A nossa casa é o lugar onde recarregamos nossas energias e encontramos paz e tranquilidade, não é mesmo? A verdade é que algumas vezes não encontramos espaços tão aconchegantes quanto gostaríamos no nosso lar. Mas saiba que investir em algumas peças e ideias simples pode criar um ambiente confortável e muito mais agradável.

Alguns detalhes, que muitas vezes não damos tanta importância, podem fazer toda a diferença na hora de decorar a sua casa. Com uma boa iluminação e os itens decorativos apropriados para cada ambiente, é possível transformar completamente os espaços, respeitando as características e necessidades de cada um deles.

Neste post, mostraremos como é fácil criar espaços mais agradáveis no seu lar, inserindo as peças decorativas adequadas. Acompanhe!

Sala

Esse é o ambiente da casa onde frequentemente recebemos os amigos e familiares. Por isso mesmo, fazemos questão de manter o espaço organizado e bem decorado, não é mesmo? E a boa notícia é que sempre podemos deixá-lo um pouco mais confortável. Para isso, é só caprichar nos detalhes. Confira!

Prefira cortinas de tecidos leves

Muita gente sabe que as cortinas ajudam a deixar o ambiente mais acolhedor. E a dica de ouro para acertar na escolha desse item, é apostar nos modelos leves e que bloqueiam a luz natural, de modo que os raios solares não incomodem.

A sensação de conforto está associada ao tipo de tecido, que pode interferir no caimento e no visual, dando mais leveza e transparência à peça.

Inclua tapetes no ambiente

Essa é uma peça que certamente dará outra cara para o cômodo e é ideal para ser usada em dias mais frios. No inverno, quanto mais fofo e peludo, melhor. Mas se o dia estiver quente, é indicado abrir mão deles, pois eles esquentam ainda mais os espaços.

Ao usar esse item, lembre-se de combiná-lo com as cores e o estilo da decoração do ambiente, combinado?

Abuse das almofadas

De diferentes estampas, cores e formatos, as almofadas são sempre bem-vindas e dão aquela repaginada no ambiente. E nem é preciso dizer que essas peças trazem mais conforto. Por serem versáteis, elas também vão muito bem com todos os estilos de décor.

Essa é uma opção simples, mas que tem o potencial de transformar a sua sala em um espaço mais aconchegante. Por isso, aposte nesse item!

Invista em abajures

Além de ter uma ótima iluminação, também é um objeto decorativo que não pode faltar! Se você quer criar uma atmosfera confortável e romântica, essa é a peça ideal para você!

Isso porque o abajur confere uma luz indireta ao ambiente, que deixa qualquer espaço muito mais agradável. Essa também é uma peça curinga, que pode ser encontrada em diversos materiais e design.

Quarto de casal

Esse cômodo merece uma decoração especial, que crie um clima de tranquilidade. Por isso, alguns detalhes devem ser priorizados. Veja como deixar o espaço confortável:

Escolha cores apropriadas para paredes e objetos

É verdade que o branco é uma cor que transmite paz e serenidade. Mas uma corzinha não faz mal a ninguém, não é mesmo? Aliás, a cor é energia e a falta dela pode nos levar a um estado de monotonia!

Como não queremos um espaço sem graça, o melhor é investir em um ambiente misto, em que apareça o branco e as cores neutras, mas que não falte o colorido, que pode estar presente até mesmo em alguns detalhes.

Para as paredes, prefira as cores pastéis, como off-white, areia e rosa claro. Mas não abra mão de cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo, pois são cores que estimulam a sexualidade e vão muito bem nesse espaço. Prefira usar esses tons em alguns itens decorativos – almofadas, pufes e outros objetos.

Invista em uma boa iluminação

A iluminação do quarto é um elemento fundamental para estimular a sensação de bem-estar. Por isso, para descansar e relaxar, nada melhor do que investir em uma iluminação suave. Porém, para os momentos de leitura, é válido ter um abajur ao lado da cama, que fornece uma luz mais forte.

