Você com certeza já percebeu que o mercado imobiliário não sente pena de ninguém, mesmo que você seja um profissional há muitos anos.

            Mas o que temos percebido nesses últimos anos, é que com a alta demanda de capacitações que o mercado imobiliário requer, alguns profissionais têm feito de tudo para se adaptar, enquanto outros, têm se apresentado estáticos diante das mudanças, como se estivessem esperando a crise passar, quando na verdade, ela não passará, e sim, se adequará conforme suas necessidades.

            Antigamente, quando um corretor tinha problemas, ele simplesmente esperava, e a própria economia do Brasil entrava em equilíbrio consertando as coisas.

            Porém, nos últimos 10 anos, o declive econômico é constante e crescente, o que prova que não vai mudar, e sim se adequar para realizar mudanças futuras.

            Por isso, é preciso que o profissional seja proativo e reativo diante de todas as oportunidades que surgem, mesmo quando se encontram camufladas de alguma maneira. Por isso, vamos listar aqui alguns cuidados que devem ser observados para que nenhum corretor seja prejudicado.

            Nesta matéria, dividimos o texto em 3 partes, a primeira se destacará na proatividade, assim como seus respectivos benefícios. O segundo assunto se concentra na reação dos corretores em cada tipo de circunstância, e logo faremos uma abordagem que serve de adaptação, para que você possa entender na verdade, o que o mercado imobiliário espera de você daqui para frente, assim, poderá estar mais preparado para as futuras mudanças que vem por aí.

Proatividade

            No que diz respeito a proatividade, podemos concluir que se trata da atitude positiva de anteceder-se às situações, e estar preparado para os mais diversos tipos de problemas.

            Um corretor proativo, é aquele que consegue se adaptar a qualquer tipo de situação, entre elas, se houver a necessidade de adquirir novas habilidades, ele não fica fazendo caso, mas se lança com o intuito de conseguir o maior nível de conhecimento possível.

            As maiores qualidades de um profissional proativo são:

Organização: Pode parecer um pouco exagerado, mas as pessoas que possuem essa característica conseguem desenvolver sua vida profissional com muito mais eficácia. O tempo perdido é quase nulo, pois tudo se encontra em seu devido lugar. O tempo somado em todo o expediente, faz uma grande diferença.

Pontualidade:Pelo fato de ser uma pessoa organizada, consegue calcular com exatidão seus horários, e se antecipa sempre. Dificilmente chega atrasado a alguma apresentação ou reunião. Mas isso não se refere apenas ao relógio, mas também consegue cumprir prazos de documentos e serviços com exatidão.

Arrojado: Quando algum problema surge durante uma transação ou até mesmo durante qualquer outro serviço, o profissional proativo toma uma decisão de resolver o problema, custe o que custar. Neste caso, podemos dizer que ele tem coragem de enfrentar qualquer situação, mesmo que ela não esteja favorável, e só descansa quando finalmente consegue o que quer.

Entendimento aguçado: Os proativos normalmente possuem maior capacidade cognitiva e apresentam maior facilidade para lidar com casos burocráticos ou problemas que levam tempo para serem resolvidos. Neste caso, ele passa a querer aprender sempre uma coisa nova referente à sua profissão, assim, quando uma situação se desenvolver, tratará de saber exatamente como proceder. Esse tipo de profissional é aquele que conseguem um resultado considerável sobre seus colegas e concorrentes.

Investimento em novas ferramentas: A proatividade não se encaixa apenas na pessoa em si, mas também em sua forma de trabalhar. Os profissionais que investem em boas ferramentas tendem a estar na frente sempre, mas o corretor não toma a decisão por impulso, e sim, dedica um tempo para estudar a ferramenta e ver se ela serve de fato para suas atividades em si. Pode ser considerada uma atitude proativa, estar por dentro das novidades.

Clareza de ideias: Para alcançar o nível de ter clareza de ideias, o profissional precisa estar com o espirito calmo, ou seja, ele não pode se encontrar atribulado por nenhum problema ou preocupação. Ele entra em um processo de criatividade aguçada, que o ajuda a ter boas ideias e encontrar uma solução para cada tipo situação.

Reação positiva e negativa

            Quando dizemos que o corretor de imóveis precisa ser proativo e reativo, queremos apontar sua atitude positiva diante de cada situação, mas a reação também pode ser negativa, caso a pessoa esteja enfrentando algum problema, ou diretamente apresente um caráter ruim.

            O profissional precisa reagir positivamente e sempre ter muita disposição, mas caso a situação seja contrária, e ele venha a reagir negativamente, é possível que essa atitude possa trazer problemas indesejados.

            Todo mundo reage diante de uma situação. Seja de forma positiva ou negativa, mas existe também a reação neutra, (que na minha opinião é a pior de todas).

            A reação neutra é aquela que a pessoa simplesmente TRAVA, e não consegue fazer mais nada. É o caso do animal que ao se sentir ameaçado finge-se de morto, o profissional que fica acoado, assustado ou até mesmo em uma situação de risco, fica travado.

            Ele não tem reação alguma, nem positiva nem negativa, mas simplesmente fica parado, sem saber o que fazer.

            É preciso tomar cuidado com as reações…

            Afinal de contas, as reações humanas são normalmente apoiadas em sentimentos, seja de medo, culpa, raiva, lástima e etc…

            Portanto, verifique qual está sendo a posição que você tem assumido em sua carreira profissional. Se é que pode se considerar uma pessoa com reações positivas, neutras ou negativas, e observar quais são os hábitos que você adotou com o passar do tempo, se é de uma pessoa proativa, ou desorganizada, atrasada, sem criatividade ou clareza de ideias.

            Você pode encontrar outros treinamentos específicos para corretores de imóveis na Rede Silvinho Ximenes, através do site www.redesilvinhoximenes.com.br.

            Agora que você já pode compreender um pouco mais sobre assunto, faça uma avaliação de si mesmo, e veja em quais parâmetros você pode melhorar e desenvolver melhores resultados, tenho certeza que se levar em consideração o que acabou de ler, terá um foco a seguir e uma referência para alavancar sua carreira.

 

 

 

Sobre o autor

Facundo Ferreyra

Deixar comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Share This