Se você quer se destacar no mercado imobiliário, já deve ter se perguntado se vale a pena trabalhar como corretor imobiliário online! Explorar as possibilidades oferecidas pela Internet se tornou fundamental para todas as áreas que trabalham diretamente com o cliente.

Preparamos este texto pensando nos desafios dos corretores em divulgar seu trabalho e driblar a concorrência. Aqui, você vai encontrar dicas de como usar a Internet a seu favor e, assim, destacar-se cada vez mais no mercado. Boa leitura!

Veja a internet como uma ferramenta de trabalho

Quem trabalha com corretagem há bastante tempo, ainda se lembra do tempo em que a prospecção de imóveis e clientes não contava com essa ajudinha do mundo digital. Vasculhar anúncios de jornal, andar pela cidade em busca de imóveis e depender completamente de indicações de amigos e antigos clientes faziam parte da rotina do corretor.

Hoje, felizmente, podemos contar com a ajuda da Internet na realização do nosso trabalho. Mas, se por um lado, os benefícios são inegáveis, por outro lado, o mercado imobiliário se tornou ainda mais competitivo para os corretores.

Mas, apesar das desavenças que existem nessa relação, reconheça que a Internet é uma excelente ferramenta de trabalho do mundo moderno. Sem ela, será quase impossível conseguir se destacar em meio a esse mar de informações a que estamos todos expostos, inclusive os seus clientes.

Mantenha uma página profissional em suas redes sociais

Se você quer ganhar o mundo digital, comece pelas redes sociais. É lá que os seus clientes passam uma boa parte do tempo. As redes sociais são um mecanismo eficaz para manter contato com os seus clientes antigos e ganhar novos.

Postar fotos de um novo imóvel que acaba de entrar em seu catálogo de vendas é uma maneira simples de lembrar as pessoas que você está disponível para ajudá-las a encontrar uma casa nova, fazer um investimento ou avaliar um imóvel.

E, como as pessoas fazem usos distintos das redes sociais, vale a pena investir um tempo criando o seu perfil profissional em várias delas. Manter uma conta nas redes mais populares, como Twitter, Facebook e Instagram vai ajudá-lo a ter mais permeabilidade entre diferentes públicos.

Separe suas redes sociais profissionais de suas redes sociais pessoais

Um erro que muitos profissionais comentem é utilizar suas redes sociais pessoais para compartilhar informações relativas à sua vida profissional.

Apesar de você ser uma pessoa só, é importante manter bem separado o seu eu pessoal do seu eu profissional na Internet. Além de não ser muito saudável para sua vida misturar esses dois lados, tal atitude pode acabar comprometendo os negócios.

A sua página pessoal é o espaço no qual você costuma compartilhar com seus amigos e parentes informações privadas da sua vida, fotos dos seus filhos, piadas e, até mesmo, expressar sua opinião política.

Esse tipo de exposição ao cliente pode acabar sendo prejudicial à sua imagem profissional. O cliente pode acabar confundindo o que ele interpreta a respeito da sua vida com a sua prática profissional. É claro que essa não é uma forma justa de julgar o seu trabalho, entretanto, quando o assunto é Internet, o melhor é se resguardar.

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Considere ter um site

Hoje em dia, é muito fácil ter um site. Plataformas como Wix e WordPress são bons lugares para começar. Além de serem plataformas muito intuitivas, elas permitem que você crie páginas pessoais gratuitas, como blogs e sites. E, com um pequeno investimento, é possível adquirir um domínio privado, dando um ar ainda mais profissional para o seu site.

É interessante alimentar a sua página com as suas informações de contato, os links das suas redes sociais, etc. Ela também pode servir como um espaço para disponibilizar seu catálogo de imóveis.

Esse site não precisa ser tão sofisticado como as páginas das imobiliárias, que geralmente contam com mecanismos complexos de buscas. A ideia é facilitar o seu contato com o cliente, portanto, mesmo uma página simples já será bastante útil.

Faça uso das plataformas online

Considere divulgar os imóveis com que você está trabalhando em plataformas imobiliárias, como Imóvel Web, Viva Real e OLX, apenas para citar algumas.

Apesar de existir um custo para divulgação nessas plataformas, elas podem ser muito úteis para fechar negócio. Muitas pessoas em busca de um novo lar ou de uma possibilidade de investimento focam suas buscas nesses sites grandes. Isso acontece porque essas páginas oferecem a vantagem de concentrarem um grande número de imóveis, oriundos de proprietários individuais, construtoras e imobiliárias.

Garimpe novos clientes nas plataformas

Essas plataformas são interessantes não apenas para encontrar compradores e locatários, mas, sobretudo, para buscar novos imóveis para o seu catálogo.

Principalmente em plataformas que oferecem um número limitado de anúncios gratuitos, como OLX, é comum encontrar imóveis sendo comercializados diretamente por seus proprietários.

Muitos proprietários iniciam a busca por compradores ou locatários com a intenção de realizar a venda ou a locação sem intermédio do corretor. Porém, em que pese a intenção inicial, o trabalho de prospecção de compradores e locatários nem sempre é fácil. Nem todos têm a disponibilidade necessária para receber os interessados em visitar o imóvel, explicar os detalhes do condomínio, as benfeitorias do imóvel, etc.

Por conta dessas dificuldades, durante o processo de venda, muitos proprietários acabam sentindo a necessidade de contar com um profissional. Sabendo disso, não tenha receio de oferecer seus serviços para os possíveis clientes garimpados nessas plataformas. Muitas vezes, mais do que um comprador, o que eles realmente estão precisando é da ajuda de um profissional!

Tenha itens básicos de tecnologia

Para conseguir transmitir informações de qualidade e prospectar clientes, invista em equipamentos tecnológicos básicos. Um bom celular, um bom plano de telefonia móvel, uma máquina de fotografia com boa resolução e um notebook são equipamentos indispensáveis para o corretor.

Com esses equipamentos, é mais fácil tirar boas fotos dos imóveis que você comercializa, enviar informações instantâneas para seus clientes, responder e-mails, checar suas redes sociais, etc.

Explorar as possibilidades que o mundo online oferece é crucial para que o corretor tenha sucesso nos dias de hoje. A maior parte das buscas por imóveis, tanto para locação quanto para compra, inicia-se na Internet. Portanto, é lá que o corretor deve se fazer disponível.

Se você está nesse processo de buscar se destacar no mercado, com certeza a Internet tem muito para oferecê-lo.

Mas isso não é tudo! Uma outra ferramenta indispensável para quem quer ser um bom corretor imobiliário online que não falamos neste texto é o WhatsApp. Quer saber mais? Então continue a visita em nosso blog e entenda como usar bem essa ferramenta!

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Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

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