Atualmente, a realidade da maioria da população brasileira é morar nos abarrotados centros urbanos e passar por estresses diários. No entanto, alguns conseguem encontrar um lugar mais tranquilo para viver no meio do ambiente caótico. Duvida disso? Então, você não conhece o bairro Santo Antônio.

No artigo de hoje, apresentaremos essa região nobre e aconchegante, que fica no meio de Belo Horizonte. Não nos surpreenderemos se, após terminar a leitura, você começar imediatamente a preparar a mudança.

Pronto para embarcar em um tour pelo bairro? Vamos lá!

Conheça a história do bairro Santo Antônio

Este querido bairro está localizado na região centro-sul de Belo Horizonte. Apesar da proximidade com uma área movimentada da capital, as características arquitetônicas e culturais do Santo Antônio ainda são preservadas.

O bairro nasceu de uma antiga colônia, chamada Afonso Pena, que possui o primeiro reservatório de água da cidade — conhecido popularmente como “Caixa d’ água”. Devido a isso, o lugar, que antes abrigava apenas sítios e chácaras, foi recebendo cada vez mais moradores.

A partir daí, o crescimento foi inevitável: em 1930, o local já apresentava feições residenciais. E não demorou muito para que recebesse uma linha de bonde chamada Santo Antônio, confirmando seu nome. Em seguida, abrigou a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/ UFMG).

Quando chegou a década de 70, os edifícios ganharam espaço nesse cenário. Atualmente, sua população gira em torno dos 23 mil habitantes e é composta, em sua maioria, pela classe média alta. Muitos sonham em morar por lá. Mas quais são as vantagens de investir na região?

Descubra as vantagens de morar no local

Pare um pouco e pense: quais fatores você listaria como indispensáveis para que um lugar fosse ideal para morar? O bairro Santo Antônio apresenta as características mais desejadas quando o assunto é um bom local para se viver. Vamos a elas:

Acessibilidade

A vida moderna é muito boa, mas a tranquilidade de um lugar menos movimentado é revigorante. Não seria ótimo poder unir as duas coisas? É isso que acontece no bairro Santo Antônio. Quem mora ali tem a sensação de viver em uma cidade do interior dentro da agitada Belo Horizonte.

Essa proximidade favorece a acessibilidade do local. Assim, os moradores gastam menos tempo no deslocamento para o centro da cidade do que os que residem em outros bairros da região.

O motivo é que algumas das principais vias da cidade, como as avenidas do Contorno e a Prudente de Morais, favorecem o escoamento da população para o centro. Além disso, o bairro possui excelentes vias internas, dentre elas as ruas Leopoldina, a Barão de Macaúbas e a Carangola. Sendo assim, fica fácil chegar e sair de lá.

Qualidade de vida

Cada vez mais pessoas buscam oferecer uma boa qualidade de vida para suas famílias. Algumas se mudam para o interior, enquanto outras tentam encontrar um “refúgio” na cidade grande. Com ruas arborizadas, belas residências e trânsito tranquilo, o morador do Bairro Santo Antônio respira um ar “mais leve”.

A população dali concorda que se trata de um lugar muito gostoso para morar. Devido ao seu aspecto geográfico, cheio de aclives, a localidade tem uma vista privilegiada da cidade. E essa característica dá um charme a mais para o lindo bairro.

Lazer

Todos os tipos de pessoas encontram um lugar para relaxar e se divertir no bairro Santo Antônio. Os mais boêmios têm à disposição os melhores bares da cidade, conhecidos pelo alto padrão de qualidade e atendimento, que se concentram nas ruas Santo Antônio do Monte, Congonhas e Leopoldina.

Por outro lado, as famílias têm conceituados restaurantes para comer uma boa refeição. Esses estabelecimentos oferecem um clima bem aconchegante e uma diversidade incrível de comidas.

Alguns gostam de praticar exercícios ao ar livre ou dar um passeio junto com a família. No bairro, há boas alternativas para isso. Uma delas é a Rua Prudente de Morais, que, aos domingos, fica fechada até 14 horas, para que as pessoas andem de bicicleta e patins ou brinquem de bola etc. Esse é um local onde as crianças amam passear.

Outra opção tradicional de lazer são os clubes do bairro. Um deles, o Mackenzie, está desde 1961 agitando o convívio social dos moradores. Além disso, esses locais favorecem a prática de esportes como basquete, vôlei e natação.

Cultura

Em um lugar nobre não poderiam faltar programações culturais. Sendo assim, o bairro abrigou, durante muito tempo, a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil, uma referência em acervos literários. Mas a Biblioteca Municipal ainda está por lá, no prédio da antiga FAFICH.

Uma grande atração é o Museu Abílio Barreto, que funciona na antiga sede da fazenda Leitão. Essa construção data de 1883 e guarda documentos centenários, que preservam a história da capital mineira.

Devido a esse apelo cultural, o bairro teve a honra de ser o cenário do filme “O menino maluquinho”. A obra mostra o personagem descendo as ladeiras da localidade, com seu carrinho de rolimã.

Para lembrar sua proximidade com as artes, foi feita a escultura de uma vaquinha em uma calçada próxima à Avenida do Contorno.  Essa obra de arte foi tombada pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte (CDPCM/BH).

Serviços

Não falta nada nesse bairro. Há, por exemplo, muitas creches e escolas renomadas — como o Colégio Padre Machado —, que oferecem desde a educação infantil até a conclusão do ensino médio. Além disso, a região conta com:

  • mercearias;
  • farmácias;
  • lavanderias;
  • padarias;
  • sacolões;
  • supermercados;
  • lojas de grife.

Transporte

O Santo Antônio é privilegiado no quesito transporte. Sendo assim, os moradores podem utilizar serviços de táxi e muitas linhas de ônibus dentro do bairro. Contudo, devido à proximidade com a Avenida do Contorno, as alternativas de transporte público praticamente dobram.

Depois de descobrir essa joia que existe dentro de Belo Horizonte, considere a possibilidade de morar com a sua família no bairro Santo Antônio. Com certeza vocês terão muitos momentos agradáveis em um “interior” urbano.

O que achou de nosso artigo? Gostou de conhecer os benefícios de morar no bairro Santo Antônio? Deixe seu comentário!

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Share This