Os imóveis de leilão são muito chamativos devido ao preço extremamente baixo que ele apresenta. Não há como negar que esse processo chama a atenção, enchendo a pessoa de esperança de realizar um dos maiores sonhos de sua vida, o da casa própria.

         Mas a questão é… A compra de um imóvel de leilão é segura realmente?

         Muitos especialistas no mercado imobiliário dizem que sim, outros alertam as pessoas para que se afastem desse tipo de transação. Então, para ajudar você a entender se o processo vale a pena ou não, dedicamos uma matéria exclusiva que vai abordar os tópicos positivos e negativos, para que se existe mesmo intenção de aproveitar essas “oportunidades”, você não seja um amador que acabe se metendo em problemas.

         O conselho é que você trate de entender o perigo que esse tipo de atitude representa, o leilão é um procedimento apontado pela lei, e apresenta recursos muito claros, porém existem outras leis que podem entrar em conflito, fazendo com que você venha a perder muito, caso não saiba como lidar com o processo.

Porque um imóvel é levado a ser vendido em um leilão?

         Quando uma pessoa adquire uma casa por meio de um financiamento, ela assina um contrato específico de que todos os pagamentos deverão ser feitos em dia.

         O problema é que na medida que o tempo está passando, a inflação tem ganhado força, as pessoas estão gastando muito mais para atender suas necessidades básicas, e o salário tem estado estagnado, criando uma situação de crise econômica.

         A necessidade é tão grande, que a pessoa acaba ficando sem recursos para pagar as dívidas, e ao atrasar as parcelas acaba perdendo o imóvel para a instituição financeira (O BANCO QUE REALIZOU O FINANCIAMENTO).

         Com o intuito de recuperar o dinheiro investido naquele cliente, o banco toma o imóvel da pessoa, que é levado à leilão em diferentes fases, sendo que a primeira é pelo custo da propriedade avaliada, a segunda é a venda pelo valor da dívida, e a terceira por meio de recursos e lances.

Quais são os principais riscos de comprar um imóvel de leilão?

         Existem vários tipos de riscos que um comprador pode enfrentar, ao decidir adquirir um imóvel de leilão.

O imóvel de leilão pode estar ocupado por inquilinos

         É comum encontrar o local alugado, ou ocupado por pessoas que também contam com contratos de moradia, esse problema gera consequências judiciais e pode levar tempo para ser resolvido. 

O imóvel de leilão pode estar em processo usucapião

         Se o antigo dono não realizou vistorias e permitiu que o imóvel ficasse vazio a ponto de ser invadido por outras pessoas, é possível que você venha a perder o imóvel de leilão que comprou, sendo assim, além de perder dinheiro, poderá também perder o imóvel.

Problemas relacionados à estrutura e condição do local

         É comum os imóveis apresentarem defeitos graves, inclusive em sua estrutura, e deve ser analisado antes da compra, pois se isso for deito depois, é impossível voltar atrás no processo. 

Herdeiros podem reivindicar o imóvel depois que a compra for efetuada

        Normalmente isso não acontece, mas também não está completamente descartado o risco, o banco procura verificar diligentemente a documentação do imóvel tomado, à ponto de evitar qualquer tipo de problema futuro.

         Mas isso não quer dizer que é um caso remoto, pois existiram vários problemas relacionados aos imóveis comprados em leilão, que passaram por processos judiciais devido à solicitação de herdeiros.

         Os quais entraram com processos contra a instituição financeira e o comprador, requerendo o imóvel que era seu por direito.

Qual é o melhor a se fazer?

         A melhor coisa a se fazer é contar com os serviços de um profissional na área, um corretor de imóveis pode resolver todos esses problemas, e ainda certificar-se de que você não perca dinheiro durante o processo de compra.

         Caso preferir, poderá contar com uma rede imobiliária para ajuda-lo no processo, como a REDE SILVINHO XIMENES que conta com centenas de profissionais treinados para realizar esse procedimento sem nenhum tipo de dificuldade.

         Por isso amigos, antes de tomar uma atitude precipitada, dando lances em um imóvel que está muito barato, vocês devem observar atentamente o risco que se submetem.

         Muitos negligenciam o atendimento, suporte e conhecimento de um profissional na área, devido ao apego no valor do comissionamento, mas acabam deixando de lado fatores importantes que podem fazer com que você venha a perder o imóvel, assim como o dinheiro que investiu. 

         A melhor forma de lidar com esses problemas sem ser prejudicado, é designando um profissional de sua confiança, para promover o estudo da matrícula e das documentações do imóvel, fazer a inspeção, a avaliação e todos os passos que são necessários para se certificar que realmente se trata de uma negociação segura.

         Somente assim, você terá liberdade para tomar qualquer tipo de decisão, com a convicção de que está realmente fazendo a coisa certa, ou seja, realizando um investimento alto, em um bem material de qualidade, que vai aumentar seu patrimônio com o passar dos anos, através da sua respectiva valorização. 

         Neste caso, a Rede Silvinho Ximenes é mais indicada porque seus corretores parceiros estão espalhados por todo o país, sendo assim, quanto mais representantes você tiver disponível em seu raio de localização, maiores serão as facilidades que encontrará, quando for tentar fazer uma compra de um imóvel de leilão.

         A rede possui profissionais treinados, que lidam com esses tipos de problemas diariamente, possuindo todas as ferramentas necessárias para a solução deles o mais rápido possível. Mas não adianta querer ir atrás de um profissional, depois que a decisão já estiver tomada, por isso adiante-se o máximo que puder, e procure ajuda o mais rápido possível.

         Entre no site Rede Silvinho Ximenes para mais informações…

 

 

Sobre o autor

Facundo Ferreyra

Deixar comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Share This