Como fazer uma abordagem ao cliente ?

O maior segredo para fazer uma efetiva abordagem ao cliente, receber bons resultados, é acreditar em si, reconhecer o seu cliente além de características e fatores óbvios.

Tendo isso em mente, você consegue garantir a satisfação e boa primeira impressão dele.

 

Abordagem ao cliente – Detalhes diferenciais

Acertar nesse momento pode ser fácil, desde que você adquira a sensibilidade para fazer da maneira certa e necessária.

Ser persistente é um ponto importante, desde que você não ultrapasse os limites se tornando invasivo e impertinente.

Você deve avançar um nível no contato, cada vez que o cliente emite um sinal de permissão. Mantendo um diálogo firme e estratégico.

Deve-se ser suficientemente objetivo. Uma abordagem ao cliente com muitas delongas, pode se tornar exaustiva, e um ponto negativo pra você.

Mais uma vez precisamos estar atentos à jornada do cliente. Do contato online à primeira visita, da pré negociação à pós negociação.

Aplicar as técnicas de home staging na visita com o cliente ao imóvel. Essa é uma excelente aposta, traz ao cliente a sensação de exclusividade e conforto. Elevando sua confiança no momento da negociação.

O seu cliente é alegre, mais fechado, gosta de festas, é caseiro, possui família, animais de estimação ou mora sozinho?

Tendo base de pequenos detalhes, você terá percepções importantes. Quais são as possíveis localizações e imóveis em evidência mais adequados para o seu cliente.

Com base nos desejos e dúvidas do cliente, você pode concluir algumas necessidades e criar suposições.

Faça algumas perguntas sutis para assegurar suas impressões. A partir daí, você terá uma quantidade de informações valiosas para começar a traçar os próximos passos.

Até aqui já se torna viável instigar algumas sugestões que considere relevantes.

 

Abordagem ao cliente – Adaptações no atendimento

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Você sabe o que é briefing? Briefing é um documento no qual irá conter todas as informações de um negócio. Ele é a primeira etapa a ser feita antes de qualquer planejamento estratégico.

Embora esse documento seja elaborado com finalidades corporativas de agências para serviços/produtos, B2B (business-to-business). Você pode aplicá-lo exclusivamente para os seus clientes.

Adaptando-o para finalidade de corretor de imóveis. 

Quanto mais você sabe sobre seu cliente em potencial, maiores as chances de fechar negócio com efetividade e total satisfação do cliente.

Transmita e apresente com clareza as informações no momento de fechar as negociações. Mostre os detalhes que podem fazer a diferença para o cliente.

Seja persuasivo na abordagem ao cliente, mas seja transparente.

Responda aos questionamentos do cliente com convicção.

Passe uma informação com segurança. Naturalmente você convence seu cliente de que tem o know how sobre seu campo de atuação. Elevando sua credibilidade.

 

 

 

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Juliana Parreiras

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Sobre o autor

Rede Silvinho Ximenes

Baseada no Know how do empresário mineiro Silvinho Ximenes, referência reconhecida no mercado imobiliário nacional dentro de seus 50 anos de profissão, a Rede Silvinho Ximenes® já é reconhecida como uma das mais admiradas redes de imóveis, formada por corretores autônomos, full service do Brasil.

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