Após uma recessão aguda na economia brasileira que agora começa a apresentar pequenos sinais de melhora, fazer o seu planejamento financeiro deve ser algo imprescindível entre as tarefas importantes para 2018.

Quem é corretor de imóveis sabe que a variação na renda costuma ser ainda mais discrepante em tempos de vacas magras, e, por isso, saber se organizar para evitar quaisquer contratempos é essencial para quem quer sair na frente.

Se você busca crescimento de forma consistente, continue lendo. As dicas que daremos aqui certamente servirão para você. Confira!

Tenha todos os gastos anotados em uma planilha ou um software

Com toda a tecnologia disponível hoje, o ideal é que você se utilize de softwares de gestão financeira para lhe auxiliar na organização do seu dinheiro. A grande vantagem disso é que podem ser facilmente acessados de qualquer lugar, tanto de um desktop quanto de um dispositivo móvel.

Porém, se ainda se sente mais confortável agindo à moda antiga, detalhe todos os seus gastos mensais em uma planilha. Você pode seguir a lógica sugerida abaixo para organizar as suas finanças. Veja:

  1. comece pelos gastos fundamentais como escola dos filhos, supermercado, transporte, planos de saúde etc. São pontos que não podem faltar;
  2. adicione os recursos necessários para investir na sua profissão como investimentos em marketing digital, propaganda etc.;
  3. jamais coloque o carro na frente dos bois, só depois de se garantir no básico é que você pode pensar no passo seguinte.

Muitos corretores, por ingenuidade ou mesmo imprudência, consideram apenas os ganhos momentâneos que podem ter em uma boa venda e acabam gastando tudo sem se planejar. Se você seguir os passos acima, evitará estar em maus lençóis quando os negócios não forem tão bem.

Trace objetivos de futuro

Todo profissional realmente comprometido com um bom trabalho e com o próprio crescimento sabe da importância de traçar objetivos para o futuro. Sem isso, fica difícil realmente alcançar novos patamares e melhorar os padrões de vida.

Algumas formas de fazer isso bem são:

  • escreva as metas que quer atingir esse ano e estipule o tempo necessário para atingir cada uma delas;
  • lembre de dividir essas metas em etapas menores que lhe darão um sentido de realização e te motivarão a seguir em frente;
  • outra forma excelente de manter o foco é deixando claro por que você quer atingir essas metas, assim se lembrará do que te motivou.

Essas são dicas extremamente simples mas que se colocadas em prática poderão gerar grandes resultados. Muitas pessoas não enxergam o valor de traçar metas para o ano novo e manter-se comprometida com elas. Não seja uma dessas pessoas, diferencie-se!

Gaste apenas o que ganha

Outra regra de ouro que é bastante simples e prática, mas que muitos negligenciam o seu valor, é gastar apenas o que ganha. Como se sabe, é normal que um corretor sofra alterações na sua renda de um mês para o outro e se agir impulsivamente ou de forma desorganizada poderá se ver em contratempos financeiros que são desnecessários.

Gastar apenas o que ganha está diretamente relacionado ao que discutíamos no primeiro tópico. Se você não sabe quanto ganha, também não sabe o quanto está gastando e vice-versa. O descontrole de um lado leva ao desperdício de outro.

Calcule todos os gastos que tem ao realizar o seu trabalho diário. Isso vai desde a gasolina do carro até o cafezinho da padaria logo depois de uma visita. Entram aí também as ligações, o custo da internet e diversos outros gastos que só você sabe como se dão. Fique atento!

Construa uma reserva para o futuro

Como era de se esperar, você não pode limitar os gastos só ao que precisa para sobreviver e o restante ser automaticamente aplicado ao seu crescimento profissional como explanamos no primeiro tópico. Alguns especialistas até mesmo recomendam que você separe 70% da sua renda para gastos pessoais e os outros 30% para investimento na profissão.

Porém, toda essa questão vai um pouco mais além. Digamos que você realize uma excelente venda em um mês que lhe renda bastante dinheiro. Se você for seguir essa lógica à risca verá que isso não se aplica de forma tão simples e natural assim.

Em situações como essa haverá uma reserva considerável de dinheiro para além dos recursos que você costuma dispor normalmente e é aí que surgem as melhores oportunidades para se construir uma reserva para o futuro. Afinal, como temos dito ao longo do post, a rentabilidade na profissão de corretor costuma sofrer oscilações e é essencial que você crie as suas próprias estratégias.

Outro ponto bastante importante e que talvez ainda não esteja claro é: não espere ter um grande ganho para começar a fazer a sua reserva. Na verdade, você pode estipular um montante mínimo mensal que será sempre aplicado em fundos, de preferência aqueles que rendem mais do que uma poupança, como o tesouro Selic, por exemplo. Pesquise as opções existentes e verá que são muitas as formas de se fazer isso.

Compre à vista, de preferência

Seguindo a lógica de otimizar os seus recursos e limitar os seus gastos, dê preferência para a compra à vista sempre que puder. Caso precise financiar algo, evite parcelas que demoram a se acabar pois você sabe que o dinheiro que é gasto nisso durante meses poderia estar sendo investido de outra forma.

Os dados apresentados pela Câmera Nacional de Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) têm demonstrado um número elevado de brasileiros inadimplentes atualmente, chegando à marca dos 39,3%. Isso significa que mais de um terço da população se encontra endividada no país e isso serve como alerta para aqueles que querem planejar melhor suas finanças.

Outra grande vantagem da compra à vista é a possibilidade de pechinchar e conseguir descontos, ainda mais em tempos de crise com tantas pessoas devendo. Essa é mais uma forma de você sair na frente e utilizar o seu dinheiro mais sabiamente.

Se você gostou de aprender como fazer o seu planejamento financeiro para 2018, nos siga agora mesmo nas redes sociais. Temos sempre o melhor conteúdo sobre o mercado imobiliário e as melhores dicas sobre como crescer nesse ramo. Estamos no FacebookYouTube, Google+, LinkedIn e Instagram.

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Share This