“-Meu nome é Juliano Braga, moro na cidade de Arcadas-SP. Recentemente tomei a decisão de vender um terreno localizado em Campinas-SP, mas a minha pergunta é a seguinte… Posso vender por minha própria conta, ou preciso de um corretor de imóveis para aprovar a documentação? É que o valor da comissão ao meu ponto de vista é alto, por isso preciso saber se existe mesmo a necessidade de um corretor de imóveis durante a minha negociação”.

Juliano Braga

            Recentemente, nossa equipe recebeu esse e-mail, de um de nossos leitores. Mas por estarmos cientes de que essa dúvida atinge boa parte da população, resolvemos publicar a resposta, em cima do comentário de nosso amigo Juliano.

            Sendo assim, primeiramente, gostaríamos de agradecer seu contato, assim como sua confiança em escrever para nossa equipe. Sabendo que seu interesse se compara ao pensamento da maior parte das pessoas, decidimos responder com riqueza de detalhes, e abordar os assuntos mais importantes, referente à sua pergunta.

            Esperamos que através dessa resposta, você e todas as outras pessoas que acompanham diariamente nossas matérias, possam entender a necessidade de um corretor de imóveis, durante uma transação imobiliária.

Durante uma negociação, quem assume os riscos? 

            A verdadeira necessidade de um corretor de imóveis durante uma negociação, é para anular os riscos de perdas.

            Muita gente, por não entender como funciona o mercado imobiliário, deixam de obedecer às regras das negociações, para apoiarem-se diretamente na boa vontade das pessoas.

            Mas a questão, é que tudo o que é feito sem uma base de respaldo, promove um risco, e por se tratar de um negócio com alto valor financeiro, caso algo saia errado, você poderá perder muito mais do que sua propriedade.

            Mas, vamos por partes, para que você possa entender melhor, como funciona de fato o processo.

          

  Ao contratar um corretor de imóveis, seja ele associado à uma imobiliária ou não, você está colocando o peso da responsabilidade sobre ele. Ou seja, a partir do instante em que o profissional é acionado, ele passa a assumir todos os riscos da negociação.             Neste caso, fica sob inteira responsabilidade do próprio profissional, conferir todos os comprovantes e documentações, realizar investigações sobre o histórico do imóvel e do cliente, tratar de identificar as vulnerabilidades do imóvel, realizar a inspeção, avaliação e várias outras tarefas que lhe cabe.

            Normalmente, uma pessoa que não possui conhecimento exato sobre as técnicas de transação imobiliária, não conseguiria realizar todo o processo.

            Portanto, essa seria a primeira necessidade de um corretor de imóveis mediar a negociação.

Exageros em descontos, ou aumento súbito de valores, pode ser sinal de golpe

           

O corretor de imóveis conhece o valor de terreno de cada localidade, portanto, é ele que fica responsável de alertar sobre o valor que o imóvel realmente custa.

         Já houve casos de o proprietário vender (por sua própria conta) um imóvel por um valor muito abaixo do que realmente correspondia.

            Na cidade de Osasco-SP, um comerciante vendeu um ponto comercial no valor de 220 mil reais, quando uma vez avaliado, foi constatado que ele custava 480 mil reais. (Ainda mais por se tratar de um ponto comercial).

            Neste caso, o comprador levou muita vantagem, pois comprou uma propriedade pela metade do valor, enquanto o antigo dono pensava que tinha feito um bom negócio.

            Isso não teria acontecido, caso um corretor estivesse mediando a negociação.

            Além de vender a propriedade por valores inferiores, é muito comum você encontrar casos de supervalorização de imóveis. Ou seja, o proprietário, com o intuito de tirar o maior lucro possível, acaba vendendo a propriedade, por um valor muito mais alto do que ela realmente vale.

            Os casos de descontos, também são, muitas das vezes, ciladas disfarçadas, pois na ansiedade de passar o imóvel para frente, o proprietário aceita fazer descontos que acabam ficando completamente fora do valor de tabela.

           

Ano passado, um proprietário vendeu um imóvel em Santa Catarina, com um desconto de 50 mil ao comprador, que dizia só possuir um valor inferior.

            Neste caso, um corretor iria aplicar o desconto, porém parcelando o valor respectivo, e não oferecendo ao comprador que só queria economizar mais.

            Portanto, você pode perceber que a necessidade de um corretor de imóveis é fundamental, em todos os exemplos citados acima, o valor perdido foram absolutamente maiores do que a respectiva comissão do profissional.

Ajuda no pedido de financiamento, garantia do recebimento do dinheiro e outras vantagens que você não consegue obter ao fazer o processo sozinho

            O corretor de imóveis intermedia o processo, ou seja, ele fornece suporte, tanto para você, como para seu cliente.

            Dentro desse suporte, está a ajuda com temas referentes ao processo de compra, ou seja, captação dos documentos necessários, verificação de legitimidade, ação conforme o preço, e muitas outras atividades que sozinho, você terá uma imensa dificuldade.

            Outro ponto importante, é que a transferência seja de fato realizada, caso haja necessidade de um financiamento, o corretor irá aconselhar o comprador, em todas suas responsabilidades de deveres junto à instituição financeira. Pois, mesmo depois de fazer o processo de compra, ele ainda corre riscos de perder a propriedade, caso exista inadimplência de sua parte.

Não arrisque seu patrimônio! Invista em seu futuro contratando um ótimo profissional

            Você também poderá contar com um dos corretores autônomos de nossa equipe. A Rede Silvinho Ximenes conta com mais de 400 mil corretores cadastrados, que atendem todo o território nacional.

            Portanto, não importa de que lugar você seja, nossa equipe vai até você para garantir a segurança de sua negociação, certificando-se de que o valor vendido é realmente o que corresponde, e se o comprador está tomando todos os cuidados necessários para ter sucesso em seu financiamento.

            A Rede Silvinho Ximenes também conta com apoio jurídico, que garante que você esteja respaldado pela lei, e possa realizar sua negociação com segurança e tranquilidade.

Entre em contato hoje mesmo, e peça a ajuda de um profissional pelo site www.redesilvinhoximenes.com.br.

Até a próxima!

Sobre o autor

Facundo Ferreyra

Deixar comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Share This