A ventilação faz parte do nosso conforto térmico, ela é o sopro extra do ar que nos refresca. O calor já está voltando com tudo e vem aquecendo as estruturas. No clima tropical do Brasil, lidamos naturalmente e em predominância com as altas temperaturas. Quando se trata do lugar ideal para morar, buscamos um bom sistema de ventilação, afinal ele se faz absolutamente necessário, portanto é preciso encontrar estratégias programáveis para o imóvel a ser construído.

Os ambientes residenciais, assim como comerciais, devem fornecer uma boa estrutura para atender às nossas necessidades de conforto térmico e bem estar para o cotidiano. 

Um bom arquiteto pode planejar um ótimo projeto para atender particularidades e desejos específicos de maneira mais técnica e assertiva. 

Ventilação – O poder e a influência da natureza no conforto térmico

A natureza sempre faz sua parte da maneira mais simples e eficaz. A arborização adiciona tranquilidade, sombra e frescor, dando lugar à nós, aves e tantos outros benefícios da riqueza contida na flora e na fauna.

As árvores representam um elemento chave para um desenho adequado às
exigências de conforto. A vegetação possui uma importante função na melhoria e
estabilidade microclimática devido à redução das amplitudes térmicas, redução da insolação direta, ampliação das taxas de evapotranspiração e redução da velocidade dos ventos
(MILANO & DALCIN, 2000).

Dentre os benefícios da vegetação urbana, destaca-se ainda, além de sua
importância para o controle climático, o controle da poluição do ar e acústica, melhoria da qualidade estética, efeitos sobre a saúde mental e física da população, aumento do conforto ambiental, valorização de áreas para convívio social, valorização econômica das propriedades e formação de uma memória e do patrimônio cultural (OLIVEIRA, 1996).

Segundo Bernatzky (1982), as massas de edificações verticais e horizontais, a
absorção de calor pelas ruas e prédios, a redução da velocidade dos ventos, a
impermeabilização do solo, a redução da energia utilizada nos processos de evapotranspiração dos vegetais devido à diminuição da vegetação e a poluição do ar
reduzindo a radiação de onda longa são fatores que contribuem para a formação de ilhas
de calor no ambiente urbano. Assim, os materiais que configuram o desenho urbano e a
ausência de vegetação vêm alterando profundamente as características climáticas dos
centros urbanos.

Ventilação – Estratégias e técnicas estruturais para o conforto térmico

De acordo com a pesquisa de FERNANDES e SILVA (2007, pg.4) para o Congresso Nacional, as estratégias de arrefecimento passivo encontradas foram: planejamento urbano adequado, inércia térmica, promoção da ventilação, arrefecimento evaporativo, proteção contra a radiação solar, uso de vegetação e arrefecimento pelo solo.

A aplicação destas estratégias protegem os espaços interiores dos edifícios das temperaturas elevadas.
Técnicas e materiais de construção desempenham um papel importante nesta estratégia.

Planejamento urbano – Programas e serviços que visam melhorar a qualidade de vida da população de áreas urbanas (como cidades ou vilas) existentes ou a serem planejadas.

 

Inércia térmica – A capacidade de um material armazenar o calor e de restituí-lo pouco a pouco.

 

Radiação solar – Energia radiante emitida pelo Sol, em particular aquela que é transmitida sob a forma de radiação eletromagnética.

 

Arrefecimento evaporativo – Quando algum meio ou produto cede calor para que a água evapore.

 

Arrefecimento pelo solo – promove trocas de ar com o solo que está mais fresco que o ar no Verão, e mais quente no Inverno.

 

GHELFI FILHO et ai. (1991), MOURA et ai. (1991), estudaram diferentes materiais de cobertura ao longo das várias estações do ano: telhas de barro, cimento amianto e térmicas, chegando à conclusão de que as telhas de barro apresentam os melhores índices de conforto, seguidas das telhas térmicas e de cimento amianto.

Portanto, para propiciar ao imóvel o conforto térmico que suporte o clima tupiniquim são cruciais estrutura de circulação, entrada e saída de ar, quanto os materiais de construção específicos.

OND et al. (1954) dizem que tamanho, orientação e pé-direito do telhado afetam a magnitude dos componentes da carga térmica radiante: radiação do solo, sombra, céu, horizonte e telhado, de acordo com o comportamento do próprio telhado, desde que esta parte da carga térmica radiante seja afetada por uma mudança nas características do material de cobertura. Tem sido introduzido um método adicional de redução do ganho de calor, mediante o revestimento refletivo do telhado.

A altura do piso ao teto (pé direito) influencia significativamente na temperatura do espaço. Quanto mais baixo o teto, o estabelecimento reterá mais calor, enquanto para o mais alto, será mais arejado.

Cada detalhe é um diferencial de comodidade geral e conforto térmico para uma boa edificação, um bom lugar para se viver, divertir ou trabalhar.

 

Juliana Parreiras

Marketing – Rede Silvinho Ximenes®

 

Visite nossa loja virtual

Acesse o nosso site Rede Silvinho Ximenes®

 

Referências

Disponível em: ARREFECIMENTO PASSIVO NA ARQUITECTURA TRADICIONAL

Disponível em : COMPARAÇÃO DE VÁRIOS MATERIAIS DE COBERTURA

Disponível em : repositorio.uportu.pt:8080/bitstream/11328/603/9/TDH%2029%20%2817%29.pdf

Disponível em : www.mecanicaindustrial.com.br/222-como-funciona-a-refrigeracao-geotermica/

Disponível em : EMPREGO DA ARBORIZAÇÃO NA MELHORIA DO CONFORTO TÉRMICO NOS ESPAÇOS LIVRES PÚBLICOS

GHELFI FILHO; SILVA; I.J.O.; MOURA, D.J; CONSIGLIERO, F.R. índice de conforto térmico e da CTR para diferentes materiais de cobertura em três estações do ano. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 20., 1991, Londrina, Anais… Londrina: SBEA, 1992. p.94-110.

 

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Share This