O mercado imobiliário brasileiro é muito rico em opções e isso pode confundir até mesmo a mais decidida das pessoas. São diversas excelentes alternativas de casas e apartamentos, o que torna um pouco mais difícil escolher o imóvel ideal para você, independente de ser para compra ou aluguel.

No entanto, observando alguns fatores essenciais você consegue ter mais embasamento para sua decisão. Quer descobrir quais são os principais deles? Então confira atentamente o conteúdo que preparamos a seguir!

Defina o seu perfil de morador

O primeiro passo para escolher o imóvel ideal para você é definir qual é o seu perfil de morador. É preciso ter em mente que todos os bairros têm suas vantagens e desvantagens e, com um maior poder de observação, você pode optar por um local que atenda melhor às suas demandas, necessidades e expectativas.

Se você está focado na sua vida profissional, por exemplo, o ideal é estar próximo a regiões centrais, com maior quantidade de empresas e empreendimentos. Já no caso de você ter uma família estabelecida, com filhos pequenos, uma localidade com vocação residencial e predominância de condomínios com área de lazer pode ser a grande pedida.

Veja a proximidade para trabalho e escola

Outro ponto essencial na hora de escolher o imóvel ideal para você é a proximidade que a nova propriedade ficará do seu local de trabalho e da escola dos seus filhos, se for o caso. É preciso considerar que vocês farão esses deslocamentos em bases diárias e uma distância muito grande significará horas perdidas no trajeto.

Verifique também o nível de congestionamentos e a presença de transportes públicos, como pontos de ônibus e estações de metrô ou trem. Mesmo que você utilize prioritariamente um carro para se locomover, esses itens retiram um grande número de automóveis das vias e fazem o fluxo de veículos fluir mais naturalmente.

Observe a presença de pontos de interesse

O imóvel ideal também deve contar com um razoável número de pontos de interesse nas suas imediações. Por isso, antes de fazer uma proposta, observe se o local conta com um atendimento satisfatório de serviços básicos como água, luz e internet e a presença de estabelecimentos comerciais indispensáveis.

Note, sobretudo, a existência de itens como supermercados, padarias, farmácias, hortifrútis, restaurantes, lanchonetes, bancos, cinemas, bares e shoppings, por exemplo. Para quem não abre mão da saúde e do bem-estar, academias de ginástica, parques, praças e ciclovias são fundamentais.

Converse com porteiros e moradores

Por fim, conversar com porteiros e moradores é o passo final para escolher o imóvel ideal para você. Essas pessoas são profundas conhecedoras do local e estão ali há anos ou décadas, sendo perfeitas para passar informações embasadas para os interessados.

Indague, sobretudo, sobre temas como a segurança. Pergunte como é a movimentação fora do horário comercial e nos finais de semana ou feriados. Esse também é um momento para perceber se você se sente à vontade com o perfil dos habitantes.

E agora, pronto para escolher o imóvel ideal para você? Gostou desse conteúdo? Então compartilhe livremente esse artigo em suas redes sociais!

Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

Deixar comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Share This