A crise econômica chegou também no mercado imobiliário e, junto a isso, uma grande quantidade de imóveis disponíveis para negócio. O setor, cada vez mais concorrido, exige mais dedicação e empenho de seus profissionais. Mas será que você sabe como se tornar um corretor de imóveis diferenciado?

Para começar, é preciso pensar em se especializar e, dessa forma, poder atender seus clientes com bastante embasamento na área imobiliária, eliminando dúvidas e encontrando soluções para as mais variadas questões. Enfim, deve buscar sempre estar por dentro de tudo que ocorre nesse segmento.

Confira, a seguir, como fazer a diferença no mercado imobiliário!

Perfil ideal de um corretor de imóveis

Quem busca se destacar entre os corretores deve observar se o próprio perfil se enquadra nas exigências dessa profissão. O profissional necessita de paciência, tolerância e de uma boa dose de persistência.

Também precisa ser cordial, atencioso e, acima de tudo, ter disposição para um atendimento “full time” — ou seja, estar sempre disponível para tirar as dúvidas de seus clientes e identificar suas necessidades para, então, concretizar, sem problemas, uma negociação.

Por fim, deve ser muito bom na captação de imóveis, que envolve ações para trazer imóveis de todo tipo a sua carteira de vendas — isso faz com que surjam mais clientes e com que o corretor possa satisfazer diferentes exigências e necessidades.

Confira, a seguir, algumas dicas para se tornar um corretor que pode fazer a diferença e fechar muitos negócios.

1. Invista em cursos de capacitação e treinamento

Em um segmento cada vez mais competitivo, como é o caso do mercado imobiliário, quem investe em cursos de especialização e capacitação torna-se um profissional diferenciado.

Esteja à frente, fazendo cursos relacionados a tudo que se refere a esse segmento, como economia, tendências do mercado, investimentos, entre outros assuntos, para que possa opinar com autoridade junto a seus clientes.

Mostre que é um profissional interessado e que, com você ao lado, é possível que eles atinjam seus objetivos e concretizem uma boa negociação.

2. Desenvolva um bom relacionamento com seus clientes

O que, a princípio, os clientes valorizam em um corretor de imóveis é a atenção e a cordialidade dedicada a eles. Em um momento que é bastante delicado — visto que, além de ser um grande investimento, muitas vezes se trata de um sonho a ser realizado —, o cliente exige paciência e, ao longo do relacionamento, um vínculo de confiança.

Por isso, tenha calma, preste atenção nas exigências do cliente e nas suas necessidades. Busque imóveis que se encaixem no perfil dele e procure desgastá-lo o menos possível, apresentando apenas locais que realmente tenham a ver com o que ele busca.

Fotografe todos os imóveis com os quais você trabalha. Mostre antes para o cliente, para que, se houver alguma objeção, ela seja observada antes de fazê-lo ir até o local e perder seu tempo.

Esteja sempre disponível para solucionar quaisquer dúvidas que, porventura, eles possam ter, a qualquer tempo e lugar, e importante: dê sempre um retorno. Mostre-se disposto a ajudar. Para isso, disponha também de recursos tecnológicos, como e-mails, aplicativos e redes sociais.

Saiba que o cliente valoriza muito quando o corretor é empenhado em satisfazê-lo, isso é facilmente percebido por ele, e, certamente, é um diferencial em um segmento cada vez mais competitivo.

3. Faça uso das ferramentas tecnológicas

A tecnologia pode favorecer muito um corretor de imóveis com alguns aplicativos e softwares. Eles auxiliam na produtividade, na organização e no contato com o cliente. Existem softwares de gestão imobiliária que otimizam o trabalho, tornando tudo mais simples, sendo possível, inclusive, cadastrar os clientes e saber quais perfis se encaixam nos imóveis disponíveis.

Podemos citar o Evernote, que é uma ferramenta indispensável para qualquer corretor organizado. Com ele, é possível gerenciar tarefas, não ficando nada de fora. Ele oferece uma série de possibilidades, como anotações por comando de voz, arquivamento de documentos e imagens, que a todo instante são necessários para os profissionais dessa área. Funciona em sincronia com os variados dispositivos.

Outros programas e apps que contribuem com o trabalho de um corretor: Trello, Google Docs, Google Maps, Dropbox, Magic Plan (trena virtual), entre outros.

4. Se esforce para se tornar um especialista

Para se especializar e se tornar um profissional de destaque, agregue conhecimento, queira saber sempre mais. Seja um especialista no assunto para que, diante de qualquer dúvida de um cliente — sobre qualquer assunto relacionado ao mercado imobiliário —, você seja capaz de esclarecê-la com segurança.

Diante disso, é muito importante que um corretor de imóveis diferenciado entenda e conheça tudo que envolva esse segmento.

Um dos diferenciais é, principalmente, saber os principais documentos envolvidos na negociação de compra e venda de imóveis, tais como a escritura, o contrato de compra e venda, o compromisso de compra e venda, as certidões e matrícula do imóvel, a lei de arras, entre outros   orientando o cliente sempre da melhor forma possível.

Para isso, não espere a dúvida surgir para se inteirar sobre o assunto, especialize-se e faça cursos que estejam ligados ao mercado imobiliário.

5. Crie um site e se torne um corretor de imóveis diferenciado

Pode até parecer uma ideia ousada, mas saiba que é perfeitamente possível montar um site personalizado.

Algumas plataformas oferecem um determinado espaço gratuitamente. Sendo assim, você poderá montar um site de forma que seus clientes terão acesso a todo o tipo de informação relacionada ao mercado imobiliário.

Eles podem se informar sobre a documentação exigida nesse tipo de negociação. Saberão também quais são os imóveis disponíveis, com suas respectivas fotos e vídeos. Esse recurso impressiona o cliente, valorizando e chamando atenção para o profissionalismo do corretor.

6. Divulgue seu negócio

A divulgação do trabalho do corretor de imóveis é muito importante para que ele tenha uma boa captação de clientes. Essa divulgação pode ocorrer de diversas formas. As mais comuns são: envio de e-mails, por meio das redes sociais, criação de site personalizado, entre outros recursos.

Como você pôde ver no artigo, para se tornar um corretor de imóveis diferenciado no mercado imobiliário, deve haver muito comprometimento e dedicação à profissão. É muito importante, também, se mostrar solícito aos clientes, tirando suas dúvidas e solucionando qualquer problema que possa surgir durante a negociação.

Gostou deste post? Foi útil para você? Continue no nosso blog e leia tudo sobre financiamento de imóveis para orientar seus clientes!

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

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