Você sabe o que pode definir o valor do aluguel de um imóvel? São vários fatores e, por isso, muitas vezes nos pegamos na dúvida se estamos pagando, ou não, um preço justo. O mercado imobiliário conta com uma série de variáveis que podem, sim, interferir no valor e é por isso que devemos ficar bem atentos.

De fato, alguns critérios que talvez você desconheça podem valorizar determinado imóvel e fazerem com que o seu valor no mercado vá as alturas. Um exemplo desses critérios é a localização da propriedade — que tem ação direta na cotação, ainda que pra você não tenha muita importância.

Sendo assim, resolvemos elencar algumas condições que podem determinar o valor do aluguel e garantir a você uma segurança maior na hora de fechar negócio. Acompanhe!

Valor do aluguel – O que você deseja?

Quem deseja alugar um imóvel por um preço justo deve ter em mente seus objetivos, como os locais de sua preferência e quais características ele deve ter — como  número de quartos, vagas na garagem, se deseja um ambiente espaçoso ou prefere os menores. Lembre-se, antes de começar sua busca precisa ter tudo isso em mente.

Dessa forma, ficará bem mais fácil você peneirar somente o que for de seu interesse. A localização e as características que o imóvel deve ter devem estar bem definidas. Confira, a seguir, como saber avaliar esses dois critérios!

Localização

Esse é um dos fatores mais importantes na hora de definir o valor do aluguel, tendo em vista que o valor do metro quadrado do local é levado em conta. Em qualquer cidade, existem aqueles bairros mais luxuosos, em que as propriedades são mais valorizadas.

No entanto, dentro dos bairros, podemos encontrar uma certa oscilação, visto que existem locais que são mais valorizados que outros. Por exemplo, locais mais agitados e barulhentos são menos procurados em relação àqueles mais calmos.

Outro critério que vem a tornar um local mais atraente para muitas pessoas é o fato de ele oferecer opções de comércio, transporte, escola e segurança — fatores muito valorizados por facilitarem a vida atribulada, comum nos dias de hoje.

Residências que contam com esses serviços bem próximos podem ter seu aluguel bem valorizado, já que em outros lugares vai haver a necessidade do uso do carro para se locomover.

Características do imóvel

As características de um imóvel têm também grande influência no valor do aluguel. Muitas vezes, apesar de a localização ser boa, alguns aspectos podem barateá-lo, como a idade do prédio e outros fatores relacionados à construção ou, até mesmo, às condições das instalações — como luz, gás, etc.

Outro fator de extrema importância na hora da avaliação é o espaço físico de uma propriedade, pois é algo que tem um peso enorme. Apartamentos espaçosos, onde seus ambientes apresentam boas dimensões e são distribuídos de forma harmônica, são muito valorizados, uma vez que estão a cada dia mais raros no mercado imobiliário.

Propriedades que oferecem itens de conforto, ou seja, equipadas com armários, ar-condicionado, aquecedores, entre outros, podem representar uma grande praticidade para os inquilinos, e, por isso, tendem a ser mais valorizadas. Lembrando que mais de uma vaga na garagem é também um grande atrativo na hora de alugar.

Se, no seu caso, o aluguel se tratar de um apartamento, as áreas que compõem o condomínio tendem a agregar um valor a mais ao aluguel, visto que são grandes atrativos.

Há condomínios que oferecem uma área de lazer bem diversificada, com piscina, quadras, sauna, parque para crianças, salão de festas, entre outros. Isso conta muito para algumas pessoas, principalmente se houver crianças na família.

Como procurar?

Pesquise os preços praticados nos locais de seu interesse

Uma boa dica para não se arrepender de ter alugado determinado imóvel é, antes de fechar negócio, fazer pesquisas para saber quais os valores cobrados nos bairros de seu interesse. Dessa forma, você vai evitar alugar um imóvel que esteja supervalorizado.

É lógico que os fatores citados acima em relação às características do imóvel devem ser levados em conta; no entanto, nada que fuja muito da média praticada nesses locais.

Informar-se pela internet também pode garantir que o consumidor fique a par dos preços cobrados no mercado. A dica é pesquisar muito e não ter pressa em alugar. Evite alugar o primeiro imóvel que aparecer, pois sua ansiedade poderá lhe trair. É recomendável visitar vários imóveis e gastar muita “sola de sapato” até se decidir pelo que melhor atenda às suas necessidades.

Saiba avaliar se os preços são discrepantes

Um outro ponto a ser verificado é em relação à discrepância de preços. Você pode encontrar imóveis similares, no entanto um bem mais barato que o outro. Na verdade, é provável que um apresente muitos problemas que não podem ser percebidos em uma ou duas visitas.

Por isso, fazer visitas em horários distintos pode ajudar a avaliar o local nos diferentes momentos do dia. 

Problemas de barulho na vizinhança, de encanamento e fiação elétrica, condomínio mal administrado e dificuldades com falta d’água ou luz podem contribuir para baratear o aluguel. Fique atento!

Dessa forma, muitas pessoas acabam se iludindo, achando que estão fazendo um excelente negócio, mas, na verdade, estão arranjando um problemão.

Saiba o valor do condomínio

Na hora de avaliar o valor do imóvel que você está pensando em alugar, um fator não pode passar despercebido: é o valor do condomínio, que em muito casos chega a ser quase o valor do aluguel. Por isso, coloque isso na balança na hora de escolher a melhor opção.

Como você pôde ver no post, é fácil alugar e não se arrepender depois. Basta que você se cerque de cuidados, não se precipite e, assim, possa fechar o negócio de forma tranquila e segura. Siga nossas dicas e boa sorte!

Você gostou de nosso artigo sobre como saber se o valor do aluguel está de acordo com o mercado? Foi útil para você? O que acha, então de nos seguir nas nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas atualizações! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Saiba mais sobre o bem material mais influenciador na vida e bem estar das pessoas, Investimento imobiliário, o momento ideal para fazê-lo

Acesse Rede Silvinho Ximenes

             Seja um corretor parceiro

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Share This