Saiba sobre a importância de tirar o CRECI. A corretagem de imóveis é uma profissão de grande importância para a sociedade. Afinal, é por meio dela que grande parte das pessoas físicas e das organizações de todos os portes e naturezas realizam a compra, venda e locação de imóveis.

Contudo, para exercer esta profissão em conformidade com a lei, é indispensável que o profissional do mercado imobiliário obtenha o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).

Confira nesse post como tirar o CRECI!

Regulamentação da profissão

De acordo com a Lei Federal nº 6.530, de 1978, o exercício da profissão de Corretor de Imóveis será permitido ao possuidor de título de Técnico em Transações Imobiliárias. A mesma lei determina que é de competência do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) estabelecer, por Resolução, os critérios de inscrição do corretor de imóveis.

Portanto, no Artigo 2º da Resolução COFECI 327, de 1992, fica definido que “o exercício da atividade de intermediação imobiliária, inclusive o de atos privativos da profissão de corretor de imóveis, somente é permitido às pessoas físicas e jurídicas detentoras de inscrição nos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis e que satisfaçam as condições para o exercício da profissão”. 

TTI ou Gestão de Negócios Imobiliários

Como vimos, o curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) é suficiente para que o profissional se habilite para obter o registro junto a um dos CRECIs existentes no Brasil. O curso TTI pode ser concluído em um prazo que varia entre três e nove meses, dependendo da escola, e pode ser cursado também na modalidade de Educação a Distância (EAD).

Em linhas gerais, o curso tem duração de 800 horas, podendo haver a exigência de estágio para a obtenção do diploma. São cursadas disciplinas relacionadas às áreas de interesse da profissão, incluindo Comunicação, Matemática Financeira, Direito, Noções de Construção Civil e Arquitetura, Técnicas de Venda e de Marketing, entre outras.

Publicidade

Há também a possibilidade do interessado obter a graduação em nível superior que confere o diploma de Tecnólogo em Negócios Imobiliários. Com duração aproximada de 1900 horas, o curso pode ser concluído em dois anos, também com a possibilidade de EAD.

Além das disciplinas do TTI, que no curso superior são vistas em maior profundidade, o curso de tecnólogo também acrescenta disciplinas de Avaliação Imobiliária, Responsabilidade Social, Administração de Conflitos e de Relacionamentos, entre outras que aprimoram o desempenho do profissional.

Antes de se matricular, o interessado deve procurar saber se a instituição de ensino que oferece as disciplinas é credenciada pelo CONFECI para administrar os cursos.

Registro no CRECI

De posse do diploma, o técnico ou tecnólogo deve procurar um dos CRECIs existentes no país e solicitar o formulário de Pedido de Inscrição Pessoa Física, que deve ser devidamente preenchido. Este formulário também pode ser impresso a partir do site do CRECI.

Ao diploma e ao pedido devem ser anexados os seguintes documentos:

  • RG e CPF;
  • Título de Eleitor com comprovante de votação na última eleição, no primeiro e no segundo turno, quando houver;
  • Certificado de Reservista, para homens;
  • Comprovante recente de residência;
  • Comprovante de conclusão do ensino médio;
  • Duas fotos 3×4 e uma foto 2 x 2 sem data, iguais e recentes, sendo obrigatório o uso de terno para homens.

Todos os documentos devem ser autenticados em cartório. 

Após a entrega da documentação, é feita a conferência pela Conselho. Uma vez aprovado o pedido será emitido a guia para pagamento da anuidade, de emolumentos e da taxa de inscrição, que também deverá ser entregue ao CRECI. Cumprida todas as formalidades, após dez dias, o novo corretor será chamado para fazer o juramento da profissão e receber a Identidade Profissional.

Agora que você já sabe como tirar o CRECI, que tal assinar a nossa newsletter? Assim você sempre ficará por dentro das nossas novidades!

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Share This