O bairro Gutierrez abriga, tradicionalmente, famílias de classe média (e média alta), mantendo uma conexão permanente com uma Belo Horizonte elegante e sofisticada. Neste artigo, listamos os principais atrativos da região e os motivos que a tornam uma das melhores para se morar e investir na capital. Confira!

A origem do bairro Gutierrez

Ainda que tenha sido iniciada a partir de um projeto urbanístico cuidadoso, a maior parte de Belo Horizonte se desenvolveu na área externa à Avenida do Contorno, onde, aos poucos, foram se formando bairros. Muitos deles abrigaram famílias importantes para a história de Minas e do Brasil. Esse é o caso da família Gutierrez, que acabou dando nome ao bairro que ajudou a criar.

Nos primeiros anos da capital, o Gutierrez não era mais do que uma grande fazenda de 117,4 hectares. A maior parte deles pertencia à família fundadora e acionista da Andrade Gutierrez — uma das empreiteiras mais importantes do Brasil.

A família continuou vivendo na região, mesmo depois de sua urbanização. Esse foi um dos motivos que atraíram outros moradores de alto poder aquisitivo para o bairro. Assim, foram construídas casas luxuosas por lá, que tornaram o lugar um dos mais valorizados de Belo Horizonte.

O desenvolvimento do bairro Gutierrez foi acentuado nos anos 1970. Cativando cada vez mais pessoas de alta renda, com o tempo surgiu a necessidade de as antigas construções cederem lugar a edificações também luxuosas. Ao mesmo tempo, o comércio local foi se estruturando, consolidando a região como uma das mais desenvolvidas da cidade.

A região que tem de tudo

Com uma população exigente, o Gutierrez mantém uma infraestrutura completa, que é capaz de atender a todas as demandas locais. Boas escolas, comércio variado e serviços de alto nível garantem que aqueles que moram ou trabalham no bairro recebam atendimentos de primeira linha.

Na educação, merecem destaque as escolas Bilboquê e Mundo Feliz, duas referências de ensino infantil em Belo Horizonte. Há também os renomados colégios Regina Pacis e Coleguium, que, juntos, contemplam desde a educação infantil até o ensino médio.

Para as necessidades do dia a dia, os moradores contam com as opções dos supermercados Super Nosso, Carrefour e BH, além das padarias Boníssima e Tempão. Lá também estão a Araújo Mega Store, aberta 24 horas com atendimento drive thru, e as Lojas Americanas.

Já quem não dispensa lanches e comidinhas gostosas pode ir até o Habib’s, o Subway ou a Boca do Forno. Os bares e restaurantes locais também garantem um lazer de alto nível, agradando aos gostos mais tradicionais e sofisticados. Afinal, é possível degustar desde uma grande variedade de comidas de boteco até pratos da cozinha internacional pela região.

Lá também estão o Hospital Madre Tereza, um dos mais respeitados de Belo Horizonte, e o Barroca Tênis Clube, que, a despeito do nome do bairro vizinho, está instalado no Gutierrez.

A segurança é um ponto alto

Além da proximidade com a 125ª Companhia da Polícia Militar, que está no vizinho Grajaú, o Gutierrez conta com a presença da Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais e do Comando da 4ª Região Militar do Exército Brasileiro. Com isso, é comum a circulação de policiais militares ou federais — e também de militares do Exército — pelas ruas locais.

Com presenças tão ilustres no bairro, certamente os marginais encontram maior dificuldade para atuar.

Posição estratégica

O bairro Gutierrez está na região Oeste da capital, no ponto de interseção com a região Centro-Sul, se avizinhando da Cidade Jardim e do Santo Agostinho. Margeado pelas avenidas Raja Gabaglia, do Contorno e Amazonas, permite um fácil acesso a qualquer ponto da cidade.

Pela Amazonas, é possível chegar ao Centro em poucos minutos. Pela Raja, seguindo a Álvares Cabral, o acesso à Savassi, à Praça da Liberdade e ao Santo Agostinho — onde está o Diamond Mall — também é bastante rápido. Da mesma forma, é fácil chegar ao BH Shopping, subindo a Raja.

Ou seja: além das comodidades próprias que o bairro oferece, quem mora no Gutierrez também pode chegar rápido a vários pontos estratégicos do município. A vantagem é que, para isso, não é preciso abrir mão de viver em um lugar tranquilo.

Ar de interior no clima de metrópole

Vale ressaltar que grande parte das ruas do Gutierrez é bastante arborizada e tranquila. Elas lembram os tempos em que Belo Horizonte se assemelhava a uma cidadezinha do interior.

Contudo, a poucos quarteirões desses pacatos pontos, estão as ruas André Cavalcanti e Oscar Trompowski, cuja agito lembra que a capital se desenvolveu e se transformou em uma metrópole pulsante. Com isso, a pessoa que vive no Gutierrez consegue experimentar os dois momentos — de sossego e de agitação — quando e como preferir.

Transporte fácil

Com já foi dito, sair e chegar ao Gutierrez é muito fácil. Além disso, a circulação local é facilitada pelas ruas bem traçadas, que ajudam a manter o trânsito tranquilo durante todo o dia.

Mas também vale a pena destacar a boa oferta de transporte público, considerando que o bairro é servido por 3 linhas de ônibus. A 9209 liga o Gutierrez à Sagrada Família, enquanto as linhas 2101 e 2150 conectam o Grajaú ao Sion, passando pelo Gutierrez.

Valorização

O Gutierrez é um bairro bonito, com comércio variado, muitas opções de lazer e população formada, em sua maior parte, por famílias de classe média alta. As construções são de alto padrão, sendo que muitas delas foram erguidas por construtoras que são referências no mercado imobiliário e em imóveis de luxo e de médio luxo.

A maioria dos empreendimentos locais se destaca pelas áreas de lazer que incluem todos os itens de conforto e, também, pela sofisticação dos materiais utilizados e dos projetos arquitetônicos. Outro ponto relevante é a preocupação com os itens de segurança — alarmes, câmeras, portaria 24 horas etc. —, que também estão presentes em grande parte dos edifícios.

Aliás, vale ressaltar que, nos dias de hoje, a segurança é um aspecto de grande importância. Por tudo isso, o mercado de imóveis no Gutierrez se mantém bastante ativo, mesmo em tempo de economia difícil. Portanto, as moradias do bairro continuam sendo valorizadas.

Segundo levantamento do site Agente Imóvel, especializado em avaliação imobiliária, no período compreendido entre maio de 2016 e maio de 2017, os imóveis no local valorizaram 8%, o que é um bom número em época de crise. Em um ano, o preço do metro quadrado na região saiu de R$6,7 mil para R$7,3 mil.

Por todos esses atrativos, o bairro Gutierrez é uma excelente opção para quem está pensando em comprar um imóvel para investir ou morar. Agora que você já sabe por que investir na região, que tal seguir nossas redes sociais (Facebook, Twitter, Google +, Instagram e LinkedIn) e ficar sempre por dentro das novidades?

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Share This