Seja para uso próprio ou para venda posterior, muita gente tem como meta o investimento em imóveis, E, nos dois casos, é importante contar com uma imobiliária de confiança para intermediar a negociação entre comprador e vendedor.

Essa dica, aliás, vale até para pessoas que procuram um serviço de locação, ou que pretendem alugar o imóvel à possíveis inquilinos.

Quer entender por quê? Neste post, reunimos os principais benefícios da imobiliária para as partes envolvidas em uma negociação de compra e venda ou de aluguel. Então continue lendo e confira!

Os benefícios da imobiliária para proprietários de imóvel

De fato, alugar ou vender com o auxílio de uma imobiliária pode evitar muitas dores de cabeça ao proprietário de um imóvel. Isso porque, em primeiro lugar, a empresa fica responsável pela elaboração correta do contrato e dos demais processos burocráticos necessários na negociação.

Contudo, ainda há outros benefícios a se considerar. Vejamos, então, alguns dos principais deles:

1. Divulgação eficiente

Sem o apoio de uma imobiliária, pode-se encontrar dificuldades para anunciar imóveis. Afinal, considerando que as chances de negociação dependem de uma boa divulgação da proposta, é importante contar com uma variedade de opções para levar o anúncio ao público.

Quanto a isso, as imobiliárias contam com profissionais que sabem trabalhar com diferentes espaços e recursos para anunciar os imóveis. Além das placas, anúncios e catálogos dispostos na própria empresa, seus corretores têm à mão ferramentas da internet para aumentar o alcance dos anúncios.

2. Agilidade na locação ou venda

A agilidade na locação ou venda de imóveis é um dos benefícios mais valorizados por quem pensa em contratar uma imobiliária. De fato, com o trabalho eficiente da imobiliária em divulgar por meio de sites e jornais, a rapidez no fechamento de contratos é garantida.

E, se a estratégia de anunciar nos principais canais de comunicação não der certo, o proprietário de imóvel ainda conta com a lista de clientes já cadastrados na imobiliária escolhida. Com a vantagem de que muitos desses contatos podem se tornar compradores ou locatários no futuro.

3. Maior comodidade nas cobranças

O intermédio do serviço da imobiliária tem ainda a vantagem de trazer comodidade durante as cobranças de aluguel. Nesse processo, o proprietário não precisa se preocupar com a parte chata, já que isso fica sob a responsabilidade da equipe da imobiliária contratada.

Sem contato direto com inquilinos, os donos de imóveis tornam seus serviços de locação mais profissionais e livres de desentendimentos comuns, causados por atraso de contas, por exemplo.

Além disso, isso evita certas surpresas, como a falta de pagamento de tributos e taxas (condomínio, IPTU) — despesas controladas pela equipe da imobiliária.

4. Garantia de conservação do imóvel

Para proprietários que alugam imóveis, a presença da imobiliária durante a negociação também é importante para garantir que o bem seja entregue no mesmo estado de conservação que apresentava no início do contrato.

Esse processo de cuidado ocorre por meio das vistorias, que permitem registrar com imagens todas as características e detalhes do imóvel antes da locação. No caso de haver irregularidades após esse período, a imobiliária poderá cobrar do inquilino os devidos reparos.

Os benefícios da imobiliária para compradores e locatários

Sabemos que, muitas vezes, com pressa para alugar ou comprar o imóvel desejado, as pessoas acabam optando pelo contrato direto com o proprietário.

Contudo, ainda que seja comum no mercado, essa condição também pode trazer problemas a inquilinos e compradores que desconhecem as etapas básicas de uma negociação de imóvel. Por isso, vejamos alguns motivos para procurar uma imobiliária nessas situações:

5. Segurança na negociação

Os profissionais da imobiliária têm a obrigação de mostrar ao cliente todos os riscos envolvidos em uma negociação de compra ou locação de imóvel. Esse aconselhamento é fundamental, e traz segurança para a tomada de decisões.

Ainda, cabe destacar que mesmo os clientes mais atentos podem se deparar com propostas de venda ou locação enganosas. É por isso que, na hora de fechar negócio, a orientação também é importante para que a análise de documentos seja feita com cautela, permitindo identificar possíveis irregularidades no contrato.

6. Suporte de qualidade

Dentro de uma imobiliária, tanto o inquilino quanto o proprietário de imóvel serão tratados sempre como clientes. Essa condição é valiosa para as partes envolvidas na negociação porque previne a intromissão de proprietários na rotina do inquilino, e vice-versa.

As imobiliárias também oferecem a seus clientes assistência completa, sempre acompanhada de atendimento de qualidade e com apoio de equipes dispostas a solucionar os problemas com integridade e simpatia.

7. Variedade de opções

A procura pelo imóvel ideal pode ser um desafio para quem não é familiarizado com o mercado imobiliário da região de interesse. Nessa situação, o apoio de uma imobiliária pode fazer toda a diferença na busca das melhores opções para investimento ou moradia.

Em uma simples conversa com a equipe de corretores, por exemplo, o futuro comprador ou inquilino já pode ter contato com uma infinidade de imóveis e condições de pagamento. E assim, com as propostas pensadas e adequadas ao perfil do interessado, fica mais fácil encontrar um empreendimento que se encaixe nas necessidades atuais e futuras da família.

8. Maior economia

Por fim, em contratos diretos entre comprador e vendedor ou locador e locatário, o proprietário do imóvel pode fazer cobranças indevidas ao indivíduo interessado na negociação.

Mas essa situação pode ser evitada se você optar pela compra ou aluguel de imóvel com intermédio da imobiliária. Afinal, com orientação do corretor, é possível obter descontos e se livrar de despesas que são de responsabilidade do proprietário do imóvel.

Bem, a partir de todos esses itens, podemos dizer que a imobiliária também traz benefícios que são comuns a proprietários, compradores e locatários de imóveis. Até porque o apoio de um corretor garante aos envolvidos uma negociação bem mais tranquila, livre de imprevistos e possíveis arrependimentos.

E, com relação a modalidade de locação, é preciso considerar que um imóvel anunciado por meio do serviço da imobiliária sempre terá seu contrato feito com base na Lei do Inquilinato. Isso garante que todos os deveres do proprietário e do inquilino serão valorizados e cumpridos durante e após a negociação.

Então, viu só como os benefícios da imobiliária englobam tanto quem quer alugar quanto quem quer comprar ou alugar imóveis? E agora que você já sabe bons motivos para procurar esse serviço especializado, aproveite e confira também estas 7 dicas para vender imóveis rapidamente!

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Share This