Publicidade

Mas se você quer uma opção mais prática, o interessante é utilizar um dimerizador — aparelho que gradua a intensidade da iluminação, deixando-a fraca ou forte, de acordo com a sua necessidade.

Também é indispensável que os interruptores sejam de fácil manuseio e estejam sempre ao alcance das mãos.

Decore as paredes para criar um ambiente confortável

Você sabia que decorar as paredes do quarto pode deixar o cômodo mais agradável e acolhedor? Saiba que optar por ideias simples, como incluir um mural ou porta-retratos com fotos familiares nas paredes podem transformar o ambiente.

Uma boa opção também é aplicar papéis de parede em tons suaves ou adesivos decorativos. Esses materiais são práticos de serem colocados e podem dar um toque todo especial ao ambiente, além de conferir mais personalidade e estilo ao décor.

Renove as roupas de cama

Não há nada que deixe o quarto mais aconchegante do que um jogo de cama novo, bonito e perfumado, certo? Invista em bons jogos de algodão e em um edredom macio. Deixe a cama o mais agradável possível para suas noites serem tranquilas.

Para dar um toque final, coloque algumas almofadas sobre a cama. Só não se esqueça de combiná-las com a decoração!

Banheiro

Os banheiros são geralmente esquecidos, não é mesmo? Mas fique sabendo que eles também devem proporcionar conforto! E é por isso que destacamos os pontos que você deve estar atento ao decorar esse espaço. Confira!

Crie uma boa iluminação e circulação de ar

Principalmente nesse ambiente da casa, é fundamental que se pense na iluminação. O projeto pode incluir pontos de luz independentes, com focos direcionados para o lavabo e chuveiro.

Também é muito importante levar em conta a circulação de ar para esse cômodo. Por essa razão, se possível, invista em janelas.

Aposte em cores na decoração

Uma decoração baseada em cores neutras e tons quentes e frios pode dar ao ambiente uma atmosfera agradável. Pastilhas coloridas em alguns pontos do banheiro, como no fundo do box, por exemplo, podem tornar paredes brancas mais atraentes e alegres. A ideia é usar a criatividade!

Use espelhos para ampliar o espaço

Os espelhos desde sempre estiveram nesse cômodo, não é? Mas saiba que esses itens podem ser verdadeiros aliados para agregar conforto ao espaço. Isso porque eles são também um bom recurso para a ampliação do ambiente, além de torná-lo mais bonito e sofisticado. Vale destacar que quanto maior for o espelho, maior ele fará parecer o seu banheiro.

Cozinha

Já faz um tempo que a cozinha deixou de ser aquele cômodo que servia só para o preparo das refeições. Hoje, é também o espaço onde nos reunimos com a família e, muitas vezes, onde recebemos as visitas, não é verdade?

Não é à toa que passamos a ter um cuidado maior ao decorar esse ambiente. A seguir, veja o que você pode fazer para deixar o cômodo ainda mais acolhedor.

Tenha uma mesa para refeições

Apesar de as cozinhas atuais serem pequenas e, muitas vezes, estreitas, elas devem possuir o básico. A mesa, por exemplo, por menor que seja, deve estar incluída. Esse móvel é fundamental na cozinha, principalmente se a ideia é ter um ambiente confortável, que possibilite uma refeição rápida ou mesmo um cafezinho.

Uma boa sugestão para cômodos pequenos são aqueles modelos que armam e desarmam, permitindo que o móvel seja guardado, o que otimiza o espaço.

Invista em móveis funcionais

A cozinha pode até ser pequena, mas não pode deixar de ser funcional. Uma boa dica é ter armários planejados, onde tudo fique bem organizado, facilitando a rotina nesse espaço.

Além disso, é interessante ter uma bancada, onde os eletrodomésticos mais usados no dia a dia possam ficar sempre à vista. Você verá que isso torna a interação no ambiente bem mais prática.

Se você gostou de saber como criar um ambiente confortável em casa, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de nossas atualizações!

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This