apresentar algumas dicas para a produção de vídeos que farão toda a diferença na hora de divulgar os imóveis da sua carteira e aumentar a sua produtividade. Confira!

Faça um bom planejamento

Fazer um planejamento adequado é o melhor início para quem deseja produzir vídeos com qualidade. Para tanto, é claro, você precisará conhecer bem o imóvel que pretende ofertar por meio das imagens — o que será indispensável na hora de cumprir com eficiência as etapas que serão propostas a seguir.

Considere quando e como cada passo deve ser dado. Ao mesmo tempo, procure obter todas as informações que agilizarão o seu trabalho. Quanto maior for o seu cuidado na hora de planejar, menores serão as chances de surgirem contratempos e mais fácil será a produção do seu vídeo.

Anote tudo

Quando você estiver fazendo o seu planejamento, anote tudo: especifique os horários de gravação, as autorizações que você precisa obter para gravar (caso elas sejam necessárias) e os demais detalhes que você considerar importantes.

Com o tempo, você perceberá que existe uma sequência mais ou menos parecida entre uma produção e outra. Sendo assim, essas anotações que você fizer servirão como um modelo a ser seguido, na maioria dos casos.

Defina um roteiro para o seu vídeo

O roteiro do vídeo é uma espécie de guia prático que define todos os passos que você deve dar para gravar e editar as imagens. Tendo ele em mãos, você não dependerá apenas da memória para realizar as tarefas e tudo será feito com maior objetividade, pelo caminho mais curto e mais satisfatório.

Também é importante destacar que o roteiro servirá para que você estabeleça uma duração para o seu vídeo. Essa duração não deve ser longa demais, a ponto de dispersar o interesse do espectador, nem tão curta que não permita que o imóvel seja apresentado de maneira apropriada.

Valorize a descrição

Além de ser extremamente importante na divulgação de imóveis, aquela descrição textual que você tem o costume de fazer ao cadastrar um imóvel também é bastante útil na hora de fazer o roteiro de gravação das imagens.

Você pode usá-la para definir a sequência dos registros das imagens, por exemplo. Se a descrição começa pela sala e dali passa para os quartos e os demais cômodos, você pode capturar as imagens na mesma ordem, o que facilita a produção do roteiro.

E o mesmo vale para os demais detalhes de construção e de localização que mereçam ser mencionados, e que também devem fazer parte do vídeo.

Destaque os diferenciais do imóvel

Uma vez que o vídeo consegue passar as informações e impressões sobre um imóvel de maneira mais clara do que um texto escrito, é conveniente aproveitar ao máximo essa característica.

Portanto, na hora de gravar as imagens, procure focalizar de maneira especial aqueles aspectos do imóvel que foram ressaltados na descrição e que você valorizará ainda mais na hora da edição.

Não deixe de registrar em vídeo tudo aquilo que possa encantar o seu cliente. A imagem de um belo pôr do sol captado a partir da janela de um apartamento, por exemplo, provavelmente servirá como um ótimo chamativo para que o cliente queira conhecer o imóvel.

Grave as imagens com atenção

Ninguém gosta de assistir a um vídeo com má iluminação, imagens tremidas, ou que não enquadre de maneira apropriada o assunto que está sendo gravado. Portanto, se esmere na gravação, preferindo gravar durante o dia, com a luz natural, que é mais conveniente para o registro de imagens.

Se for gravar mesmo com um smartphone, cuide para que as imagens sejam sempre registradas com o aparelho na horizontal. Assim, elas ficarão dimensionadas no formato apropriado para a reprodução em todos os tipos de equipamentos, incluindo TVs e computadores.

Além disso, enquanto estiver gravando, procure fazer movimentos suaves, evitando ao máximo tremer o aparelho, o que compromete a qualidade da imagem. Observe também se o enquadramento e o foco estão adequados e se eles destacam o assunto que está sendo gravado.

Faça uma narração para o seu vídeo

O vídeo, por si, é uma ótima forma de apresentar um imóvel. Porém, se ele vier acompanhado de uma boa narração, que chame a atenção do cliente para cada detalhe que está sendo apresentado nas imagens, o resultado tende a ser ainda melhor. Pense nisso!

Seja exigente na edição

De fato, a edição é que dá o verdadeiro sentido ao vídeo. Sem uma boa edição você corre o risco de apresentar uma mera sucessão de imagens que, dificilmente, serão capazes de cativar o espectador.

Por isso, é preciso ser exigente na hora de editar. E aqui, mais uma vez, você pode usar a descrição do imóvel para estabelecer o seu roteiro de edição.

Você poderá utilizar programas que estão disponíveis gratuitamente na internet, como o Microsoft Movie Maker e o Filmora, por exemplo. Os recursos que estes softwares oferecem são suficientes para a finalidade de apresentar um vídeo objetivo, que transmita com qualidade as informações sobre o imóvel.

Mesmo que o programa que você escolher ofereça os recursos de efeitos especiais, evite utilizar aqueles que possam distrair a atenção do espectador. Com um programa simples, você conseguirá fazer os cortes das imagens com precisão, evitando interrupções bruscas, que quebrem a sequência natural da tomada.

Também é importante manter a narração sincronizada com a imagem que está sendo apresentada. E o mesmo vale para eventuais legendas, que só devem ser utilizadas quando forem verdadeiramente úteis para reforçar uma informação.

Valorize as pessoas

Por fim, uma ideia que é muito difundida hoje entre os profissionais de comunicação diz que a maior parte das pessoas gosta de ver e de ouvir outras pessoas em um vídeo.

Isso significa que os seus vídeos podem ficar mais interessantes se você incluir depoimentos de clientes que estejam satisfeitos com os seus serviços, entrevistas com vizinhos dos imóveis que você está vendendo, ou quaisquer outros relatos que sejam favoráveis à promoção do imóvel.

Humanizando os seus vídeos, é muito provável que os espectadores se sintam mais motivados a procurar por você e agendar uma visita.

Enfim, gostou do post? Agora que você já sabe o que fazer para tornar os seus vídeos mais eficientes na divulgação de imóveis, que tal nos seguir nas redes sociais para receber nossas atualizações sobre este e outros assuntos interessantes do mercado imobiliário? Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Google Plus e no YouTube!

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Share This