Quando vemos algum anúncio, de que existe um imóvel a venda, logo vem em nossa mente que tudo o que precisa ser feito é realizar o pagamento e transferir a escritura.

         Mas nos últimos 8 anos, os problemas referentes a compra e venda de imóveis subiu de forma alarmante, fazendo-nos tomar uma atitude diante do problema.

            Nós que fazemos parte da Rede Silvinho Ximenes, lidamos com compra e venda de imóveis, estabelecimentos, apartamentos e loteamentos, todos os dias, por isso, sabemos que não basta aportar o dinheiro e exigir a entrega do imóvel, pelo contrário, existem vários problemas que surgem caso você não souber avaliar um imóvel de forma correta.

            Por isso tratamos de escrever uma breve matéria que irá impedir que você seja enganado, e ensinar um passo a passo para que você aprenda como avaliar um imóvel antes de comprá-lo ou vendê-lo.

Faça um comparativo com os outros imóveis que sejam parecidos

            Sabemos que cada imóvel possui suas próprias características, e decorrente a isso, fica difícil dizer em cima de uma pesquisa boca a boca.

            A questão é que existem pessoas que gostam de tirar proveito das situações, por isso, uma breve pesquisa a um imóvel parecido em seu bairro, irá acabar com suas dúvidas no que diz respeito a valores exorbitantes.

            É fato que no mercado imobiliário você encontra todos os tipos de vendedores…

            Existem aqueles que se encontram desesperados para ganhar dinheiro, que por mais que não gostem, aceitam a vender um determinado imóvel por um valor consideravelmente mais baixo do que ele vale realmente (Caso de proprietários endividados, com bens hipotecados ou em juízo).

            Existem aqueles também que supervalorizam os imóveis que trabalham, cobrando muito mais do que ele realmente vale, sempre com o intuito de ganhar uma grana em cima da inocência das pessoas.

            Portanto, se você perceber que o valor está muito acima da média, trate de fugir dos vendedores aproveitadores, pois por mais o imóvel seja bom, pagar algo fora da realidade está totalmente fora de questão.

Não tenha vergonha de procurar ajuda profissional

            Hoje em dia é possível contar com os famosos corretores autônomos. Nossa Rede, conta com os serviços de vários deles, pessoas que trabalham com o mercado imobiliário a anos, e estão acostumados a toda rotina da venda ou aluguel de um imóvel.

            Muitos sentem medo de pagar algo que esteja fora de questão, e até mesmo sentem vergonha em pedir ajuda ou tirar alguma dúvida, mas em casos assim é importante ser humilde para não pagar mais caro.

            No momento de avaliar um imóvel, é comparado todas as vantagens e desvantagens que as características do imóvel apresentam, por exemplo…

  • Desnivelamento de terreno
  • Segurança do bairro
  • Encanamento
  • Situação da instalação elétrica
  • Área livre
  • Impermeabilização
  • Infiltrações e gotejamentos
  • Rachaduras
  • Problemas com a documentação
  • Estado do telhado
  • Estado das portas, janelas e piso

            No caso da venda do imóvel esses detalhes precisam ser considerados, e de certa forma, “descontados” do orçamento em questão.

Publicidade

            Porém no caso da locação a regra também conta, porém é importante lembrar que essas condições são responsabilidades do proprietário do imóvel, e de nenhuma forma o inquilino deverá assumi-las.

A localização deve ser estudada e bem analisada

            Sei que para algumas pessoas a infraestrutura de um determinado bairro não importa, pois a intenção normalmente é a parte da economia.

            O que elas não conseguem entender, é que quando o bairro carece de recursos, o preço a pagar é muito mais alto, quando comparado com o valor gasto a longo prazo.

            Por exemplo, comprar um imóvel em um lugar remoto, onde não existe serviços de acessibilidade como farmácias, mercados, padarias e escolas, o forçarão a gastar muito mais com transporte e outros serviços em longo prazo.

            Outra razão pela qual a localização deve ser estudada, é o fato da valorização do imóvel estar comprometida, pois se a pessoa adquire uma propriedade em um bairro em desenvolvimento, daqui a 5 anos, ela poderá estar valendo praticamente o dobro do valor de compra, por isso, é interessante investir em seu patrimônio de maneira inteligente.

            Um bairro seguro, com acessibilidade de transporte, com infraestrutura crescente, pode se tornar uma verdadeira mina de ouro daqui uns anos, por isso é muito mais rentável e lucrativo investir.

No que diz respeito a imóveis velhos, só invista se a área for realmente interessante

            O estado de conservação do local é uma das principais coisas serem observadas, pois quanto mais velho ele for, mais problemas relacionados à manutenção ele apresentará, salvo se ele estiver em perfeito estado de conservação.

            A condição das vigas e dos telhados são os problemas mais comuns, seguidos da infiltração e rede elétrica. Por isso, caso existam problemas relacionados a esses assuntos, o preço pode cair muito durante a negociação.

            Outra dica, é controlar o consumo de energia elétrica nos últimos 3 ou 4 meses, para verificar se está havendo vazamentos de energia, isso normalmente é identificado quando existe súbito aumento no valor das contas.

A importância de estar sempre atento

            No ano de 2012, foi registrado um aumento de 12% nos problemas relacionados a compra, venda e locação de imóveis comparado com 2010, e em 2017, uma exorbitante porcentagem de 57% quando comparado com o ano de 2016.

            Isso mostra que no período de 5 anos, os problemas relacionados a esse tema seguem em crescimento, por isso, nunca é tarde para analisar bem um negócio.

            Caso exista dificuldades para realizar essa atividade, e você encontre problemas para entender como funciona a valorização de imóveis, entre em contato com a Rede Silvinho Ximenes, (http://www.redesilvinhoximenes.com.br) e peça ajuda. Sua dúvida com certeza é o questionamento de muitos, e vale lembrar que estamos aqui para ajudar.

            Não seja enganado por causa de inocência, procure avaliar um imóvel antes de comprá-lo ou vendê-lo.

            Fazendo isso, você evitará uma tremenda dor de cabeça futura, que além de tirar a sua paz, poderá fazer você perder uma quantia de dinheiro considerável, portanto, todo cuidado é pouco.

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Share This