A dinâmica do mercado imobiliário é certamente uma das mais vivazes e está em constante atualização e mudança. Entender como funciona a comissão de corretor de imóveis para trabalhar melhor e ganhar mais é a forma mais inteligente de estar a par das oportunidades que o setor oferece.

A possibilidade de trabalhar em parceria com uma imobiliária, por exemplo, é uma das melhores alternativas existentes no mercado — e vamos explorá-la um pouco melhor neste post. Mas, antes, explicaremos como funciona a comissão de corretor de imóveis. Vamos lá?

Como funciona a comissão de corretor de imóveis?

A comissão de corretor de imóveis é garantida por lei no Código Civil, indo dos artigos 722 a 729  os quais estipulam que o profissional de corretagem que participou do processo de venda de um imóvel terá o direito de receber pelos serviços prestados.

Ainda que não exista uma cifra ou mesmo uma porcentagem pré-determinada que diga quanto o corretor deve ser pago por seu trabalho, é certo que, se comprovada sua participação na negociação, ele terá o direito de receber uma parte.

Sabemos que no meio urbano o valor praticado em média pelo mercado é de 6% do valor total do imóvel, mas em áreas rurais ele pode ser um pouco maior. Como o setor é feito de diferentes especialidades — como galpões, terrenos, residências de alto luxo, casas e prédios populares —, é natural que não haja um padrão único.

É importante também que o corretor tenha em mente que suas conversações com o cliente devem ser registradas. Sejam essas conversas por WhatsApp ou troca de e-mails, é bom ter em mãos alguma prova de que participou da negociação e contribuiu para que a venda ou compra fosse efetivada.

Além disso, mesmo que o profissional deixe a transação antes que ela seja concluída, ele terá o direito de requerer a sua parte caso possa provar que participou da venda de alguma forma. Nesse sentido, o registro das visitações na casa do cliente também se faz essencial. 

Quando o processo envolver mais de um profissional, as partes deverão ser divididas igualmente ou pagas de acordo com o trabalho feito por cada um. Tudo dependerá dos acordos firmados e de como se deu a negociação.

Agora que você já sabe os principais pontos sobre como funciona a corretagem, vamos lhe mostrar como otimizar seus lucros se associando a uma imobiliária parceira. Continue a leitura para conferir!

Como ganhar mais se filiando a uma rede?

Quem é corretor sabe dos custos que o trabalho tem e do constante desafio que é manter a renda mensal sem ter garantia de que as vendas serão concluídas.

Em um meio tão diversificado e tão concorrido como o mercado imobiliário, se isolar dos demais e trabalhar sozinho não é lá uma estratégia muito eficiente. Quem faz isso acaba se distanciando das oportunidades e se desatualizando sobre as constantes mudanças desse setor.

Hoje, existem diferentes formas de atuação que podem ser aproveitadas e a melhor delas é se associar a uma rede de corretores parceiros e autônomos. Isso porque a liberdade de ação dos profissionais é preservada enquanto se fortalecem por meio da união de forças e acesso a uma extensa cartela de imóveis.

Ao se associar a uma rede como parceiro, você terá grandes vantagens em relação ao profissional autônomo que prefere continuar sozinho. Explicamos os motivos abaixo: 

  • o profissional não se torna um funcionário ao se associar, ou seja, continuará tendo a liberdade de atuar de diferentes formas;
  • detalhes fazem a diferença: receber um cliente em um local apropriado de trabalho causa uma boa impressão e a imobiliária é o lugar certo para isso;
  • a cartela de imóveis e de clientes cresce exponencialmente ao se associar a uma imobiliária, uma vez que o profissional passa a ter acesso a tudo isso;
  • o corretor se torna mais bem informado e atualizado sobre o mercado ao estar em contato com outros colegas de diferentes especialidades.

Agora, tente imaginar todas essas vantagens atuando completamente sozinho. Seria muito difícil, não é mesmo? Além de todos os benefícios apresentados, existe ainda o fato de que o custo operacional da profissão de corretor fica bastante reduzido. Dessa forma, você diminui os seus gastos e otimiza os seus ganhos. Pense nisso.

Outras formas de parceria

É certo que desenvolver parcerias com uma rede de profissionais parceiros não é a única opção para quem quer ganhar mais como corretor.

Existem corretores autônomos que se unem a fim de complementar a especialidade um do outro. Um profissional que trabalha com imóveis de alto padrão, por exemplo, pode se unir com outro que trabalha com galpões industriais. Às vezes, um mesmo cliente com alto poder aquisitivo — como um empresário — pode estar interessado em ambas as ofertas. Parcerias assim também podem gerar bons frutos.

Existem ainda as incorporadoras e construtoras que são a ponta de lança do mercado imobiliário com seus lançamentos e facilidades de financiamento aos compradores. Apesar de também serem opções interessantes, pecam por, às vezes, oferecer uma comissão mais baixa que aquelas praticadas em outros contextos profissionais. Além disso, as vendas costumam acontecer no plantão, oferecendo uma forma de atuação mais limitada ao corretor se compararmos à rede parceira e autônoma.

No fim das contas, o importante é que o profissional entenda que, em um mercado competitivo e diverso como o do ramo imobiliário, não vale a pena se isolar dos demais e querer os lucros só para si.

É melhor ter uma parte em um negócio certo do que 100% de outro que não será efetivado. Dessa forma, você vai fazendo a sua renda aos poucos e garantindo a sustentabilidade do seu trabalho. Só assim é possível crescer e permanecer no ramo por mais tempo.

Se você gostou de saber como funciona a comissão de corretor de imóveis e como ganhar mais nessa profissão, não deixe de entrar em contato conosco agora mesmo. Temos uma proposta que impulsionará os seus ganhos e fará de você um corretor de sucesso. Vem com a gente!

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Share This