Para realizar uma construção litoral, materiais e decorações específicas resistentes à maresia são determinantes. Os amantes de praia que pretendem ou possuem uma casa litorânea seja para temporadas de lazer ou para viver, é importante fazer a escolha do material certo para a estrutura.

Questões estéticas e de segurança devem ser analisadas conforme os fatores influenciadores da região para poder se desfrutar com mais tranquilidade das maravilhas que o clima tropical tem a te oferecer.

 “Estudos analisam a semelhança entre o concreto e o corpo humano em relação à influência das condições de temperatura e de umidade para a saúde e o desempenho do trabalhador. Uma vez que essas semelhanças são compreendidas, os sentidos humanos podem fornecer informações úteis sobre os prováveis efeitos de condições ambientais no concreto e o seu lançamento nas formas de concretagem. Os exemplos incluem os efeitos do vento, umidade, secagem rápida, e as temperaturas quentes.” (RIBEIRO, 2013)

Por tanto a decoração do ambiente para construção litoral, deve ser sempre aliada aos demais elementos e forças que possam interferir no desempenho e durabilidade da obra.

Saiba algumas precauções e indicações específicas para esse tipo de clima.

Construção litoral – O que evitar e o que escolher

Na matéria Casa de praia em paz com a maresia, do site Sua casa sem segredos, encontramos algumas indicações sobre os materiais em ambientes tropicais.

Materiais a serem evitados

Materiais com propensão a produzir fungos como a madeira, devem estar preferencialmente dentro de casa com um revestimento para proteger.

Os de ferro e metal devem ser evitados por serem passíveis de uma rápida deterioração, se expostos à ambientes tropicais.

 

Materiais mais indicados

Tintas antifúngicas evitam o mofo. O esmalte sintético combate melhor a ferrugem criando uma camada protetora nas partes metálicas.

O verniz é uma ótima alternativa para revestir madeira e tijolos expostos. O verniz náutico é um exemplo dentre os tipos mais indicados para essa função.

 Pastilhas e porcelanatos são revestimentos que também ajudam a proteger paredes e pisos.

 No que diz respeito a tecidos, o poliéster é o mais indicado para ambientes tropicais. Ele possui maior durabilidade e é menos propenso à mofos.

Trocar peças e detalhes estruturais por materiais que não oxidam, como pvc ou aço inoxidável é uma escolha mais segura.

 

 

No momento de se inspirar para decoração e construção litoral, siga as ondas praianas. Você deve colher da essência e das cores desse cenário. Na praia, as nuances que predominam vem do azul do mar, do céu, do bege das areias, do tom amarelado que reflete o sol.

Montagens a partir desses elementos e cores chaves atribuem surpreendentemente uma energia semelhante à que encontramos nas belas praias.

Deixe a criatividade fluir na composição dos móveis, revestimentos, tecidos e materiais para estrutura. Concilie a essência decorativa às demais necessidades de sustentação para um imóvel litorâneo.

 

¹Disponível em : AÇÕES DEVIDAS AO CLIMA SOBRE OS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO EM REGIÕES TROPICAIS

²Disponível em: Casa de praia em paz com a maresia

 

Juliana Parreiras

Marketing – Rede Silvinho Ximenes®

 

Visite nossa loja virtual

Acesse o nosso site Rede Silvinho Ximenes®

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Share This