Após uma das recessões econômicas mais severas que o Brasil já viveu, o mercado começa a apresentar os primeiros sinais de melhora. Com a baixa dos juros e o poder de compra sendo recuperado aos poucos, entender como vender mais imóveis em 2018 é essencial para dar um passo à frente e abandonar de vez a crise.

Se você quer aprender a se planejar para alcançar melhores resultados nesse ano que se inicia, siga lendo as dicas que daremos a seguir.

1. Planejar metas 

Não há como chegar a lugar algum se não sabemos onde queremos ir, não é mesmo? Como diria uma célebre frase, em casos assim, “qualquer caminho serve”. Imaginamos que você não queira ser refém das circunstâncias e, por isso, é essencial que planeje o passo a passo para vender mais imóveis em 2018.

Uma questão básica em planejar metas de maneira eficaz é estipular objetivos que possam ser realmente alcançados em tempo hábil. Afinal de contas, um objetivo extremamente difícil de ser realizado em um curto espaço de tempo pode se tornar uma frustração. Assim, não se sobrecarregue com tarefas inumanas.

Além disso, esses preceitos devem reger seu planejamento de metas:

  • trace os objetivos principais e depois os subdivida em etapas menores;
  • pergunte-se o porquê desses objetivos principais, isso lhe dará a motivação necessária para seguir em frente;
  • não se limite às metas profissionais, você verá que muitas delas na verdade são impulsionadas por motivações pessoais. Valorize isso!

Existem muitos bons métodos de planejamento como o SMART, sigla para Específico, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal. Tire um tempo para avaliar qual a melhor forma de estipular as suas metas e vá em frente.

2. Definir a mensuração dos resultados 

Como era de se esperar, se uma das bases de um bom planejamento é justamente você definir um tempo de início, meio e fim, então é necessário que você realize a mensuração dos resultados.

Os resultados podem ser medidos tanto pela questão temporal quanto pelas cifras alcançadas. Digamos que em seis meses você previu que seria capaz de vender o dobro de imóveis que havia vendido no mesmo período no ano anterior. Após analisar os dados, você pode ver o tempo levado para atingir essa meta e a lucratividade obtida com isso.

Sabendo como medir os resultados fica fácil saber o quanto você caminhou, bem como realizar qualquer ajuste na rota, caso sinta que não está indo no percurso traçado previamente.

3. Acompanhar os resultados alcançados

Definir a mensuração dos resultados e acompanhá-los tem muita importância no planejamento de metas. Isso também serve para te dar um senso de realidade sobre as metas traçadas. 

De nada adianta a crença de que tudo está indo bem se na prática os resultados demonstram o contrário. É aconselhável que, ao menos trimestralmente, você faça a conferência de tudo o que realizou desde o seu planejamento de metas

Já existem hoje diversas ferramentas de gestão que podem te ajudar nisso e otimizar o seu tempo na hora de acompanhar os resultados. Aproveite a tecnologia para sair na frente e ter mais clareza sobre os seus passos.

4. Trabalhar melhor a captação de novos clientes

É impossível fugir do tema tecnologia, quando estamos falando em trabalhar melhor a captação de novos clientes. A transformação digital impactou enormemente o mercado imobiliário, que tem cada vez mais utilizado ferramentas tecnológicas e estratégias diversas para expandir seus negócios.

Em meio a tudo isso, o marketing digital, sobretudo pela vertente do Inbound Marketing ou marketing de atração, tem feito grande diferença nos negócios de corretores autônomos e imobiliárias diversas. Essa estratégia de venda consiste em atrair o consumidor voluntariamente para as ofertas e conteúdos, sem que se sinta pressionado a realizar isso.

Essa mudança de abordagem aconteceu justamente porque a internet empoderou o consumidor, que tornou-se mais informado e menos impulsivo. Se antes uma compra era realizada apenas pelo impulso fomentado pela propaganda televisiva, hoje o consumidor tem, a um clique, todas as informações que precisa sobre a empresa e o produto que está comprando, além de ampla variedade de ofertas.

Nesse contexto, uma das principais estratégias do Inbound tem sido o Marketing de Conteúdo. Por meio de blog posts, vídeos tutoriais, e-books e diversas outras informações relevantes ao consumidor, corretores e imobiliárias têm conseguido vender mais cativando o seu público por meio da produção de conteúdo.

Quem quiser ser sucesso de vendas em 2018 e ficar por fora dessa nova realidade que rege o mercado, certamente encontrará dificuldades para atingir esses objetivos. Portanto, fique ligado!

5. Entender o que o mercado espera de 2018

Outra dica essencial sobre como vender mais imóveis em 2018 é entender como o mercado estará nesse novo ano. Historicamente falando, sempre que o Brasil passou por uma crise severa como a de agora, houve um crescimento em seguida de 5% na economia. Analisando essa questão em perspectiva há mais razões para acreditarmos que daqui em diante as coisas melhorarão do que o contrário.

Além disso, conforme comentado na introdução deste artigo, com os juros em baixa e a melhora das condições de compra, a tendência é que o consumidor volte a ser mais confiante no mercado. Além disso, ainda que as linhas de crédito ainda não estejam disponíveis como outrora, a tendência é que voltem a serem ofertadas à medida que a economia melhore.

Em um contexto como esse, quem segurou firme as pontas em 2017 poderá deslanchar seus negócios em 2018, já que o período mais agudo de toda essa recessão já passou. O ano de eleições — com todos os interesses que estarão em jogo — também oferece o panorama ideal para a realização de melhoras que já devem ser sentidas ainda no primeiro semestre. 

Somando todos esses aspectos, é certo que o ano de 2018 reserva boas chances para os profissionais mais preparados. Seja um deles!

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Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

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