Depois de uma longa busca pelo imóvel ideal, você encontrou o lugar certo para alugar! E agora resta uma garantia para dar continuidade ao processo.

Por mais que a locação de um imóvel seja mais tranquila do que a compra, existem obrigações que devem ser cumpridas para garantir a segurança das três partes: do proprietário do imóvel, do inquilino e da imobiliária. E a principal delas é a obtenção de uma garantia, como o fiador.

No post de hoje mostraremos como conseguir um fiador e explicaremos como funciona a locação de imóvel utilizando essa garantia. Confira!

Quais são as garantias locatícias?

Para assegurar que o aluguel será pago, é exigida a contratação de uma garantia para o proprietário. A garantia mais comum são os fiadores. A maioria das imobiliárias trabalha com outras garantias, como seguro-fiança e título de capitalização (que são feitos através de seguradoras), mas que serão onerosas para o inquilino. 

O que é um fiador?

O fiador é uma pessoa física ou jurídica que deve assegurar o pagamento do aluguel durante o período da locação caso o inquilino fique inadimplente.

Para se tornar fiador, algumas exigências deverão ser cumpridas. Por exemplo, será necessário comprovar renda e possuir um imóvel registrado no nome de pelo menos um dos fiadores. Como existe toda uma análise antes da aprovação da documentação, esse processo pode ser um pouco mais lento. Veremos mais sobre essas regras abaixo.

Como conseguir um fiador?

O fiador deve ser alguém de convivência frequente e de confiança do inquilino, visto que os contratos são longos (30 ou 36 meses, por exemplo) e que há uma grande responsabilidade a ser assumida caso o inquilino não honre com os compromissos firmados em contrato.

Para quem está alugando um imóvel a trabalho, a empresa pode ser a fiadora. Em outros casos, o mais indicado é procurar alguém da família (pais, irmãos, tios) ou um amigo próximo que possa executar esse papel. A saúde financeira (ausência de dívidas ou processos) tanto dos inquilinos quanto dos fiadores será avaliada antes da aprovação.

Publicidade

O que é necessário para ser fiador?

Como citamos anteriormente, os fiadores podem ser pessoas físicas ou jurídicas. Geralmente são exigidos 2 fiadores com renda superior a 3 vezes o valor do aluguel, incluindo os encargos (IPTU e condomínio). Além disso, pelo menos um fiador deve ter um imóvel quitado em seu nome. A maioria das imobiliárias exige que os fiadores sejam da mesma cidade onde está o imóvel, mas essa informação deve ser consultada caso a caso.

Como alugar com fiador?

Depois de conseguir os fiadores, alguns documentos deverão ser apresentados para a imobiliária. A ficha cadastral deve ser preenchida tanto pelos inquilinos quanto pelos fiadores, e será avaliada por empresas competentes para checar se a locação é segura. Para fiadores casados, o cônjuge também deverá assinar o contrato, por isso deve preencher a ficha cadastral e apresentar todos os documentos.

Os documentos exigidos para uma pessoa física ser fiadora são:

  • RG ou CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Última declaração do Imposto de Renda;
  • Comprovante de renda (superior a 3 vezes o valor do aluguel e dos encargos);
  • Comprovante de estado civil (certidões de nascimento, casamento, divórcio).

Uma observação importante: para o fiador que possui imóvel, também será necessário apresentar uma cópia da matrícula atualizada do bem.

Os documentos exigidos para pessoa jurídica, além da ficha cadastral, são:

  • CNPJ, Inscrição Estadual;
  • Contrato social e última alteração (deverá permitir que a empresa seja fiadora);
  • Comprovante de endereço;
  • Documento de identidade e comprovante de residência dos sócios;
  • Última declaração do Imposto de Renda;
  • Último balanço;
  • Dois últimos balancetes;
  • Comprovação de bens (imóveis, veículos), se houver.

Depois de apresentar essa documentação em uma imobiliária de confiança, basta aguardar alguns dias para obter a resposta. Fiadores que se encaixam no perfil permitem que a locação seja aprovada mais rapidamente.

Agora você já sabe como conseguir um fiador e o que é preciso para ser um. Não é tão complicado, certo? Basta entender as exigências e apresentar a documentação completa para estar mais perto de alugar um imóvel!

Gostou desse conteúdo? Quer aprender mais sobre locação de imóveis? Então assine nossa newsletter e fique sempre por dentro do conteúdo que preparamos para você!

 

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This