transformação digital tem impactado todos os setores da economia e a forma como consumimos e acessamos a informação. Nesse contexto, o marketing digital para corretores de imóveis se tornou uma das melhores estratégias para quem quer ter sucesso no mercado imobiliário. 

Se você já percebeu à importância que a internet tem atingido nos dias atuais, mas sente que ainda não sabe como aproveitá-la totalmente, continue lendo. Vamos lhe apresentar as principais vantagens de se integrar a essa ferramenta e tirar o melhor proveito possível. Confira!

1. Aumenta a relevância do corretor no ambiente online

O grande fluxo de informação e a facilidade em acessá-lo pela internet hoje faz com que um número expressivo de pessoas inicie sua jornada de compras no ambiente virtual. O corretor presente nas mídias sociais aumenta não só a sua chance de ser encontrado, mas também a de criar uma trajetória profissional respeitável no meio digital, se tornando referência no ramo.

Agindo com ética e estratégia, além de desenvolver uma boa relação com o cliente (algo que a internet facilita bastante), o corretor pode aumentar sua clientela e carta de imóveis por meio do contato com um grande número de pessoas que o meio virtual propicia.

2. Qualifica leads

Lead é um termo bastante usado no marketing digital para definir um possível comprador (ou ficha) que demonstrou interesse em seu produto ou serviço por meio do preenchimento de formulário com alguns dados pessoais ou mesmo assinando uma newsletter.

Como a internet permite um acompanhamento preciso do comportamento do usuário, você pode utilizar disso para averiguar quais leads estão mais próximos de realmente se tornarem clientes ou se ainda estão na fase de conscientização sobre seus serviços.

Você pode, por exemplo, segmentar sua lista de e-mails enviando mensagens específicas para cada grupo de interessados de acordo com o estágio do funil de vendas no qual se encontram.

3. Diminui o custo de aquisição de clientes

Como boa parte de tudo que pode ser feito no marketing digital é grátis ou mais em conta do que os investimentos necessários na mídia tradicional, como a televisão, outdoors e revistas, você pode atingir um grande número de pessoas de maneira segmentada sem ter que pagar rios de dinheiro por isso.

O termo CAC (Custo de Aquisição de Clientes) define justamente o quanto uma empresa teve de investir para conquistar novos clientes somando os custos dos investimentos dos setores de marketing e de vendas, dividido pelo número de clientes conquistados. O resultado final foi o custo para adquirir um novo cliente.

4. Oferece ferramentas para análise de desempenho

Praticamente toda mídia e rede social oferece alguma métrica própria de desempenho de campanha e estatísticas sobre o alcance de um determinado post. Entre todas as ferramentas para análise de desempenho, a mais conhecida é o Google Analytics. Por meio de um acompanhamento extremamente preciso, ela oferece pistas importantes para você melhor conhecer sua clientela e desenvolver estratégias cada vez mais inteligentes para fidelizá-la. 

Algumas das métricas oferecidas pelo Google Analytics são:

  • Número de visitas e de visitantes: uma mesma pessoa pode ter visitado sua página mais de uma vez;
  • Visualizações de página: quais páginas do seu site foram visitadas;
  • Taxa de Rejeição (Bounce Rate) e Taxa de Saída: a primeira indica quem visitou apenas uma página e não seguiu adiante, e a segunda, quem entrou em uma página e saiu, independentemente se foi a primeira página visitada;
  • Origens de tráfego: seu site pode ser sido encontrado no Google, por acesso direto, link de outros sites ou por meio de anúncios.
  • Heat Map: mostra as áreas mais quentes de seu site, ou seja, a que mais recebeu cliques ou os pontos pelos quais o mouse mais passou, indicando onde está o interesse do seu visitante.

5. Permite diferentes estratégias

Agora vamos à cereja do bolo: as estratégias de marketing digital! Até então, falamos muito sobre as vantagens desse recurso, porém agora chegou o momento de aprender como aplicar tudo o que lhe foi demonstrado. Confira!

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Persona

A possibilidade de acompanhar o comportamento do usuário por meio das ferramentas de análise de desempenho tem permitido cada vez mais personalizar o atendimento e desenvolver estratégias focadas no interesse individual. O conceito de persona vem justamente como o próximo degrau da ideia de público-alvo que antes se resumia a grupos de interesse com mais ou menos as mesmas características.

Baseado em pesquisas que podem ser feitas desde as análises de desempenho até mesmo entrevistando sua clientela por meio de e-mail marketing, você cria as bases para imaginar quem seria seu consumidor ideal. Quer um exemplo? Veja abaixo:

João Marcos tem 35 anos, é pós-graduado em marketing e gerencia uma agência no centro da cidade. Não tem filhos e mora sozinho, mas quer achar um local perto do trabalho, o mais bem localizado possível, mesmo que pequeno. Acredita que um loft ou uma quitinete poderia atender bem ao seu estilo de vida atual.

Produção de conteúdo

Conhecendo sua persona, você pode direcionar suas estratégias de Inbound Marketing para atraí-la com assuntos interessantes e que podem fazê-la se envolver com o seu trabalho. Por meio de blog posts, você pode falar, por exemplo, sobre “como decorar seu loft” ou “5 dicas de como encontrar o imóvel ideal” e diversas outras temáticas.

A grande vantagem da produção de conteúdo é servir o seu visitante com informação de qualidade sem que se sinta interpelado por publicidade e propaganda. Esse é um dos maiores motivos para o sucesso dessa estratégia no contexto digital atual.

SEO 

Um conjunto de técnicas essenciais para fazer valer seus blog posts e diversas outras ações de marketing digital é a Otimização para Mecanismos de Busca — Search Engine Optimization (SEO), em inglês.

Por meio do conhecimento das palavras-chave mais importante no seu ramo de atuação — digamos “aluguel de apartamento em Belo Horizonte” — e o uso estratégico delas no hyperlink, título e intertítulos de seu post, você pode começar a se beneficiar dessas técnicas.

Além disso, a descrição de todas as imagens dispostas no seu post, um texto bem escrito com parágrafos curtos e criação interna de links para outros posts do seu site também fazem parte desse conjunto de táticas. Quanto mais você procurar dominar o SEO, mais fácil será encontrado pelo Google e demais sites de busca, além de oferecer uma excelente experiência ao usuário. 

Redes Sociais

Seria impossível falar de marketing digital sem mencionar as redes sociais. Por meio de posts estratégicos com boas fotos e chamadas atrativas, você pode alcançar um grande número de pessoas em diversos sites. Ao criar sua estratégia, pense no perfil de cada um deles, por exemplo:

  • Instagram: voltado para fotos de boa qualidade, ainda que você possa utilizar textos e se beneficiar amplamente com o uso das hashtags;
  • Twitter: focado em comentários curtos que podem se tornar boas chamadas para seus blog posts, além do uso de hashtags;
  • Facebook: apesar de não existir limites de caracteres como no Twitter, posts curtos com uma boa chamada incluindo foto ou link costumam fazer sucesso.

Esses são apenas alguns exemplos, pois existem redes com um perfil mais profissional, como o LinkedIn, no qual você pode se conectar com outros profissionais e gente interessada em seus serviços. Quanto mais você conhecer e dominar as redes sociais, melhor!

Se você gostou de aprender quais são as vantagens do marketing digital para corretores de imóveis, não deixe de curtir nossa página no Facebook. Sempre postamos os melhores conteúdos para você que busca sucesso no ramo imobiliário!

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Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

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