Com características predominantemente residenciais, o bairro São Pedro não peca pela falta de infraestrutura de comércio e de serviços. Pelo contrário: oferece toda a praticidade e o conforto que alguém pode desejar para o dia a dia.

Por isso, a região é uma das opções mais interessantes para quem busca por tranquilidade, mas não abre mão das facilidades da vida moderna. Confira, neste artigo, todas as informações que você precisa saber sobre o bairro antes de investir por lá:

Bairro São Pedro: tranquilidade sem isolamento

Um dos grandes diferenciais que dão destaque ao São Pedro é conseguir reunir a tranquilidade das regiões mais pacatas da capital com a agilidade que a vida moderna exige. Afinal, várias ruas do bairro são de trânsito local, o que permite que as pessoas vivam de forma sossegada, sem nenhuma agitação imediatamente próxima.

Porém, existem também as ruas mais movimentadas — como a Cristina, a Major Lopes, a Lavras e a Viçosa — e também a Avenida do Contorno, que margeia o bairro. Assim, a poucos quarteirões dos locais de maior tranquilidade, é possível encontrar supermercados, farmácias, padarias, escolas, bancos, bares, restaurantes e todos os tipos de comércio e de serviços que alguém espera de um bairro de alto padrão.

Vale destacar que o Colégio Marista Dom Silvério, um dos mais conceituados de Belo Horizonte, garante às famílias que moram no São Pedro a proximidade com uma das melhores instituições de ensino da capital. 

Ao mesmo tempo, o Km de Vantagens Hall, localizado na Avenida Nossa Senhora do Carmo, conecta os moradores do bairro com os espetáculos de maior sucesso do Brasil e do mundo. A casa de shows é a mais estruturada da capital e está entre as de maior renome do país.

Merece destaque, ainda no aspecto do entretenimento, o Pátio Savassi, que, a despeito de receber o nome da vizinha ilustre, está localizado no São Pedro. Em um dos shoppings mais sofisticados de Belo Horizonte, há modernas salas de cinema, cafés e restaurantes.

O visitante também tem acesso a uma completa estrutura de gastronomia, cultura e lazer, que torna a vida no bairro extremamente agradável e ativa. Além disso, é possível encontrar lojas de todos os gêneros no mesmo lugar, inclusive as de marcas famosas, renomadas mundialmente. 

A Savassi logo ali

Em um dos pontos mais estratégicos da região Centro-Sul de Belo Horizonte, o São Pedro se avizinha da Savassi que, no jeito gentil do mineiro dizer, está “logo ali”.  As distâncias para esse bairro e também para o vizinho Santo Antônio podem ser percorridas facilmente a pé. Com isso, quem vive ali pode usufruir sem preocupações de todos os benefícios da região mais charmosa da cidade. 

Aliás, o São Pedro se transformou em uma extensão privilegiada da Savassi. Reunindo bares e restaurantes de alto padrão, o local tem uma vida noturna que está entre as mais cativantes e agradáveis do município.

O tradicional e o novo

Outra característica que torna o São Pedro especialmente agradável é a capacidade de unir aspectos daquela Belo Horizonte bucólica — na qual eram comuns as festas nas ruas e outros acontecimentos que uniam as famílias — com traços de uma metrópole dinâmica. Assim, ao mesmo tempo em que o bairro reúne ambientes sofisticados, ainda mantém uma parcela da população adepta do estilo de vida rico em tradição.

Grande parte das famílias mais antigas já deixou o bairro, mas as que permanecem promovem, ainda hoje, momentos agradáveis. O Encontro do São Pedro e a festa junina, que há mais de 20 anos reúne, na Rua Major Lopes, os velhos e os novos moradores do bairro em um momento de shows e de confraternização, são alguns dos exemplos.

Construções de alto padrão

O São Pedro é um dos bairros preferidos das construtoras de alto padrão, que escolheram o lugar para erguer empreendimentos que estão entre os mais modernos de Belo Horizonte. Utilizando materiais e equipamentos de última geração, as edificações oferecem apartamentos extremamente confortáveis em condomínios muito bem estruturados.

O destaque fica para os imóveis de construção mais recente, que reúnem conceitos inovadores de arquitetura e de soluções tecnológicas. Assim, a região se insere em um momento no qual as tendências do futuro já começam a se manifestar na vida presente. 

Berço de startups

Enquanto as sedes da Google, do Facebook e de várias outras empresas tecnológicas estão no Vale do Silício — localizado na Califórnia, nos Estados Unidos —, de uns anos para cá o São Pedro também passou a abrigar um grande número de startups (jovens empresas que buscam desenvolver soluções inovadoras para o mercado).

Por isso, o bairro ganhou o apelido de “São Pedro Valley”, que, guardadas as proporções, faz menção ao vale norte-americano. As iniciativas dos jovens empresários instalados no local atraíram investidores, que perceberam no bairro o nicho para a instalação de escritórios compartilhados — os chamados “coworkings” —, apontados como a tendência dos modelos de trabalho mais recentes.

Nesses espaços, profissionais de vários segmentos se reúnem, exercendo cada um a sua própria expertise, de maneira independente. É criado, porém, um ambiente favorável aos negócios e ao desenvolvimento de ideias. Naturalmente, todo esse clima de inovação se espalha pelo São Pedro e o aproxima ainda mais do melhor que o futuro nos reserva.

Mercado valorizado

Mesmo em tempos de crise, o mercado imobiliário do bairro vem mantendo um ritmo de valorização interessante. Considerando o período de um ano — compreendido entre maio de 2016 e maio de 2017 —, o preço por metro quadrado no bairro valorizou 1% — partindo de R$7,2 mil, no ano passado, para os atuais R$ 7,3 mil. Os dados são do Agente Imóvel, site especializado em avaliações imobiliárias. 

De fato, esse não é um índice de valorização excepcional, se comparado com períodos anteriores. Contudo, considerando que o mercado imobiliário viveu um momento de forte influência da economia recessiva do país, o fato de haver um índice positivo deve ser visto como um fator favorável pelo investidor.

Portanto, considerando a retomada do crescimento da economia que vem sendo esperada para o segundo semestre de 2017 — que estimulará a valorização dos imóveis de modo geral —, o momento é muito favorável para quem deseja investir no mercado imobiliário. E a ocasião é ainda melhor para aqueles que decidirem optar pelo São Pedro.

Agora que você já sabe quais são as vantagens do bairro São Pedro, que tal curtir a nossa página no Facebook? Assim, você receberá atualizações sobre o mercado imobiliário de Belo Horizonte e terá mais informações para fazer ótimos negócios!

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Share This