Pela localização e pela infraestrutura de alto padrão, o bairro Santo Agostinho está entre os melhores de Belo Horizonte. Esses e outros aspectos, que veremos a seguir, oferecem privilégios especiais para as pessoas que moram, trabalham ou têm negócios no local.

Quer saber por que o Santo Agostinho é um dos lugares mais indicados para se investir na capital mineira? Continue a leitura!

Um pouco da história do bairro Santo Agostinho

Embora, de acordo com o projeto original de Belo Horizonte, o Santo Agostinho já estivesse inserido na área urbana da capital — delimitada pela Avenida do Contorno —, o bairro ainda não havia se desenvolvido adequadamente até meados dos anos 1930. Pelo contrário: a 12ª Seção Urbana (como foi denominada oficialmente a região) era ocupada por aglomerados que não tinham uma infraestrutura apropriada.

Contudo, a partir de 1934, com a instalação do Colégio Santo Agostinho, essa realidade começou a se transformar. E a nova denominação do bairro, a mesma da instituição de ensino, foi o primeiro indício. Residências de alto padrão foram substituindo gradativamente os barracos erguidos às margens dos córregos do Leitão e Barroca.

Em 1950, a fisionomia do bairro se transformaria ainda mais, quando uma grande área, ainda ocupada por construções precárias, foi urbanizada pela então Universidade de Minas Gerais — a atual UFMG. Dali em diante, a região foi adquirindo aspectos cada vez mais nobres.

O Santo Agostinho de hoje

Com o passar dos anos, boa parte dos antigos casarões de alto padrão foram substituídos por edifícios de mesmo nível, que deram ao bairro um toque de modernidade. Porém, mesmo com as construções modernas da atualidade, a região ainda preserva uma forte conexão com o tempo bucólico que já existiu por lá.

Assim, o Santo Agostinho de hoje mantém a dinâmica acelerada dos grandes centros urbanos, reunindo construções residenciais e comerciais de alto padrão, mas não perdeu algumas das boas características do passado. Exemplo disso é a feira livre que acontece no local.

Cabe ressaltar que a sede do legislativo mineiro está localizada no bairro. Na mesma região da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), também estão as sedes da Cemig, do Clube Atlético Mineiro, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG) e da Justiça Federal no estado.

Lá também estão a sucursal do Banco Central em Minas e as sedes e filiais de importantes empresas, de vários setores da economia, que se destacam nos âmbitos nacional e mundial. Essas características denotam o grau de desenvolvimento que o bairro alcançou e a qualidade de vida das pessoas que moram ou trabalham nele.

A localização

A condição privilegiada de desenvolvimento do Santo Agostinho é fácil de entender. Afinal, ele se encontra em uma posição estratégica, que é vizinha ao bairro de Lourdes e ao Barro Preto — e próxima à Praça da Liberdade, à Savassi e ao Centro.

Ou seja: além de possuir atrativos próprios, a região está perto dos principais pontos de interesse de Belo Horizonte. E também vale considerar que essa localização é servida pelas principais vias de acesso da capital.

Pela Avenida do Contorno, o bairro se conecta a todas as regiões da cidade. Pela Álvares Cabral, seguindo a Raja Gabaglia, é possível alcançar outros pontos importantes da capital, como o BH Shopping e a saída para o Rio de Janeiro. Pela Amazonas, ele se conecta rapidamente ao centro e tem saída para a região da Cidade Industrial ou para São Paulo.

Além disso, o local é servido pelas avenidas Barbacena e Olegário Maciel, com ruas largas e bem sinalizadas. Tudo isso faz com que o Santo Agostinho seja um bairro muito fácil de encontrar — aliás, é uma referência na cidade — e, também, permita chegar com facilidade a qualquer outro local de BH.

Infraestrutura

O Santo Agostinho tem de tudo, com o melhor padrão que Belo Horizonte pode oferecer. Lá estão alguns dos melhores hospitais da cidade, supermercados de alto nível, bares ou restaurantes para todos os gostos e, também, um teatro e cinemas de elevado padrão.

Um dos melhores e mais luxuosos shoppings da capital, o Diamond Mall também está no bairro e merece um destaque especial. Afinal, em um único lugar é possível encontrar as marcas mais sofisticadas do mundo, que compartilham o espaço com atrativos de lazer e de cultura de extremo bom gosto.

Além da excelente infraestrutura viária já citada, a região conta com 9 linhas de ônibus, que o conectam a vários pontos da cidade. A linha 67 liga o Santo Agostinho à Estação Vilarinho, em Venda Nova. O bairro também é servido por outras 8 linhas, que são:

  • 8207 (Maria Goretti/Estrela Dalva);
  • 2033 e 2034 (Betânia/Centro);
  • 2035 (Bairro das Indústrias/Centro);
  • 9211 (Caetano Furquim/Havaí);
  • 2152 (Salgado Filho/Cruzeiro);
  • SC03 A e B (Hospital Felício Rocho/Hospital Militar).

Assim, onde quer que estejam, as pessoas podem chegar facilmente ao bairro utilizando o transporte público. E, mesmo que você não precise do ônibus para se deslocar, não tenha dúvidas de que ele é muito importante para quem necessita chegar até você. 

Segurança

A segurança é um ponto alto do Santo Agostinho e merece destaque. Afinal, além de abrigar importantes órgãos públicos, que exigem expedientes de segurança especiais — como a ALMG, a Justiça Federal e o Banco Central —, o bairro conta com a presença da 4ª Delegacia da Polícia Civil. 

Também vale ressaltar que, no vizinho Barro Preto, está o 12º Batalhão de Infantaria do Exército, enquanto o Prado abriga a Academia de Polícia Militar de Minas Gerais. De fato, tais vizinhanças criam uma circulação natural de militares pelo bairro.

Valorização

Por todos os motivos listados, o Santo Agostinho está entre os bairros mais valorizados de Belo Horizonte. Segundo uma pesquisa do site Agente Imóvel, especializado em valores do mercado imobiliário, houve uma valorização de 12% no preço de seu metro quadrado.

Considerando o período compreendido entre maio de 2016 e maio de 2017, o valor passou de cerca de R$9,2 mil para R$10,5 mil por metro quadrado. Isso demonstra que, além de ser um excelente lugar para morar ou ter negócios, o bairro Santo Agostinho oferece ótimo retorno para quem investe ali, mesmo em tempos de economia difícil. 

Agora que você já tem todas as informações sobre um dos melhores bairros de Belo Horizonte, que tal curtir a nossa página no Facebook? Assim, você ficará sempre por dentro das novidades do mercado imobiliário! 

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Share This