Todo mundo precisa de um lugar para morar e essa é uma questão que gera muitas dúvidas na vida de qualquer pessoa. O déficit habitacional no Brasil é grande e existem diversas maneiras de resolver o problema, mas o questionamento mais penitente no setor é: vale mais a pena comprar ou alugar imóveis?

O fato é que as duas alternativas têm pontos positivos, mas também alguns aspetos que podem desanimar determinados perfis. Confira o conteúdo a seguir e descubra quais são as principais vantagens e desvantagens de cada alternativa:

Vantagens de comprar imóveis

Geração de patrimônio

Um dos maiores benefícios de comprar imóveis é que isso pode gerar um patrimônio perene para você e sua família. O mercado imobiliário brasileiro é bem robusto e experimentado, o que praticamente garante que as propriedades, mesmo em períodos de crise econômica, acabem se valorizando e sendo um investimento seguro e rentável.

Não é raro vermos, por exemplo, gerações de pessoas que fazem renda extra passiva com a locação de uma casa ou apartamento. Ainda que a sua intenção primordial não seja essa, é sempre muito positivo saber que o seu dinheiro está sendo bem aplicado e que você pode contar com os lucros de uma locação ou uma eventual venda futura.

Possibilidade de alterações

Outra vantagem interessante e que soluciona a dúvida de entre comprar ou alugar imóveis para muita gente é a questão das mudanças e adequações na propriedade. Diversas pessoas não abrem mão de fazer alterações na casa ou apartamento, de forma que a unidade fique mais propensa às suas expectativas e necessidades.

Quem gosta de criar animais, por exemplo, certamente gostaria de ter um espaço exclusivo para eles. Isso será possível se você for efetivamente o dono do local ou, no caso dos locatários, se houver a expressa autorização do senhorio, o que sabemos que geralmente não é muito fácil de se conseguir.  

Criação de raízes no local

Por fim, quando você comprar um imóvel, você tem mais possibilidades de criar raízes no local. Isso é muito positivo nos mais diversos aspectos, especialmente para quem tem filhos pequenos ou para quem se identifica especificamente com um bairro ou região da cidade.

No caso do aluguel, ocorre exatamente o oposto. Você fica totalmente à mercê do contrato estabelecido e, se ele chegar ao fim e o proprietário desejar retomar a sua unidade, você e sua família serão simplesmente obrigados a se mudar, mesmo que amem o lugar onde vivem.

Desvantagens de comprar imóveis

Dificuldades de mudança

Quando você comprar um imóvel, invariavelmente você ficará um pouco preso àquela propriedade. Mesmo que você consiga vender ou alugar depois, o fato é que eventuais mudanças serão muito mais difíceis, pois é um tipo de bem que é extremamente valorizado.

Em linha gerais, isso não é um problema grave, mas as coisas podem mudar de figura se você receber uma proposta de trabalho em outra cidade ou mesmo se os seus filhos receberem uma bolsa acadêmica em uma faculdade distante, por exemplo.

Maior investimento inicial

Por fim, é inegável que comprar um imóvel requer um investimento inicial elevado. Mesmo que você opte por um financiamento, a entrada será, no mínimo, de 30% do total da propriedade.

Para muitas pessoas, não é simples chegar a essa quantia e isso costuma ser o maior impeditivo de quem gostaria de fazer esse tipo de aquisição. É preciso muita disciplina financeira e capacidade econômica para conseguir tal feito.

Vantagens de alugar imóveis

Maior número de opções

Uma das grandes vantagens de alugar imóveis é que o número de opções acaba sendo substancialmente maior, pois as restrições são menos numerosas. Quando você decide adquirir uma propriedade, o orçamento certamente vai impor uma série de limitações na sua escolha.

Já quando se é um mero locatário, você pode buscar diversas alternativas diferentes, em bairros que você se identifica ou mesmo escolhendo de acordo com as suas necessidades atuais, como seu local de trabalho ou a escola das crianças. Você não precisa se preocupar com uma série de questões a longo prazo.   

Menor investimento inicial

Outro ponto crucial na decisão entre comprar ou alugar imóveis. Ao assinar o contrato de aluguel, você só precisa ter a certeza de que consegue arcar com o valor mensal estabelecido em contrato e, eventualmente, com a garantia locatícia pedida pelo senhorio.

Em linhas gerais, isso representa um acréscimo inicial de 2 ou 3 alugueis ou ainda menos, se for o caso de contratar um seguro ou contar com um fiador. De qualquer maneira, não será necessário, por exemplo, dar uma entrada robusta ou arcar com o preço total da unidade.

Facilidade em se mudar

Quando você é um inquilino, você tem muito mais liberdade de ir e vir. Em caso de uma eventual necessidade, você pode simplesmente pagar a multa estipulada, rescindir o contrato e partir para onde bem entender.

Em muitos casos, há até a possibilidade de uma conversa sincera com o senhorio, que pode abrir mão de parte da quantia e fazer uma rescisão amigável.  

Desvantagens de alugar imóveis

Dependência do proprietário

Uma das maiores desvantagens dessa alternativa é que o inquilino depende totalmente da anuência do proprietário para fazer qualquer mudança significativa na casa ou no apartamento locado.

Isso pode ser muito ruim para pessoas que não abrem mão de alterações ou reformas para deixar os ambientes de acordo com o seu gosto pessoal e suas preferências.

Dinheiro sem retorno

Por fim, quando você arca com o aluguel, você sabe que esse é um dinheiro que não trará nenhum retorno perene. É simplesmente uma quantia estipulada para que você e sua família possam viver naquele local e pronto.

No caso de uma compra, todo o capital será revertido, em curto ou longo prazo, para a geração de um patrimônio. O valor à vista ou as parcelas do financiamento serão destinadas para a aquisição do bem, que passará a ser seu.

Descobriu o que vale mais a pena: comprar ou alugar imóveis? Gostou do conteúdo? Então compartilhe livremente o artigo em suas redes sociais!

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Share This